COM FOCO NA MELHORIA CONTÍNUA E NA SEGURANÇA DO PACIENTE, A OLYMPUS MEDICAL PRODUCTS PORTUGAL AFIRMA-SE COMO UM PILAR NA TRANSFORMAÇÃO DA TECNOLOGIA MÉDICA, SEMPRE ALINHADA COM ELEVADOS PADRÕES GLOBAIS. NESTA EDIÇÃO REUNIMOS DIFERENTES DEPARTAMENTOS DA EMPRESA PARA FICARMOS A CONHECER DE QUE FORMA A INOVAÇÃO, A QUALIDADE E A SUSTENTABILIDADE ESTÃO NO CENTRO DAS OPERAÇÕES.
QUAL É O PAPEL DA OMPP NO AVANÇO DA TECNOLOGIA MÉDICA A NÍVEL GLOBAL?
Na Olympus Medical Products Portugal vemos o nosso papel de Serviço ao Cliente como catalisador de inovação no setor da tecnologia médica, ligando talento, foco no paciente e impacto global. Cada produto que desenvolvemos, cada solução que oferecemos, é guiada pelo nosso propósito de melhorar a vida das pessoas, quer sejam pacientes ou profissionais de saúde. Mas não se trata apenas de criar tecnologia – trata-se de repensar como a saúde é entregue e de garantir que cada avanço tecnológico responde a necessidades reais, com simplicidade e precisão.
Dentro desta linha, o nosso compromisso em Portugal é utilizar a enorme quantidade de conhecimento que retiramos de cada equipamento Olympus intervencionado, como sejam forma de uso, desgaste, recorrências… e partilhar com os nossos colegas de R&D em Tóquio, para melhorarmos a próxima geração de equipamentos médicos.
Ao mesmo tempo, acredito que a inovação acontece verdadeiramente quando as equipas se apaixonam pelo que fazem. É por isso que investimos tanto em cultivar um ambiente de diversidade de pensamento, onde as pessoas possam desafiar o status quo, testar e errar. É assim que contribuímos, todos os dias, para redefinir a tecnologia médica do futuro.
DE QUE FORMA O DEPARTAMENTO DE QUALIDADE DA OLYMPUS MEDE E ASSEGURA A CONSISTÊNCIA E A SEGURANÇA DOS DISPOSITIVOS MÉDICOS AOS QUAIS PROVIDENCIA UM SERVIÇO DE REPARAÇÃO?
O departamento de Qualidade desempenha um papel vital em garantir a segurança e a confiança nos dispositivos médicos a que damos assistência. Ao cumprirmos rigorosos requisitos regulamentares e padrões ISO, mantemos um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) robusto que orienta cada etapa do nosso trabalho. Desde documentação detalhada e software validado até ao uso de fornecedores aprovados, não deixamos nenhum detalhe ao acaso.
A nossa equipa recebe formação contínua e atualizações regulares, garantindo precisão e cuidado em tudo o que fazemos. Acima de tudo, mantemos um compromisso inabalável com a integridade, colocando os pacientes no centro de todas as decisões. Na Olympus e, consequentemente, na OMPP, os pacientes e a sua segurança são, de facto, a nossa prioridade. No passado mês de outubro, reforçamos este compromisso com workshops para todos os colegas, promovendo o trabalho em equipa e um foco partilhado na Segurança do Paciente e na Qualidade. Juntos, estamos a moldar uma cultura que coloca os pacientes no centro da nossa missão.
QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS INDICADORES DE QUALIDADE UTILIZADOS PELA OLYMPUS PARA GARANTIR QUE OS PRODUTOS ATENDEM AOS PADRÕES GLOBAIS E ÀS EXIGÊNCIAS DO SETOR MÉDICO?
Para reforçar a Política Global de Qualidade da Olympus e o compromisso com a melhoria contínua, realizamos reuniões periódicas com o objetivo de rever o sistema de qualidade da empresa. Estas reuniões focam-se em partilhar os resultados mensais de desempenho, permitindo-nos monitorizar objetivos previamente definidos e, se necessário, alinhar planos e definir ações a tomar caso sejam identificados problemas. Os principais indicadores de qualidade utilizados no SGQ da Olympus incluem ações corretivas e preventivas (CAPA), não conformidades (NC), auditorias, gestão de reclamações, qualidade dos fornecedores e formação, garantindo que os nossos produtos cumprem os padrões internacionais e os requisitos regulamentares do setor médico.
DEZEMBRO 2024
EXECUTIVE MANAGING DIRECTOR
JOAQUIM SILVA NUNES
QUALIDADE
EDUARDO GONÇALVES
DE AUDITORIAS INTERNAS E EXTERNAS SÃO
QUE TIPOS
REALIZADAS PARA MONITORIZAR A QUALIDADE DOS PROCESSOS E DOS PRODUTOS?
O compromisso com a melhoria contínua impulsiona o nosso foco diário, assente numa mentalidade “Audit-Ready Every Day”. Esta abordagem garante que a excelência operacional faz parte da nossa rotina, tornando as auditorias um processo contínuo e não uma atividade que requer preparação especial. Na Olympus, realizamos vários tipos de auditorias, incluindo auditorias internas e externas de sistemas alinhadas, com as normas ISO 13485:2016 para dispositivos médicos, auditorias de produtos acabados, auditorias 5S, avaliações de qualidade, auditorias de trabalho e revisões técnicas internas. Cada auditoria desempenha um papel fundamental na manutenção dos elevados padrões que definem as nossas operações.
AO LONGO DOS ÚLTIMOS ANOS, QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS MELHORIAS E INICIATIVAS QUE A OMPP TEM IMPLEMENTADO NOS SEUS PROCESSOS DE QUALIDADE?
A Olympus é uma empresa dinâmica com um forte foco na qualidade, garantindo que esta permaneça no centro do nosso negócio, das nossas operações diárias e do nosso objetivo global “Making people’s lives healthier, safer and more fulfilling”. Nos últimos anos, a OMPP tem implementado diversas iniciativas importantes para melhorar os seus processos de qualidade e reforçar o seu compromisso com a excelência. Um marco importante foi a obtenção da certificação individual ISO 13485:2016 para dispositivos médicos. Esta certificação reflete que os nossos SGQ para reparação de dispositivos médicos cumprem todos os requisitos regulamentares. Como maior centro de reparação Olympus da região EMEA, esta conquista representa um passo decisivo em frente. A mudança para uma instalação moderna permite processos mais eficientes, soluções técnicas avançadas e tempos de entrega mais rápidos, estabelecendo padrões elevados para os nossos serviços de reparação. Embora a obtenção da certificação seja uma conquista que nos orgulha, a sua manutenção através de inovação e melhoria contínua continua a ser a nossa verdadeira medida de sucesso, impulsionando a qualidade em tudo o que fazemos. Outra iniciativa importante é o Projeto Lean Document Control, um programa desenvolvido para melhorar os padrões e a uniformidade da documentação, garantindo processos mais transparentes. Esta iniciativa centra-se na otimização e padronização dos processos atuais, na melhoria da acessibilidade e organização e na reestruturação do mapa de processos internos. Ao elevar os padrões de trabalho e ao promover uma melhor organização, este projeto apoia operações simplificadas e leva a uma maior eficiência em todos os níveis da organização. Em conjunto, estes avanços demonstram o compromisso inabalável da OMPP com a qualidade, inovação e melhoria contínua.
QUE INICIATIVAS ESTÃO A IMPLEMENTAR PARA REDUZIR O IMPACTO AMBIENTAL DAS OPERAÇÕES DA OMPP, PROMOVENDO UMA PRODUÇÃO MAIS SUSTENTÁVEL?
A Olympus tem como objetivo global alcançar a neutralidade das emissões de gases com efeito de estufa nos nossos centros de operações até 2031. Em linha com os objetivos ambientais e sociais da empresa, o planeamento e a construção das novas instalações teve por base elevados padrões ambientais e sociais, priorizando a garantia de uma operação sustentável da atividade. A OMPP utiliza energia solar, gerada por painéis solares térmicos e fotovoltaicos, para alimentar diretamente as instalações com recursos renováveis.
Criou estações de carregamento de veículos elétricos e possui um sistema de tratamento de águas residuais. Estamos focados em reduzir o impacto ambiental nos recursos necessários para o desenvolvimento da nossa atividade: materiais, energia e água, bem como na minimização de resíduos. Durante o ano de 2023, trabalhámos para a consolidação do Sistema de Gestão Ambiental, que certificamos pela ISO 14001, em março de 2024. Foi um marco muito importante e essencial para afirmarmos o nosso compromisso com a sustentabilidade.
Promovemos a sustentabilidade através de formação e atividades organizadas pelos nossos embaixadores ambientais, a OMPP Green. Estas incluem campanhas de sensibilização, plantação de árvores e recolha de resíduos.
DE QUE FORMA ESTÃO A TRABALHAR PARA MELHORAR A EFICIÊNCIA ENERGÉTICA E A REDUZIR O CONSUMO DE RECURSOS NATURAIS DENTRO DA EMPRESA?
Estamos focados em melhorar a eficiência energética, otimizando os nossos sistemas de energia renovável para reduzir a dependência de fontes externas. A utilização de sistemas eficientes de iluminação e climatização é também crucial para reduzir o consumo de energia. Os nossos sistemas de monitorização ajudam-nos a identificar oportunidades de poupança e a melhorar a eficiência dos processos. Para reforçar ainda estas práticas, temos uma auditoria energética agendada para o início do próximo ano, a fim de consolidar e otimizar as nossas estratégias.
Para a conservação da água, planeamos começar a utilizar águas residuais tratadas para rega, garantindo uma utilização mais eficiente deste recurso vital. Ao mesmo tempo, estamos a desenvolver projetos a nível local e a promover iniciativas globais sobre gestão sustentável de recursos e redução de resíduos. Também incentivamos os colaboradores a adotar boas práticas, como desligar equipamento fora do horário de trabalho e minimizar o consumo desnecessário.
Através da melhoria contínua, monitorizamos o desempenho utilizando métricas específicas em áreas como a eficiência energética, a utilização de água e a gestão de resíduos. Estas métricas ajudam-nos a avaliar o nosso progresso e a identificar oportunidades para uma maior sustentabilidade.
QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS DESAFIOS QUE A EMPRESA ENFRENTA NA IMPLEMENTAÇÃO DE PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS?
Na Olympus, a nossa principal prioridade é a segurança dos pacientes. Continuamos fortemente empenhados em abordar a questão do impacto ambiental e da poluição, e também temos de equilibrar os possíveis efeitos ecológicos das tecnologias e procedimentos médicos com os seus benefícios. Trata-se de um grande desafio, mas que esperamos ultrapassar com os nossos esforços contínuos de inovação, não só no desenvolvimento de novas tecnologias, mas também na melhoria dos nossos processos de serviço e reciclagem dos produtos utilizados atualmente. A especificidade da nossa atividade também apresenta desafios, particularmente na gestão de recursos e resíduos. Não é fácil encontrar soluções adequadas para a reutilização e gestão sustentável de materiais, bem como para a redução de resíduos, especialmente considerando os requisitos regulamentares que incluem resíduos perigosos devido a riscos biológicos ou químicos.
O envolvimento e compromisso de todos os colaboradores é fundamental para promover e manter uma cultura de sustentabilidade dentro da empresa. Em 2024, a União Europeia adotou a “Diretiva de Cadeia de Abastecimento”, que exige que as empresas se comprometam a cumprir determinados padrões ambientais e de direitos humanos nas suas cadeias de valor. Por isso, estamos a alinharmo-nos com os nossos parceiros e fornecedores, pedindo-lhes que partilhem os valores de sustentabilidade descritos acima. Este é um processo contínuo que requer esforços de colaboração e ajustes.
QUE MEDIDAS DE SEGURANÇA TÊM PARA LIDAR COM RESÍDUOS PERIGOSOS OU ESPECÍFICOS DE MATERIAIS MÉDICOS?
Adotamos um conjunto de medidas rigorosas para garantir a segurança dos nossos colaboradores, estabelecendo processos internos e, consequentemente, cumprimos os requisitos legais de saúde, segurança e ambientais, com o objetivo de minimizar os riscos e o impacto. Por exemplo, durante as reparações de equipamentos médicos, tratamos todos os equipamentos como potencialmente contaminados e gerimos os resíduos perigosos, incluindo resíduos biológicos e químicos. A área de CDS (Cleaning Disinfection & Sterilization), onde se procede à limpeza e desinfeção inicial, é uma zona de risco biológico restrito, com protocolos de segurança e requisitos de EPI ́s (Equipamentos de Proteção Individual) rigorosos. Identificamos e armazenamos corretamente os resíduos perigosos em contentores. Os colaboradores recebem formação sobre o manuseamento seguro de resíduos e, por fim mas não menos importante, trabalhamos com operadores licenciados para garantir o cumprimento das normas legais e ambientais ao longo de toda a cadeia de valor.
EXISTEM PROGRAMAS DE CONSCIENCIALIZAÇÃO AMBIENTAL E DE SEGURANÇA DIRECIONADOS AOS COLABORADORES? SE SIM, QUAIS SÃO OS TEMAS ABORDADOS?
A sensibilização para questões ambientais e de segurança começa no processo de Onboarding, onde todos os colaboradores, estagiários e contratados externos recebem formação sobre os perigos no local de trabalho, prevenção de riscos, práticas ambientais e gestão de emergências. Isto alinha-se com as nossas políticas internas, a Filosofia da Empresa e o Código de Conduta.
Para promover a aprendizagem contínua e o desenvolvimento pessoal, bem como a saúde mental, os colaboradores têm acesso a recursos como o LinkedIn Learning e o Programa EAP (Employee Assistance Program), proporcionando oportunidades para adquirir novas competências e aceder a apoio para desafios pessoais e profissionais, para além das iniciativas locais da OMPP Green que sensibilizam e apelam a hábitos mais ecológicos entre os colaboradores.
RECENTEMENTE, QUE INOVAÇÕES INTRODUZIRAM NA VOSSA PANÓPLIA DE SOLUÇÕES PARA MELHORAR A EEXPERIÊNCIA DO CLIENTE E SEGURANÇA DO PACIENTE?
A segurança do paciente nasce desde que é pensado o equipamento em R&D , em Tokyo até que fica disponivel para o cliente. Recentemente, para garantir um ambiente adequado na manutenção dos nossos produtos, monitorizamos a temperatura e humidade ambiente em todas as áreas de reparação. Este controlo é essencial para garantir a qualidade dos processos e a segurança dos produtos, respondendo às exigências de um ambiente técnico de alta precisão.
Para além disso, implementamos recentemente um sistema de monitorização de utilização de bancadas técnicas através de uma solução Andon, que combina o tradicional semáforo de estados, instalado no topo das bancadas, com um sistema em cloud. Esta inovação permite monitorizar, em tempo real, o estado de funcionamento dos equipamentos, aumentando a eficiência operacional e consequentemente otimizando a experiência do cliente.
Adicionalmente, implementámos um sistema de monitorização de temperatura e ambiente em cloud, que permite acompanhar, em tempo real, as condições operacionais dos parâmetros técnicos em equipamentos como fornos, sistemas de frio e câmaras climáticas. Este sistema assegura que, durante
a utilização, não ocorrem desvios que possam comprometer a qualidade do produto final.
M TERMOS DE SUSTENTABILIDADE, DE QUE FORMA O DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CONTRIBUI PARA O DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS MAIS ECOLÓGICOS E COM MENOR IMPACTO AMBIENTAL?
Estamos empenhados numa abordagem responsável e sustentável à nossa utilização de recursos, tecnologia e no desenvolvimento de soluções de produtos para os nossos clientes. Ao mesmo tempo, como empresa líder em tecnologia médica, a segurança dos doentes é a nossa principal prioridade e a seleção de materiais para utilização no fabrico é sempre informada pelo nosso objetivo de alcançar o melhor resultado possível para o diagnóstico e tratamento.
Estamos a adotar práticas sustentáveis no âmbito da reparação de endoscópios, alinhadas com os nossos objetivos de redução do impacto ambiental. Por exemplo, monitorizamos o consumo energético dos nossos equipamentos técnicos, o que nos permite identificar oportunidades de melhoria na eficiência energética e reduzir o desperdício de recursos.
Além disso, o nosso sistema de gestão de energia possibilita o planeamento do arranque dos equipamentos, garantindo que estão operacionais apenas quando necessário, bem como o corte automático de energia durante períodos não laborais. Estas práticas evitam gastos desnecessários de energia, contribuindo para uma operação mais eficiente. Adicionalmente, implementámos um sistema inovador de tratamento de águas utilizado no reprocessamento de endoscópios. Este sistema, de duas fases – oxidação e tratamento biológico aeróbico –, torna as águas saturadas de formaldeído, detergentes e bactérias inócuas, para o consumo. A água tratada é posteriormente utilizada para rega das áreas verdes, promovendo uma gestão mais sustentável deste recurso.Estamos também a implementar o uso de pincéis de silicone reutilizáveis (com grande volume de utilização no nosso processo), em substituição dos convencionais descartáveis. Esta mudança permite reduzir significativamente a geração de resíduos associados ao descarte diário, promovendo uma solução mais ecológica e sustentável, sem comprometer a qualidade do processo.
COMO É QUE O DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ABORDA A QUESTÃO DA SEGURANÇA DOS PRODUTOS MÉDICOS DURANTE O DESENVOLVIMENTO E PRODUÇÃO?
A segurança dos produtos médicos é uma prioridade absoluta no nosso trabalho, e a área de reparação de endoscópios médicos desempenha um papel central na sua garantia. Cada equipamento que chega às nossas instalações passa por protocolos rigorosos de controlo de qualidade em todas as fases do processo de reparação. Estes protocolos não só garantem que os dispositivos estão em condições ideais para serem devolvidos ao cliente, como também fornecem dados críticos sobre falhas, dificuldades de reparação e padrões de desgaste.
A análise detalhada dessas informações permite-nos identificar áreas de melhoria e desenvolver soluções que aumentam a segurança e a fiabilidade dos equipamentos. Essa informação é partilhada com as equipas de desenvolvimento de produto, criando uma colaboração estreita e contínua. Este fluxo de dados permite que o conhecimento adquirido no terreno seja integrado diretamente no design de futuras gerações de dispositivos médicos. Por exemplo, podemos recomendar alterações no design para facilitar a manutenção ou reforçar componentes que apresentam maior propensão a falhas, melhorando a durabilidade e a segurança a longo prazo. Adicionalmente, o nosso compromisso com a segurança dos produtos médicos também passa pela utilização de ferramentas avançadas de monitorização e rastreabilidade. Cada etapa do processo de reparação é documentada detalhadamente, permitindo-nos rastrear o histórico completo do dispositivo e garantir que todos os componentes substituídos e processos aplicados estão em conformidade com os mais elevados padrões de qualidade e regulamentação.
QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS DESAFIOS ENCONTRADOS NA INOVAÇÃO DE TECNOLOGIAS MÉDICAS NA OMPP E COMO É QUE O DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA PROCURA SUPERÁ-LOS?
O nosso principal objetivo estratégico para o futuro é reduzir significativamente o tempo de reparação dos endoscópios, oferecendo aos nossos clientes uma reparação “stress-free” que assegure a disponibilidade dos equipamentos no menor tempo possível. Para atingir esta meta, estamos a investir na automatização de processos, de modo a agilizar o diagnóstico e o fluxo de reparação, permitindo uma análise mais rápida das avarias e reduzindo o tempo necessário para cada etapa. Além disso, acreditamos que uma equipa técnica bem preparada é essencial para garantir reparações mais eficientes e precisas. Por isso, promovemos uma formação contínua e robusta, com programas de desenvolvimento e sessões de partilha de conhecimento interno, assegurando que as nossas equipas estão sempre atualizadas e preparadas para os desafios. Estamos também a integrar sistemas avançados de monitorização, que nos permitem recolher dados em tempo real sobre as condições de operação e o estado dos equipamentos. Esta informação é vital para antecipar possíveis falhas e otimizar a manutenção preventiva, o que, por sua vez, reduz a necessidade de intervenções inesperadas e contribui para uma operação mais eficiente.
Com estas iniciativas, estamos confiantes de que podemos proporcionar aos nossos clientes um serviço de suporte que não só é rápido, mas também livre de preocupações, assegurando a máxima disponibilidade dos equipamentos no menor tempo possível.