Águas de Gaia venceu o primeiro lugar do prémio KAIZEN

Parabéns pela conquista do prémio KAIZEN™ na categoria de inovação. Em que consiste o “Projeto H2ON”?
É um projeto de desenvolvimento do potencial de melhoria da empresa centrado na procura contínua da satisfação do cliente, na eliminação de anomalias e na obtenção de ganhos de eficiência que, em última análise, revertem integralmente para os clientes, munícipes de Gaia: melhoria contínua da qualidade de serviço e tarifas mais baixas. Não é possível definir um caminho único para atingir a excelência de gestão de uma empresa de água, aliás de nenhuma empresa ou organização, mas à medida que eliminarmos as ineficiências e o tudo o que é desnecessário ou não acrescenta qualidade ou valor, estamos a aproximar-nos dessa excelência.

É, na essência, a aplicação da metodologia Lean a empresas de água mas, o ponto concreto que esteve na base da atribuição do prémio foi o desenvolvimento de um procedimento personalizado de interação com o cliente, baseado na digitalização de procedimentos, alavancado de forma totalmente inovadora com a instalação de um selo com QRCODE em cada local de consumo, que permite elevar o patamar de relacionamento com cada cliente, permitindo por exemplo estabelecer automaticamente um contacto personalizado imediato sempre que ocorram situações anómalas de consumo ou outras.

O que simboliza para toda a equipa da Águas de Gaia a obtenção deste prémio?
É certamente uma motivação para melhorar ainda mais. A procura da melhoria é um ciclo virtuoso: melhoria atrai mais melhoria, qualidade atrai mais qualidade.

Em que aspetos o desenvolvimento deste projeto galardoado trouxe inovação e agregou valor à empresa?
Uma empresa que faz mais com menos é uma empresa eficiente, que reduz sistematicamente os seus custos de funcionamento e a qualidade de serviço. Uma vez que a Águas de Gaia é uma empresa municipal, que não tem como objetivo o lucro, os ganhos de eficiência e produtividade revertem integralmente para os clientes, designadamente no valor das tarifas, que são os mais baixos possível, compatíveis obviamente com a sustentabilidade económica da empresa.

Já a pensar nos planos para 2024, existem projetos ou iniciativas inovadoras que a Águas de Gaia pretende desenvolver?
Nos anos 90 inovámos nos passadiços, nas praias de Bandeira Azul e na gestão integrada do ciclo urbano da água, em que fomos pioneiros a nível nacional e internacional, estamos a inovar na digitalização e no relacionamento personalizado com o cliente.

Em 2024, dando continuidade à nossa cultura de melhoria contínua, vamos procurar melhorar ainda mais os nossos indicadores de desempenho, vamos ser mais eficientes e vamos certamente surpreender com iniciativas diferentes do que existe, como fizemos em 2022, em que instalámos em Gaia a primeira piscina de água do mar aquecida do país e, tanto quanto sabemos, do mundo, uma realização surpreendentemente simples, que já deu alegria a centenas de milhar de crianças e adultos, que gostam de praia mas não do vento norte e da água fria.