Fisconthabilidade – A nossa missão é tornar o mundo financeiro mais simples

NESTA ENTREVISTA, O CEO HÉLDER SILVA DESTACA O PAPEL FUNDAMENTAL DA FISCONTHABILIDADE NA DESMISTIFICAÇÃO DO MUNDO DA CONTABILIDADE E GUIA-NOS NA SUA JORNADA PARA O SUCESSO FINANCEIRO.

COMO FOI O SEU PERCURSO ATÉ CHEGAR À FISCONTHABILIDADE?
Eu terminei a minha formação em Contabilidade e Fiscalidade no ISCAL, em 2011. Estive sete anos a trabalhar numa empresa de contabilidade, mas, em 2017, comecei a dar serviços de contabilidade a empresas pequenas e amigos, em part- time. Passados dois anos, decidi avançar por conta própria totalmente. As coisas foram evoluindo até que, em 2020, constitui a empresa Fisconthabilidade.
O QUE A DIFERENCIA NUM MERCADO TÃO SATURADO?
Na Fisconthabilidade, trabalho com empresários de microempresas que têm menos experiência em gestão. Ao ver essa dificuldade, decidi oferecer, para além da contabilidade, serviços de apoio à gestão e administração. Ao definir as necessidades do cliente, oferecemos três planos de serviços dos quais o cliente pode escolher. O primeiro oferece apenas serviços de contabilidade, recursos humanos e fiscalidade, ao segundo acrescenta-se o apoio à gestão e o terceiro oferece apoio administrativo. Temos serviços unitários com todos os valores já definidos para que o cliente saiba, desde o primeiro dia, o preço de todos os serviços que oferecemos. No início, pode optar apenas por um, mas ao longo do nosso trabalho pode mudar ou adicionar mais serviços.
Trabalhamos, também, com trabalhadores independentes ou qualquer outro cliente individual, dando apoio nas alterações no contrato sociedade, relatórios de gestão, licenças, registos de marca ou consultorias de literacia financeiras.
COMO É QUE A SUA CAPACIDADE DE RESPOSTA FOI IMPACTADA PELO CRESCIMENTO DO DIGITAL?
O digital permitiu chegarmos a mais clientes. O serviço tem a mesma qualidade e os procedimentos são idênticos, só não estamos pessoalmente com o cliente. A maior vantagem é a documentação estar toda acessível através de programas de contabilidade. A ideia é crescer ainda mais digitalmente no próximo ano para termos todos os clientes no digital com acesso à plataforma.
O QUE ESTÁ RESERVADO PARA O FUTURO DA FISCONTHABILIDADE?
Queremos investir cada vez mais no ensino. Não queremos ter apenas uma equipa que faz, mas, também, que ensina a fazer. Para além de consultorias financeiras e mentoria de finanças pessoais, queremos avançar no ensino de finanças empresarias sobre gestão de empresas e empreendedorismo e, mais para a frente, ter uma formação para novos contabilistas de gestão de gabinetes de contabilidade.
A literacia financeira é, sem dúvida, uma aposta para os próximos anos. Acredito que é a área do futuro. Todos nós estamos em constante evolução e quanto mais evoluirmos, mais podemos ensinar os outros a fazê-lo.