Diagrama – INOVAÇÃO ESTRATÉGICA PARA EMPRESAS COMPETITIVAS


A DIAGRAMA NASCEU DA NECESSIDADE DE IMPULSIONAR A INOVAÇÃO E A MELHORIA ESTRATÉGICA NAS EMPRESAS PORTUGUESAS, ATRAVÉS DA OFERTA DE SERVIÇOS QUE INCLUEM A OTIMIZAÇÃO DE PROCESSOS E A GESTÃO DE PROJETOS. MIGUEL PINHEIRO, CEO DA DIAGRAMA – ENGENHARIA DE GESTÃO, CONVERSOU CONNOSCO SOBRE A DIGITALIZAÇÃO E ANÁLISE DE DADOS, PARA AJUDAR NEGÓCIOS A SEREM MAIS EFICIENTES E SUSTENTÁVEIS, DESTACANDO-SE NUM MERCADO EM CONSTANTE EVOLUÇÃO.

COMO SURGIU A DIAGRAMA E QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS SERVIÇOS QUE OFERECEM PARA AJUDAR AS EMPRESAS A OTIMIZAR PROCESSOS E A ALCANÇAR RESULTADOS ESTRATÉGICOS?

A Diagrama surgiu em resposta ao constrangimento sentido no ambiente empresarial português, tendo como visão ser um dos impulsionadores de inovação e melhoria estratégica no país. Temos como objetivo a melhoria do funcionamento das empresas, sendo que no âmbito da melhoria contínua, prevalecem a eficiência e praticabilidade. Este é um dos nossos principais serviços, a otimização de processos. Num mundo em constante evolução e em que a competição é feroz, nem sempre a resposta para obter maior quota de mercado/aumentar a sustentabilidade económica do negócio é a mais óbvia. Métodos que há duas décadas eram viáveis, como redução de preço de venda ou a redução do custo de mão de obra, devido à realidade atual, em que as margens de lucro são cada vez mais reduzidas, tornaram-se obsoletos em prol de outros métodos como a digitalização e a servitização em tempo real.

Também oferecemos serviços no âmbito de gestão de projetos, desde o seu estado embrionário em que é apurado o âmbito até à sua fase de implementação e teste.

A DIAGRAMA OFERECE SERVIÇOS EM ÁREAS COMO PLANEAMENTO ESTRATÉGICO E ANÁLISE DE DADOS. EXPLIQUE-NOS EM QUE CONSISTEM ESSAS FERRAMENTAS E DE QUE FORMA SE DESTACAM NUM MERCADO COMPETITIVO E EM CONSTANTE MUDANÇA?

O planeamento estratégico é o rumo de uma empresa neste oceano que é a economia atual. Saber como e por onde devemos navegar é essencial, pelo que no ato de estipular o rumo, não só temos de ser fluidos como a água que navegamos, mas também aproveitar as oportunidades dadas pelo mercado. Aqui é onde entra a análise de dados. Informação é poder, e não só é fundamental saber como aplicar essa informação, como é essencial saber decifrar essa informação. A análise científica de dados permite-nos formular questões que vão para além do problema aparente ou superficial. Metodologias como os Cinco Porquês, Diagrama de causa-efeito, ferramentas como gráficos de controlo permitem apurar uma realidade que poderá estar escondida sob problemas que sobressaem à primeira vista.

NUMA ERA EM QUE A SUSTENTABILIDADE É PRIORIDADE, DE QUE MANEIRA A ENGENHARIA DE GESTÃO PODE CONTRIBUIR PARA AJUDAR AS EMPRESAS A TORNAREM-SE MAIS SUSTENTÁVEIS E EFICIENTES?

Em primeiro lugar, devemos definir o tipo de sustentabilidade de que falamos. A engenharia de gestão irá principalmente incidir sob a sustentabilidade económica, permitindo o desenvolvimento de vantagens competitivas sustentáveis a longo prazo. Não obstante, existe também o âmbito de sustentabilidade ecológica, sendo que a engenharia de gestão permitirá às empresas aproximarem-se desta “utopia” ecológica através da digitalização, otimização de rotas, otimização de recursos na produção, etc.

O QUE PLANEIAM CONQUISTAR NOS PRÓXIMOS ANOS? QUAIS SÃO OS OBJETIVOS FUTUROS?

Nos próximos anos temos como principal objetivo estabelecer-nos como um pilar da inovação e do desenvolvimento sustentável do tecido empresarial, inicialmente o nacional e posteriormente internacional. Sem dúvida a nossa maior conquista será conseguir criar uma mudança, ainda que pequena, na economia que permita um futuro mais avançado tanto a nível tecnológico como social.