Inovação sustentável na comercialização de produtos cárneos

Como descreve a MEAT HERITAGE ® e como define a visão estratégica da empresa?
Uma empresa que se dedica à comercialização de produtos cárneos, com foco na garantia de origem, na qualidade dos seus produtos e na segurança alimentar. Detentora das marcas Angus Heritage, Prime Meat e 1971. Apostamos no mercado nacional e internacional, apresentando a diferenciação de uma marca detentora de animais certificados por entidades reguladoras. Estamos presentes em todo o ciclo do bovino e o nosso compromisso é garantir ao consumidor a autenticidade e qualidade dos nossos produtos. Somos uma empresa sediada na Marinha Grande, Leiria, e dispomos de toda a infraestrutura necessária para fornecer os melhores produtos aos melhores clientes.
A ambição e visão estratégica é clara: Queremos ser líderes de mercado no segmento de carnes premium.

Qual é o papel da inovação na estratégia da MEAT HERITAGE ®? Como promovem a inovação nos vossos produtos?
Quando falamos de uma “commodity”, como a carne de bovino, encaramos a inovação como um fator essencial para nos diferenciarmos.

Essa inovação é feita desde a forma como criamos os nossos animais no prado, com uma alimentação cuidada, controlada e com preparados de ração 100% naturais desenvolvida por nós. Isso permite-nos ter uma carne de qualidade premium, que trabalhamos mais tarde, através de cortes exclusivos, que potenciam ainda mais a qualidade ímpar das nossas carnes. Comer a nossa carne é uma experiência, nunca pode ser indiferente. Sente-se!

O mercado está em constante alteração. Como se adaptam às mudanças e às necessidades do mercado em que se inserem?
Isso é incontestável e, se durante alguns anos, esses ciclos eram longos e raros, a mudança constante faz hoje parte do negócio. Fazemos, como sempre fizemos nos nossos negócios. Estamos sempre atentos às tendências, tentamos estar sempre à frente e acompanhar a tecnologia, seja investindo em condições de bem-estar animal na criação dos nossos animais, novos equipamentos de embalamento, embalagens mais sustentáveis e até uma política de responsabilidade social para com as nossas pessoas ou as localidades onde operamos.

Enquanto mulher, qual é a sua abordagem pessoal para a liderança? De que forma inspira e motiva a equipa da MEAT HERITAGE ®?
Enquanto mulher, e por feitio, eu sou sempre a parte mais humana e próxima das equipas. Faço questão de manter essa proximidade porque me permite ter uma liderança mais genuína e natural. Sinto que as pessoas facilmente me seguem sem que lhes imponha qualquer autoritarismo. Aqui entre nós, acredito que é uma característica bem comum entre a maioria das mulheres líderes, que aceitam a sua biologia e se permitem continuar a ser femininas, mesmo gerindo grandes empresas. É, com certeza, uma força e uma vantagem. Se inspiro não sei, mas sei que me sinto bem entre a minha equipa, onde estou naturalmente ao seu lado a concretizar o sonho e a fazer as coisas acontecer. Isso dá-me um prazer enorme. Arregaço as mangas da bata, como costumo dizer, e estou ali com todos os colegas até conseguirmos resolver qualquer questão ou desafio.

Quais foram alguns dos maiores desafios que enfrentou enquanto líder e como procurou superar cada desafio?
Dos maiores desafios que já enfrentei foi a venda da empresa Panidor. Só nos apercebemos o quanto estamos umbilicalmente ligados a uma empresa, quando surge uma situação destas. Por muito que tenha sido uma oportunidade e a nossa vontade, não estava verdadeiramente preparada. Como superei? Estou cada dia a superar, a reinventar-me, a dedicar-me às outras empresas, como é o caso da MEAT HERITAGE® e tantas outras ideias que tenho dentro de mim. Ainda tenho muitas coisas para fazer e para explorar. Esse entusiasmo pelo futuro, permite-me todos os dias superar, mesmo os novos pequenos desafios que vão surgindo.

Como vê a MEAT HERITAGE ® nos próximos anos para manter uma posição competitiva?
A MEAT HERITAGE está a ser relançada no mercado, pois nós temos agora mais disponibilidade para nos dedicarmos a este projeto, que não tínhamos até agora. Não temos qualquer dúvida que a MEAT HERITAGE® nunca será só mais um player no mercado. Vai ser uma referência, pois apenas isso nos faz sentido. Temos muito por onde inovar, temos muito para fazer crescer, por isso só posso ver a MEAT HERITAGE nos próximos anos a crescer e a tornar-se cada vez mais relevante no seu segmento.