COM RAÍZES QUE REMONTAM AOS ANOS 80, A FRUTORRA NASCEU DA VISÃO DE UM AVÔ EMPREENDEDOR E, AO LONGO DOS ANOS, TORNOU-SE UMA REFERÊNCIA NACIONAL NO MERCADO DE FRUTOS SECOS. HOJE, SOB A GESTÃO DA TERCEIRA GERAÇÃO DA FAMÍLIA, A EMPRESA COMBINA TRADIÇÃO E INOVAÇÃO E ENFRENTA OS DESAFIOS DE UM MERCADO EM CONSTANTE TRANSFORMAÇÃO.
QUAL A MOTIVAÇÃO INICIAL PARA A CRIAÇÃO DA FRUTORRA? PODEM CONTAR-NOS UM POUCO DA HISTÓRIA?
Tudo começou nos anos 80. Numa das idas constantes ao Algarve, João Pimenta, avô do atual Gerente João Fernandes, teve a ideia de começar a levar para o centro do país amendoim com casca.
No início, mandava torrar este fruto seco em pastelarias e mais tarde começou a fazê- lo na sua própria fábrica. Com a evolução do próprio país e a procura por produtos diversificados, a Frutorra começou igualmente a crescer. A procura pela experiência e saber-fazer da Frutorra foi tão acentuada que a fábrica se mudou para uma estrutura maior, mais capaz de dar resposta às expectativas dos seus clientes.
QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS PRODUTOS OFERECIDOS PELA FRUTORRA E DE QUE FORMA GARANTEM A QUALIDADE E A SUSTENTABILIDADE DESSES PRODUTOS?
Todos os dias passam pela nossa fábrica milhares de frutos secos, oriundos dos melhores produtores nacionais e internacionais, e que posteriormente são selecionados pelas mãos hábeis e experientes dos nossos colaboradores. Desde sempre que a Frutorra se preocupa com a qualidade dos seus produtos, sendo certificados com HACCP e IFS, para dar resposta às mais avançadas exigências na certificação alimentar. No nosso Laboratório de Qualidade é feito um controlo rigoroso a todos os produtos.
QUAIS SÃO OS MAIS RECENTES LANÇAMENTOS DA FRUTORRA?
As últimas novidades incluem os mixes América e África, que combinam frutos secos e snacks crocantes, com aromas intensos, para um segmento mais indulgente. Têm sido a sensação deste início de verão, que pede algo mais crocante e saboroso.
Outro dos nossos últimos lançamentos são as Castanhas cozidas sem pele, prontas a consumir e sem conservantes ou açúcares adicionados, como um snack que se quer mais saudável, sem comprometer o sabor dos verdadeiros apreciadores de castanhas, que agora podem apreciá-las durante todo o ano.
ATUALMENTE, QUAIS SÃO OS MAIORES DESAFIOS QUE ENFRENTAM, TANTO EM TERMOS DE PRODUÇÃO COMO DE DISTRIBUIÇÃO NO MERCADO NACIONAL E INTERNACIONAL?
O Frutorra está apostada em continuar a desenvolver o nosso mercado nacional, numa categoria que continua a crescer ano após ano. Principalmente a nível de distribuição numérica, sentimos que há um importante trabalho a desenvolver, o qual será o foco da nossa equipa.
Além disso, estamos atentos aos custos crescentes, especialmente relacionados com o ambiente geopolítico que vivemos, e que afetam a logística, as matérias-primas e naturalmente têm um impacto significativo na nossa atividade, em que muitos dos produtos que transformamos têm origens internacionais diversas.
QUE PROJETOS FUTUROS TÊM ENTRE MÃOS? PRETENDEM EXPANDIR O PORTFÓLIO OU ENTRAR EM NOVOS MERCADOS NOS PRÓXIMOS ANOS?
A estratégia está assente em identificar as oportunidades e segmentos de consumidores, garantindo relevância e aceitação no mercado português.
Temos a construção de uma nova unidade fabril prevista para o próximo ano e também teremos novidades na marca no início do ano, que a seu tempo divulgaremos. Mais que tudo, somos uma empresa com ADN nacional, que tem vindo a conquistar a sua posição no mercado como especialista em Frutos Secos, com a ambição de potenciar o reconhecimento da marca pelo consumidor em geral.