Shootz – NÃO DESISTIR DOS SONHOS: O CAMINHO PARA O SUCESSO

CAROLE FERNANDES, CEO DA SHOOTZ PRO, MÉDICA DENTISTA E TÉCNICA DE PRÓTESE DENTÁRIA NA CORUS SORRISO, PARTILHA O SEU PERCURSO E OS DESAFIOS EM CRIAR A PRIMEIRA LOJA ONLINE DE FOTOGRAFIA PARA MEDICINA DENTÁRIA. COM SOLUÇÕES PRÁTICAS E INOVADORAS, A SHOOTZ PRO DESTACA-SE NO MERCADO PORTUGUÊS PELA SUA CULTURA EMPRESARIAL CRI- ATIVA, DINÂMICA E INCLUSIVA.

QUAL É A HISTÓRIA E A VISÃO DA SHOOTZ PRO, ENQUANTO EMPRESA DO SETOR DA MEDICINA DENTÁRIA?

A Shootz Pro começou como todas as start-ups começam: com uma ideia e uma vontade enorme de fazer algo diferente. Começou com a minha própria necessidade de encontrar soluções práticas para fotografar casos clínicos. Precisava de potenciar as redes sociais do laboratório de prótese dentária onde trabalhava na altura mas não queria fazer o investimento avultado em equipamento fotográfico profissional. Procurei e encontrei exatamente aquilo que precisava: iluminação e lentes para fotografar com o telemóvel. Encontrei apenas uma loja online localizada num país nórdico e, para minha surpresa, mesmo com uma Medicina Dentária tão evoluída em Portugal, constatei que não existia uma única loja dedicada a este nicho (fotografia para Medicina Dentária) no nosso país. Foi aí que, num misto de irreverência e sem saber muito bem como iria fazê-lo, decidi criar a Shootz: a primeira loja online de fotografia para Medicina Dentária.

Desde esse dia até hoje, os desafios foram sendo superados, sempre numa ótica de pensar “fora da caixa”, de irreverência, de trazer mais soluções práticas aos nossos clientes para que estes consigam dedicar o seu tempo e o seu foco a cuidar melhor dos seus pacientes, sem se preocuparem com equipamentos complexos e dispendiosos.

Queremos ser a referência da fotografia na Medicina Dentária em Portugal e, quem sabe, abrir as portas para o mercado estrangeiro.

QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS DESAFIOS QUE ENFRENTA ENQUANTO EMPREENDEDORA, ESPECIALMENTE NA ÁREA DE MEDICINA DENTÁRIA? DE QUE FORMA TEM TRABALHADO PARA SUPERAR ESSES DESAFIOS?

Acredito que o principal desafio seja o equilíbrio entre vida pessoal e profissional. A vida de um profissional de saúde exige uma grande dedicação, dentro e fora do espaço de trabalho. Há muito estudo e treino fora de horas e, para ser boa profissional e conquistar uma posição, há muita dedicação e tempo pessoal despendido. Não existem caminhos fáceis. Neste momento, eu concilio dois projetos. Um como CEO da Shootz Pro e outro como Técnica de Prótese Dentária enquanto ceramista na empresa Corus Sorriso. Ambos exigem uma gestão e organização muito grandes da minha parte mas tudo se consegue. Acabo por aproveitar ao máximo todos os dias da semana para trabalhar nos dois projetos, tentando sempre despender de tempo de qualidade com a minha família e amigos. Por vezes não é fácil e agradeço imenso ter o seu apoio na minha jornada empreendedora que, uma vez ou outra, acaba por me fazer definir prioridades.

COMO A CRIATIVIDADE É INCENTIVADA DENTRO DA CULTURA EMPRESARIAL? DE QUE FORMA A DIVERSIDADE DE PERSPETIVAS, INCLUINDO A VOZ FEMININA, CONTRIBUI PARA A INOVAÇÃO DA EMPRESA?

Hoje em dia, nas áreas da Medicina Dentária e da Prótese Dentária, os números falam por si. Temos uma percentagem de mulheres profissionais muito superior à dos homens, o que faz com que as equipas sejam maioritariamente constituídas pelo sexo feminino. Existem várias empresas de sucesso nesta área, demonstrando que estas equipas maioritariamente femininas são também capazes de contribuir para o crescimento corporativo. Mas, independentemente do sexo, é a cultura empresarial criativa, inovadora e dinâmica que coloca a empresa um passo à frente. E equipas alinhadas com o propósito empresarial determinam esse sucesso.

NA QUALIDADE DE CEO OF SHOOTZ PRO, COMO ABORDA A IGUALDADE DE GÉNERO E A DIVERSIDADE NUM AMBIENTE EMPREENDEDOR?

Acredito plenamente que é uma mais-valia. Diferentes pessoas com diferentes mentes acabam por criar sinergias, fazendo com que o resultado final seja mais positivo. Imagino um mundo em que não é o sexo, o fator definitivo para as diferentes pessoas ocuparem diferentes cargos e são sim, os seus valores e competências que definem as suas posições no meio empreendedor. Numa ótica mais interna, acabo por avaliar os meus colaboradores e parceiros pela maneira que têm de acrescentar valor à Shootz Pro e não pelo sexo. Gosto imenso de trabalhar com mulheres empreendedoras e acabo também por me inspirar, buscando forças para seguir neste meio tão competitivo.

NA SUA ÓTICA, QUAIS SÃO OS FATORES DETERMINANTES PARA QUE O EMPREENDEDORISMO FEMININO SE DESENVOLVA NO MUNDO ATUAL?

Penso que não é certo não fazer uma interpretação distinta entre homens e mulheres. A sua génese não é igual e no seu desenvolvimento biológico, ambos cumpriram desígnios distintos. Desta maneira, creio ser importante perceber que dentro das vantagens ou desvantagens de ser homem ou mulher, o importante é que os valores se alinhem com o crescimento da sociedade, e que o empreendedorismo prevaleça num mundo cada vez mais sensacionalista. Só desta forma, conseguimos assegurar um maior desenvolvimento do tecido socio-económico, tendo sempre em mente, que tanto os homens como as mulheres são capazes de realizar grandes feitos. Deixo também uma palavra para todas as mulheres, que, mesmo sendo o meio empreendedor, um meio maioritariamente masculino, não devem desistir dos seus sonhos e objetivos, e que aí sim, está o verdadeiro caminho para o sucesso.