Arrábida Pool – UMA JORNADA DE SUCESSO NO SETOR DAS PISCINAS

SEDIADA EM AZEITÃO, A ARRÁBIDA POOL TRANSFORMOU OS DESAFIOS DA PANDEMIA EM OPORTUNIDADES DE CRESCIMENTO, TORNANDO-SE UMA REFERÊNCIA NO MERCADO DAS PISCINAS. OS SÓCIOS-FUNDADORES, BRUNO ATALAIA E PATRÍCIA CUSTÓDIO, REVELAM COMO A EMPRESA CRESCEU AO ADAPTAR-SE AOS DESAFIOS DO MERCADO E SUBLINHAM A IMPORTÂNCIA DE OFERECER UMA EXPERIÊNCIA ÚNICA AOS CLIENTES ATRAVÉS DE UM SERVIÇO DE QUALIDADE.

CONTE-NOS UM POUCO SOBRE O SEU TRAJETO ATÉ FUNDAR A ARRÁBIDA POOL.

Apesar da minha base de formação ser Engenharia civil, eu não trabalhava diretamente na área da construção civil, trabalhava no mundo do comércio, numa multinacional. Já a Patrícia sempre esteve ligada à área da construção Civil e Arquitectura, mas em nichos de mercado que em nada tinham a ver com piscinas. Após sair da multinacional, comecei a trabalhar no sector da construção de piscinas, que seria o mais próximo da minha área de formação. Adquir experiência e competências, e percebi se tratar de um sector bastante primário e com um longo caminho a percorrer no que diz respeito a inovação e tecnologia.

Assim, a 10 de fevereiro de 2020, criamos a Arrábida Pool, e sempre tivemos por base criar uma empresa diferenciadora. Em plena pandemia, percebemos que o Covid deu um boost muito grande à nossa empresa. Enquanto quase todas as empresas fecharam, nós investimos em marketing digital, pois muitas pessoas ficaram em casa, em layoff, não iam de férias porque estava tudo encerrado e passavam mais tempo na sua habitação, ou seja, investiam o dinheiro das férias de outra forma, como por exemplo em jardins ou piscinas, naquilo que seria a zona de lazer do exterior da casa. Isso ajudou a impulsionar o primeiro ano da empresa e aquilo que inicialmente poderia ser uma contrariedade, ajudou a alavancar todo o negócio.

De uma forma muito direta ao consumidor conseguimos chegar ao público que desejávamos e o nosso primeiro alvo foi a classe média.
A pandemia, em termos de negócio, foi importante para nós e ajudou-nos a progredir. As pessoas começaram a valorizar muito mais a habitação.

A partir daí, o trabalho nunca mais parou. Mudamos o nosso target de cliente. Não deixamos de fazer o cliente de classe média, mas fomos encaixando outras tipologias de clientes, que nos permitem executar obras com características únicas e desafiantes.

COMO FAZEM A PRIMEIRA ABORDAGEM PARA PERCEBEREM AQUILO QUE O CLIENTE PRETENDE?

Quando o pedido chega até nós, regra geral, o cliente já tem uma ideia daquilo que pretende. Já conseguimos, através dessa ideia base, ajudar o cliente, sugerir, dar a nossa opinião mas sempre dentro daquilo que é o sonho do mesmo. A nossa função não é destruir sonhos mas sim agarrar um sonho e adaptá-lo à realidade, porque isso é muito importante para o que se idealiza. Quando temos esta informação e até começarmos a fase de dar cotação ou visitar o espaço onde se vai desenvolver a obra, tentamos recolher informação do cliente, e perceber o que é o seu dia a dia, o que pretende através da realização obra, para que todo o processo de orçamentação e desenvolvimento de projeto seja o mais fidedigno possível. A base de todas as nossas obras é o projeto de arquitetura da piscina e envolvente, executado e direcionado ao cliente e sempre com a sua aprovação, sem ele não iniciamos a obra. Este procedimento é feito com todo o tipo de clientes, pois é importante terem uma noção daquilo que vai ser construído antes de se iniciar o que quer que seja.

Existe a fase de acompanhamento, de orçamentação e quando temos a adjudicação de obra por parte do cliente, aí sim, entramos numa fase de desenvolvimento do projeto de arquitetura que foi apresentado inicialmente e começamos a escolha de materiais e preparação de obra. Toda a escolha de materiais é feita com o cliente e é sempre enquadrado ao espaço existente. Defendemos que a obra da piscina que vai ser executada numa habitação com arquitetura tradicional ou moderna deve ficar enquadrada no espaço. Após terminarmos a obra devemos ter um enquadramento e estar tudo em harmonia.

A partir do momento em que temos este processo todo finalizado, fazemos a marcação das datas de obra de forma rigorosa, e assim, conseguimos ter uma obra a decorrer sem percalços, um cliente satisfeito que sabe o que vai encontrar e o que vai acontecer ao longo da obra e um avançar de obra muito mais fluído.

PARTICIPAM EM FEIRAS DO SETOR?

Participamos nas feiras internacionais da especialidade em Léon e Barcelona para estarmos na vanguarda daquilo que estamos a vender e a oferecer ao cliente. Se houver algo em que possamos investir para sermos um pouco melhores, nós fazemo-lo. E, por isso, fazemos desenvolvimento de alguns produtos de uma marca bastante conhecida no mercado.

COMO GARANTEM A QUALIDADE E EFICÁCIA EM TODAS AS ETAPAS DO SERVIÇO?

Após entrarmos no ramo, começamos a ver o mundo das piscinas de uma outra forma, o tratamento premium do cliente é o nosso ponto de partida e é com base nisso, que tentamos junto dos nossos fornecedores melhorar e evoluir o que já existe ou até mesmos criar novos produtos, logo por aí já somos realmente diferenciadores. E esta é a nossa base para todas as obras, independentemente do tipo de clientes ou obra, de forma a sermos eficazes e eficientes. Exemplo disso é a utilização de domótica na piscina, que é integrável no resto da casa e que para grande parte dos utilizadores ao dia de hoje, já é normal a sua utilização, através por exemplo da abertura do portão da garagem, estores, iluminação, etc… com o telemóvel. Nós transportamos a domótica para o mercado das piscinas de uma forma diferente daquilo que já existe. O cliente consegue controlar a iluminação da piscina, a cor da iluminação, a filtração, os horários da mesma, mas para nós, todo este controlo remoto é uma ferramenta essencial, pois em todas as piscinas que construímos, aplicamos uma sonda que tem três particularidades interessantes: faz a leitura das parametragens da água com muita precisão (temperatura, pH e higienização), não precisa de energia elétrica e não precisa de conectividade wi-fi. Desta forma conseguimos a partir do telemóvel, e através da aplicação da sonda, selecionar o cliente e ver o estado da água da sua piscina e a partir daí tirar conclusões, sem termos que nos deslocar ao local. Esta verificação das parametragens da água, juntamente com o controlo remoto da piscina através da domótica, veio mudar completamente a nossa forma de estar no mercado. Desde de cedo procuramos um atendimento ao cliente que fosse diferente da típica chamada telefónica por parte do mesmo a solicitar ajuda ou manutenção para a sua piscina.

Trabalhamos de uma forma totalmente diferente: quando um parâmetro desajusta, enviamos um WhatsApp ao cliente ou fazemos uma chamada telefónica para informar que faltam consumíveis na piscina ou algo não se encontra a funcionar corretamente. O cliente não paga nada por este serviço mensalmente, é apenas uma questão de qualidade e fidelização do mesmo sem nenhum custo associado. Assim, sabemos que vamos vender consumíveis e acima de tudo vender satisfação, e esse é o nosso objetivo.

QUAIS SÃO OS PLANOS FUTUROS DA ARRÁBIDA POOL?

Temos uma capacidade de resposta que anda, em média, das 24h às 48h.
Damos prioridade à assistência aos nossos clientes e tentamos sempre acrescentar qualidade àquilo que já foi executado anteriormente.

O nosso objetivo é continuar a ter uma opinião positiva do nosso cliente e continuar a ter muitas obras de recomendação. Menos é mais, e pretendemos num curto espaço de tempo fazer menos obras, mas continuar a manter ou até mesmo aumentar o padrão de qualidade, continuar a manter o cliente satisfeito e continuar a dar respostas.