Chez Sónia – “TRADIÇÃO, INOVAÇÃO E UM PRÉMIO DE EXCELÊNCIA NA GASTRONOMIA”

A SUA PAIXÃO PELA CULINÁRIA SURGIU POR NECESSIDADE E TRANSFORMOU-SE NUMA CARREIRA DE SUCESSO. PODE PARTILHAR CONNOSCO COMO FOI ESSA JORNADA E QUAIS FORAM OS MOMENTOS MAIS MARCANTES?

Sim é verdade, foi por necessidade, mas rapidamente se transformou numa verdadeira paixão. Foi um caminho desafiante, mas cheio de descobertas e aprendizagens que me trouxeram até onde estou hoje. Um dos momentos mais marcantes foi quando percebi que cozinhar não era apenas uma obrigação, mas uma forma de expressão e conexão com os outros. Isso levou-me a aprofundar conhecimentos, a testar receitas e a desenvolver um estilo próprio.

Mais recentemente, ter sido distinguida pela Escolha do Consumidor na categoria de Private Chef como Quality Award 2025 foi o reconhecimento de anos de dedicação. São conquistas que validam o meu percurso e me motivam a continuar a inovar e a elevar a gastronomia açoriana.

A CHEZ SÓNIA OFERECE UMA AMPLA VARIEDADE DE SERVIÇOS, DESDE WORKSHOPS E SHOWCOOKINGS ATÉ O PAPEL DE PRIVATE CHEF. DE QUE FORMA CONSEGUE GARANTIR QUALIDADE E INOVAÇÃO EM TODAS ESTAS ÁREAS?

Nos nossos serviços, a qualidade e a inovação são princípios fundamentais em tudo o que fazemos. Para garantir que cada experiência é única e memorável, foco-me em três pilares essenciais: produtos de excelência, personalização e criatividade. Fazemos sempre uma seleção criteriosa de ingredientes (produtos frescos, locais e sazonais). Tentamos também ter sempre inovação, pois a gastronomia está sempre em evolução.

SENDO GASTRÓNOMA DA CONFRARIA DOS GASTRÓNOMOS DOS AÇORES E TENDO UMA RUBRICA DE CULINÁRIA NA RTP AÇORES, DE QUE FORMA PROCURA PROMOVER A GASTRONOMIA AÇORIANA?

Promover a gastronomia açoriana é uma missão que levo muito a sério, tanto enquanto Confrade da Confraria dos Gastrónomos dos Açores como através da minha rubrica “Cozinha em Casa” na RTP Açores.

Na Confraria, tenho a oportunidade de defender e divulgar a autenticidade da cozinha açoriana, participando em eventos e iniciativas que destacam os nossos ingredientes únicos, como o ananás dos Açores, os laticínios, os peixes e mariscos frescos, e os nossos vinhos. Já na rubrica “Cozinha em Casa”, que foi recentemente homenageada e está nomeada para os The Taste Awards em várias categorias (os óscares da gastronomia e lifestyle), procuro tornar a gastronomia açoriana acessível a todos, com receitas muito simples e sempre na maioria com produtos locais, com um toque moderno e prático, mostrando como os produtos locais podem ser incorporados no dia a dia de forma simples e deliciosa. Acredito que a melhor forma de promover a nossa gastronomia é partilhá-la com o mundo, seja através de eventos, da televisão ou do meu serviço de Private Chef, onde crio experiências gastronómicas que fazem jus ao que de melhor os Açores têm para oferecer.

A SUA ABORDAGEM É DESCRITA COMO UMA “COZINHA SIMPLES, PRÁTICA, ECONÓMICA E CHEIA DE SABOR”. COMO É QUE DESENVOLVE NOVAS RECEITAS QUE SE ALINHAM COM ESTA FILOSOFIA?

Acredito que uma boa refeição não precisa de ser complicada nem dispendiosa para ser deliciosa. E se eu consigo fazer, toda a gente consegue fazer! Para desenvolver novas receitas dentro deste conceito, sigo três princípios essenciais: Ingredientes locais e acessíveis; procuro opções versáteis e económicas, que possam ser utilizadas em várias receitas, reduzindo desperdício. Depois tento utilizar técnicas fáceis e eficientes; o objetivo é que qualquer pessoa consiga reproduzi-las em casa, independentemente da sua experiência na cozinha. Por último, combino os sabores de forma equilibrada.

O QUE SIGNIFICA SER GALARDOADA COM O PRÉMIO QUALITY AWARD 2025?

É um enorme motivo de orgulho e um reconhecimento do compromisso que coloco em cada experiência gastronómica que crio. Este prémio valida o trabalho que tenho desenvolvido, reforçando a minha missão de proporcionar um serviço de excelência no setor da gastronomia e do conceito de Private Chef. Mais do que um prémio pessoal, vejo esta distinção como um reflexo da confiança dos clientes e do impacto positivo que a minha abordagem tem tido. A qualidade não se resume apenas aos pratos que sirvo, mas a toda a experiência – desde a seleção criteriosa dos ingredientes até ao cuidado com cada detalhe do serviço. Este prémio motiva-me a continuar a inovar e a elevar a gastronomia açoriana, levando o melhor dos Açores a quem procura uma experiência autêntica e memorável.

QUAIS SÃO OS PRÓXIMOS PASSOS PARA A CHEZ SÓNIA APÓS ESSA DISTINÇÃO?

Acreditamos que o segredo é a alma do negócio, e por isso, os próximos projetos estão bem guardados… no segredo dos deuses! No entanto, uma coisa é certa: vamos continuar a ser genuínos, fiéis a nós próprios e a fazer o que de melhor sabemos – cozinhar para os outros.

Sem dúvida que esta distinção é um incentivo para continuar a inovar, a elevar a experiência de Private Chef e a levar a gastronomia açoriana ainda mais longe, mas vamos continuar a ter um compromisso com a qualidade, o sabor e a autenticidade mantém-se inalterável, e quem nos acompanha pode esperar sempre algo especial. O futuro reserva novidades – mas, como sempre, tudo a seu tempo!