Procare Heath “Atreve-te a cuidar(-te)”

A Procare Health é um laboratório farmacêutico focado e especializado na saúde da mulher através de produtos inovadores e naturais que proporcionam qualidade de vida. Miguel Coelho, Country Manager, concedeu-nos esta entrevista em que salienta a importância do Dia da Mulher, de ter uma equipa unida e sublinha o crescimento dos últimos anos.

No dia 8 de março comemora-se o Dia Internacional da Mulher. Na sua opinião, e sendo a Procare Health focada no bem-estar das mulheres, qual a importância de continuarmos a celebrar este dia?
Não sendo um adepto fervoroso da celebração de datas, o facto de haver um dia dedicado à Mulher não pode passar despercebido para a Procare Health, cuja existência se deve à necessidade de desenvolver terapêuticas com um impacto na Saúde Feminina. Este dia foi criado para que se despertassem consciências quanto à ainda existência de diferenças de género na sociedade, com maior evidência nalgumas culturas, mas que no chamado mundo desenvolvido continuam a verificar-se de modo mais ou menos dissimulado.

Ao completarmos dez anos de existência num mundo em que já marcamos presença em mais de 70 países, temos a clara noção da nossa responsabilidade social. Neste contexto iniciámos um plano de comunicação, que denominamos “Dare to Care”, traduzido para “Atreve-te a cuidar(-te)”, que tem na sua essência a forma como nos relacionamos com a mulher, ao nível dos profissionais de saúde, das mulheres e das doentes, sendo que podem ser a mesma pessoa nas diversas vertentes. Assim, falaremos em investigação clínica e terapêutica, falaremos em formas de quebrar tabus sociais e falaremos em educação para a saúde, garantindo que cada mulher saiba lidar com o seu corpo e reconheça a importância de seguir as consultas de Ginecologia como rotina e não quando existam queixas.

Falamos de uma área que está em constante desenvolvimento e mutação. De que forma inovam para proporcionar tratamentos mais seguros às mulheres?
A forma como dirigimos a nossa investigação está diretamente relacionada com as necessidades que, enquanto observadores atentos e especialistas na saúde da mulher, identificamos. Procuramos preencher lacunas terapêuticas, mudar paradigmas de tratamento ou melhorar a eficácia e segurança dos tratamentos existentes.

Deste modo, temos soluções terapêuticas para as diversas fases da vida da mulher, principalmente nos grandes momentos, como são exemplos a decisão de ter um filho, a fase da menopausa ou assegurar o tratamento eficaz de infeções genitais.

Qual o papel de uma equipa coesa numa área tão importante como a saúde feminina?
Ter uma equipa coesa é de crucial relevância em qualquer organização. Não quero cair no lugar-comum de dizer que a nossa prioridade são as pessoas que estão envolvidas no projeto Procare Health. Antes, convido a conhecerem-nos, falarem com cada um dos homens e mulheres que diariamente trabalham para ajudar a construir aquele que é já um parceiro estratégico nos cuidados e saúde femininos. A nossa estratégia depende da individualidade de cada pessoa. Temos objetivos comuns, partilhamos os mesmos valores, mas respeitamos as idiossincrasias de cada colaborador e bebemos dessa singularidade para enriquecer a diversidade da nossa organização. Não entendo uma organização num modelo que não este.

Março é também o mês de aniversário da Procare Health em Portugal. Que balanço fazem deste percurso e que desafios têm para o futuro?
Em cada ano que passa, olhamos sempre para o dia em que começámos e o percurso que fomos fazendo. Depois de chegarmos a Portugal enfrentámos uma pandemia que nos reteve em casa durante muito tempo e nos afetou profundamente. Fomos resilientes, tivemos o apoio incondicional dos nossos headquarters e ultrapassámos esse período sem deixar sequelas. O crescimento que registámos em 2021 e em especial em 2022 é o maior reconhecimento de que estamos a fazer bem o que fazemos.

Sem dúvida que tal não seria possível sem o reconhecimento por parte de profissionais de saúde e doentes da qualidade dos nossos produtos, mas é principalmente à minha equipa que agradeço que cada vitória que alcançamos e que celebramos intensamente.

Que projetos estão reservados para 2023?
Para futuro, continuaremos a alargar o nosso portfólio, abrangendo mais indicações terapêuticas. Por outro lado, continuaremos focados no nosso processo de globalização, disponibilizando as nossas marcas nos diversos continentes. Refiro também a área de investigação, a nível clínico, reforçando os produtos já existentes e alargando as suas indicações terapêuticas. Em relação a investigação científica, a nossa presença nos Estados Unidos permitirá consolidar a parceira que temos para o co-desenvolvimento de novas soluções no cancro do ovário, entre outros projetos que temos em curso.