A Lectriclab é uma marca que chegou ao mercado nacional em 2019 para atuar no setor da micromobilidade, enquanto operador logístico. Ricardo Pereira, CEO da Lectriclab, realça, nesta entrevista, o valor da micromobilidade e a mais-valia da mesma para a diminuição da pegada ecológica.
Como surgiu a Lectriclab?
A Lectriclab é uma marca que foi criada através da Madrugadalegre, uma empresa fundada em fevereiro de 2019, cuja sede é em Grândola apesar da empresa não operar lá.
O ano em que foi fundada a Madrugadalegre coincide com o ano em que surgiu a micromobilidade em Portugal e, uma vez que era algo novo, não existiam operadores para fazer a logística das trotinetes na rua, nomeadamente a arrumação, reposição e manutenção destas. Assim, tomámos a iniciativa de abrir uma empresa para colmatar essa necessidade. Conseguimos de imediato um contrato com um dos principais operadores de micromobilidade em Portugal na altura, a Voi, uma empresa Sueca com a qual trabalhámos até ao final de 2019, altura em que, por razões estratégicas, a Voi decidiu sair do mercado nacional.
Fomos também responsáveis pelos serviços de logística e manutenção das trotinetes elétricas da Frog em Lisboa até finais de 2022 e, atualmente, trabalhamos com os dois grandes players do mercado da micromobilidade, a Lime e a Bolt.
Qual o vosso papel para com a micromobilidade?
O nosso papel passa por fazermos toda a logística associada à micromobilidade nas cidades em que operamos, desde carregamento de baterias para as trotinetes e bicicletas, substituição de baterias na rua, manutenção e organização dos veículos na cidade.
Manter a cidade organizada é algo muito importante para que a micromobilidade seja vista como uma solução e não um problema e, por isso, este é um dos grandes focos da nossa empresa. Uma vez que os nossos parceiros também pensam da mesma forma, contamos com equipas focadas 24 sobre 24 horas nas ruas para que consigamos cumprir este objetivo.
Quais são as opções que oferecem para os diferentes mercados?
Para a área empresarial, o nosso foco é dar uma resposta à dificuldade que as empresas sentem quando pretendem substituir as suas frotas a combustão por frotas elétricas. Para isso, temos diversos tipos de viaturas nomeadamente furgões, carros e motas elétricas, Paxsters, entre outras soluções disponíveis para aluguer de curta, média e longa duração.
Adicionalmente, temos o serviço de aluguer de motas, tanto para âmbito pessoal como empresarial, através de motas 100% elétricas com ou sem caixa carga e de um ou dois lugares, com autonomias até 120km. No nosso entendimento este serviço poderá ser uma grande mais-valia para entregas de última milha, nomeadamente serviços de estafetas.
No que diz respeito às áreas de atuação, conseguem dar resposta a nível nacional?
Em termos de operação de micromobilidade estamos presentes em 11 cidades, de norte a sul do país.
Para o aluguer de viaturas ou motas elétricas temos capacidade de resposta em qualquer ponto do país.
Quais são as vantagens competitivas em relação a outras existentes no mercado?
O serviço de mobilidade elétrica tem vários fatores positivos. Em primeiro lugar, a diminuição da pegada ecológica, que cada vez mais é uma preocupação das empresas. Para alcançar este objetivo, as viaturas elétricas são uma excelente solução. Diz-se muito que o elétrico é o futuro mas, na verdade, o elétrico já é o presente. Cada vez mais temos condições para trabalhar com viaturas elétricas em qualquer que seja o ramo. Existem mais postos de carregamento disponíveis na via pública e em termos de custos há uma poupança muito grande: é quase um terço do custo comparativamente a uma viatura a combustão.
Além disso, as manutenções são residuais e muito mais em conta do que a manutenção de um veículo a combustão, e o preço da eletricidade é muito económico se compararmos com os preços dos combustíveis fósseis nos dias de hoje.
Por outro lado, também é relevante mencionar os benefícios fiscais da aquisição de veículos elétricos uma vez que o IVA é 100% dedutível. No entanto, uma viatura elétrica, pela pouca disponibilidade que há, ainda não é acessível a qualquer empresa e nós queremos ajudar as empresas a ter mobilidade elétrica sem terem de fazer as aquisições das viaturas, por isso é que disponibilizamos este serviço. Temos viaturas próprias, temos parcerias com várias marcas e assim conseguimos fazer com que qualquer empresa, sem grande necessidade de investimento, tenha a sua frota 100% elétrica.
Por último, como qualquer serviço de aluguer, temos assistência 24 horas e, no caso de alguma avaria ou acidente, disponibilizamos viatura de substituição.
Que mais atividades podem beneficiar das vossas soluções?
Para além das atividades já mencionadas, o nosso serviço pode ser uma mais-valia para os municípios. Grande parte dos municípios tem um parque automóvel bastante grande e, na maioria, antigo. Por vezes, não têm capacidade para investir num parque automóvel variado e muito menos elétrico. Desta forma, a Lectriclab dispõe de soluções para os municípios, ou seja, viaturas de várias tipologias para aluguer, quer seja a curta, média ou longa duração.
Qual é a vossa estratégia para continuarem a evoluir?
Estamos muito focados na área da micromobilidade, que é o nosso principal negócio, e temos parcerias muito fortes com a Lime e com a Bolt. Neste sentido, queremos continuar a evoluir para mais cidades do nosso país e já temos como objetivo expandir para Espanha.
A nossa estratégia para rent-a-car de mobilidade elétrica é ter mais variedade de viaturas para conseguirmos ter um leque que se adapte a todo o tipo de empresas e negócios.
Já nas motas elétricas ambicionamos poder ter docas de carga disponíveis pelas cidades para o carregamento das nossas motas.
O nosso objetivo principal é estar sempre à procura da inovação e de novos veículos que surjam com novas tecnologias, com maior autonomia, capacidade e qualidade, para que possamos tornar as cidades mais verdes.