LOCALIZADO NA PAMPILHOSA DA SERRA, O AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ESCALADA TRANSFORMA OS DESAFIOS DO ISOLAMENTO GEOGRÁFICO EM OPORTUNIDADES EDUCACIONAIS. INTEGRADO NO PROGRAMA TEIP, APOSTA EM PLANOS INOVADORES, TURMAS MISTAS E ENSINO DIVERSIFICADO PARA COMBATER DESIGUALDADES E OFERECER AOS ALUNOS NOVAS PRESPETIVAS DE SUCESSO ACADÉMICO E PROFISSIONAL SEM DEIXAR O CONCELHO.
COMO É QUE O AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ESCALADA CARACTERIZA A SUA COMUNIDADE ESCOLAR, CONSIDERANDO O FACTO DE SER ABRANGIDA PELO PROGRAMA TEIP?
O Agrupamento de Escolas Escalada, Pampilhosa da Serra, único agrupamento no concelho, integra, desde 2009, o Programa Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP), atualmente no TEIP4. Este programa visa “promover ações que favoreçam a igualdade de oportunidades no acesso ao ensino e a melhoria do sucesso educativo dos alunos, em especial em territórios marcados por fragilidades demográficas ou socio-económicas”.
A escola sede localiza-se na vila de Pampilhosa da Serra, a cerca de 80 km de Coimbra e 73 km de Castelo Branco, com principais vias rodoviárias a EN-112 e a EN-344. O isolamento geográfico e o cariz rural do concelho, o segundo maior do distrito de Coimbra, influenciam profundamente a vida do Agrupamento, pois as distâncias a percorrer condicionam as atividades.
O Agrupamento é constituído por dois estabelecimentos: a Escola Básica e Secundária de Pampilhosa da Serra, sede, com Educação Pré-Escolar, 1.o, 2.o e 3.o Ciclos, Ensino Secundário e Cursos Profissionais, e a Escola Básica D. Eurico Dias Nogueira, para o 1.o Ciclo, a 35 km da sede. Desde 2022/2023, funcionam três Cursos Profissionais: Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos (2022/2025), Técnico de Desporto (2023/2026) e Técnico de Desporto (2024/2027).
QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS OBJETIVOS PEDAGÓGICOS DO PROJETO DE TURMAS MISTAS QUE INTEGRAM ALUNOS DO PROFISSIONAL NO REGULAR?
Os Planos de Inovação implementados visam colmatar uma lacuna na oferta educativa do concelho, proporcionando aprendizagens diversificadas de acordo com os interesses dos alunos e permitindo o prosseguimento de estudos ou a inserção no mercado de trabalho.
Os alunos dos Cursos Profissionais integram turmas dos Cursos Científico- Humanísticos, e os docentes adotam estratégias pedagógicas ativas e inovadoras, incluindo articulação interdisciplinar e assessorias, para garantir o sucesso escolar. Assim, os discentes sentem-se valorizados e integrados. Caso optem por realizar Exames Nacionais, estão a ser preparados como os colegas do Científico- Humanístico.
QUE IMPACTO TEVE O PROJETO NO DESEMPENHO ACADÉMICO E NA MOTIVAÇÃO DOS ESTUDANTES DESDE A SUA IMPLEMENTAÇÃO?
Com os Planos de Inovação, o Agrupamento conseguiu aumentar o número de alunos no Ensino Secundário. Alguns estudantes que saíram para outras escolas regressaram, pois agora têm a oferta formativa desejada sem deixar o concelho. A proximidade entre alunos, docentes e não docentes é uma mais-valia, permitindo um acompanhamento mais individualizado, que resulta no sucesso escolar e na possibilidade de ingresso no ensino superior ou mercado de trabalho.
DE QUE FORMA O AGRUPAMENTO AVALIA A SUSTENTABILIDADE DESTE MODELO INOVADOR A LONGO PRAZO?
Atendendo aos resultados obtidos dos discentes que integram os Planos de Inovação até ao momento, ao grau de satisfação dos docentes, dos alunos e dos Encarregados de Educação, a continuação da implementação deste modelo inovador faz todo o sentido, uma vez que, sem sair do concelho, os discentes poderão frequentar o Agrupamento, em que lhes será proporcionada uma formação e aprendizagens diversificadas, de acordo com os seus interesses.
QUAIS SÃO OS MAIORES DESAFIOS ENFRENTADOS PELO AGRUPAMENTO PARA ATENDER ÀS NECESSIDADES DOS JOVENS QUE DESEJAM PERMANECER NO CONCELHO?
Os alunos querem concluir o Ensino Secundário no Agrupamento, frequentando uma área/curso do seu interesse. Para corresponder às expectativas, são auscultados pelo Gabinete de Apoio à Família e ao Aluno (GAAF) e Serviço de Psicologia e Orientação (SPO). O apoio do Município é essencial para superar dificuldades. Contudo, o corpo docente é instável devido à localização interior e à baixa natalidade, embora as turmas do Ensino Secundário sejam as mais numerosas atualmente.