Loacker: A sua boa escolha

A Loacker é uma marca acarinhada pelos consumidores que faz as delícias de qualquer mesa. Conte-nos um pouco a história que levou à criação da Loacker.
A Loacker não é apenas uma marca, mas sim uma história de família que começou em 1925 quando Alfons Loacker abriu a sua primeira confeitaria em Bolzano, Itália. Desde então, o negócio manteve-se sempre na família, passando de geração em geração, mantendo-se fiel aos princípios de qualidade estabelecidos desde a primeira receita. Hoje, já na terceira geração, a Loacker está presente em mais de 100 países e emprega mais de 500 pessoas. É a marca líder em Itália na produção de bolachas wafer e especialidades de chocolate.

Com uma vasta oferta de produtos, quais são os vossos best-sellers?
A gama Loacker Quadratini é a que mais se destaca. Não só porque foi inovadora no formato (pequenos cubos) mas porque cada cubinho tem 75% de recheio cremoso obtido através das melhores matérias-primas. Facto este que resulta num sabor único e distinto.

Para obter bons produtos é imprescindível ter ingredientes de qualidade. Como fazem a seleção da matéria-prima até chegar ao produto final?
O cuidado com a qualidade dos ingredientes é o ADN da marca desde que Alfons Loacker decidiu ser ele mesmo a selecionar cada um de forma a garantir os melhores possíveis para as suas receitas. O cacau utilizado é uma mistura exclusiva vinda do Equador e da Costa do Marfim. As avelãs são da qualidade “Tonda di Giffoni”, a que oferece o melhor sabor. A sua proveniência é da Toscana e de cinco outras regiões e vem não apenas dos cerca de mil hectares de plantação própria como de cerca de 80 produtores locais com acordos de longa duração que permitem o controlo de qualidade e o fair price em qualquer circunstância. As avelãs são tostadas na própria fábrica Loacker e fazem parte de uma receita que é preparada de acordo com a produção diária. Ou seja, a receita é sempre fresca. Além disso, por exemplo, a marca utiliza vagens de baunilha de Bourbon (e não aromas de baunilha), oriunda de Madagáscar, e estas chegam à fábrica e mantêm-se armazenadas em barricas de madeira para conservarem todas as suas características. O leite é 100% alpino e provém de vacas de pastoreio de pequenos produtores (mais de 1000) situados a não mais que 200 km da fábrica para garantir a sua maior frescura. O leite é analisado e transformado também numa instalação fabril da própria Loacker de forma a existir um total controlo do supply chain. Outro segredo é a total ausência de aromas ou corantes artificiais e de quaisquer conservantes, uma política iniciada há muitos anos, antes mesmo de ser algo imediatamente valorizado pelo consumidor.

Não podemos concluir a resposta a esta pergunta sem mencionar uma citação de Armin Loacker (filho do fundador): “Procuramos sempre os melhores ingredientes e só ficamos satisfeitos com as melhores receitas e produtos – tal como todas as pessoas quando preparam algo para os seus amigos“.

A responsabilidade social e a sustentabilidade são dois temas bem presentes na vossa empresa. Que trabalhos diferenciadores têm desenvolvido nestas duas áreas?
Essas são duas áreas que têm recebido uma dedicação cada vez maior por parte da Loacker. Por exemplo, tanto nos países de origem do cacau e da baunilha, a Loacker tem equipas que trabalham em programas de apoio direto às comunidades locais, desde suporte técnico e de formação nas melhores técnicas de agricultura, implementação de programas de formação sobre educação ambiental e consciencialização do desmatamento, programas de formação que atingem mais de 3000 mulheres até à implementação de estruturas locais, saneamento público, locais para cozinhar ou gestão de resíduos. Os acordos de fornecimento são exclusivos de forma a garantir a política de fair price e a qualidade de todo o supply chain.

De ressalvar ainda que o aquecimento dos escritórios Loacker é feito através da recuperação do calor dos fornos para as wafers. Desde 2020, a Loacker reduziu a quantidade de plástico das suas embalagens em 15%, cerca de 120 toneladas por ano. Daqui resulta também a poupança anual de 600 toneladas na emissão de CO2, 20% de energia e 3% de água.

A terminar o ano de 2023, o que está guardado e projetado para 2024?
Para 2024 teremos novidades sim, de novos sabores para a gama permanente e, como sempre, edições especiais sazonais, em segredo por enquanto.