Inovação e sustentabilidade são dois dos pilares estratégicos da Haleon

 

A Haleon tem como propósito “entregar melhor saúde no dia a dia, com humanidade”. A empresa conta com um portefólio alargado de marcas conhecidas e acarinhadas pelos consumidores. Numa entrevista concedida pela Diretora Geral da Haleon em Portugal, à revista Qualidade & Inovação, um dos temas destacados por Mariana Real Carvalho foi o Sensodyne Nourish, eleito produto do ano 2023.

 

Como nasceu a história da Haleon em Portugal?
A Haleon nasceu em 18 de julho de 2022, sendo listada como empresa independente nas bolsas de valores de Londres e Nova York. Este é o resultado de uma série de investimentos bem sucedidos e mudanças estratégicas e da combinação de três empresas de saúde do consumidor (GSK, Novartis e Pfizer) ao longo da última década.

Somos uma nova empresa, com um novo nome, mas somos velhos conhecidos dos nossos consumidores, farmacêuticos e profissionais de saúde e existimos com um propósito único de entregar melhor saúde no dia a dia com humanidade.

Quais são as marcas que fazem parte desta empresa focada na saúde quotidiana?
A Haleon possui um portefólio alargado de marcas e está bem posicionada para desempenhar um papel fundamental na vida das pessoas, ajudando-as a satisfazer as suas necessidades quotidianas de cuidados de saúde.

As nossas marcas são na sua maioria líderes nas categorias onde operam, desde saúde oral, saúde respiratória, vitaminas, minerais e suplementos e dor. São marcas construídas com base na ciência, na inovação e na profunda compreensão humana e contam com a confiança de milhões de consumidores em todo o mundo.

Em Portugal, integramos algumas das marcas mais reconhecidas e amadas pelos consumidores, como Centrum, Voltaren, Sensodyne, Corega, Vibrocil, Parodontax, entre outras.

O Sensodyne Nourish foi eleito produto do ano 2023. O que simboliza a conquista deste prémio? E que características inovadoras apresenta este produto?
Sermos eleitos produto do ano é o reconhecimento e o culminar de uma jornada incrível que teve início em 2022, quando a Sensodyne decidiu apostar no lançamento de uma linha de pastas dentífricas que cuida do presente e do futuro.

Sensodyne Nourish é um produto inovador, um produto com embalagens recicláveis, vegan e com óleos naturais e minerais bioativos, que conquistou o coração dos nossos consumidores.

Em 2023, a família Sensodyne Nourish cresceu e agora possui também a escova de dentes moderna e concebida para reduzir o impacto ambiental.

Para além da responsabilidade social, que princípios fazem parte do desenvolvimento sustentável das marcas?
Sermos cada vez mais sustentáveis e inovarmos com sustentabilidade é um objetivo claro da Haleon e parte da nossa estratégia.

Através das nossas ações e do trabalho com organizações que pensam da mesma forma, pretendemos tornar a saúde quotidiana mais inclusiva, sustentável e alcançável. Queremos reduzir o impacto ambiental das nossas operações, evoluir e incorporar bons padrões na nossa cadeia de abastecimento, combater as emissões de carbono, tornar as nossas embalagens mais sustentáveis, fornecer ingredientes confiáveis de forma sustentável e integrar a gestão da água e a circularidade dos resíduos.

Na sua opinião, considera que a população portuguesa tem vindo a ter uma preocupação crescente com a saúde oral?
Hoje em dia encontramos consumidores cada vez mais informados, que procuram soluções para as suas necessidades em geral e para os temas ligados à saúde. Há um maior foco na prevenção e autocuidado também no que respeita à saúde oral, onde assistimos a um aumento da procura de produtos com fins mais terapêuticos, por exemplo.

A título de exemplo, sabemos que em Portugal, quase seis milhões de pessoas sofrem de sensibilidade dentária* e, no entanto, menos de metade toma medidas para minimizar esta condição e não utiliza um dentífrico específico para cuidar da sensibilidade dentária. Neste sentido, no caso da sensibilidade dentária, a Haleon com a marca Sensodyne tem a missão de informar e educar a população sobre a importância do uso de uma pasta de dentes específica para tratar esta condição e melhorar a saúde oral dos portugueses.

O futuro da Haleon trará, certamente, novos produtos diferenciadores para o mercado. Pode desvendar quais serão as próximas apostas?
Na Haleon combinamos décadas de profundo conhecimento humano e científico onde a inovação é crítica e um pilar estratégico para nos ajudar a entregar o nosso propósito.

Este ano já introduzimos no mercado algumas novidades, como Centrum Beleza e Colagénio, Centrum Força e Movimento, o novo Vibrocil Actilong com um formato mais ergonómico e fácil de utilizar; e em saúde oral, entre outras, a nova pasta Sensodyne Sensibilidade & Gengivas Esmalte.

Em 2024, continuaremos a surpreender os nossos consumidores com mais novidades!