Cepsa – Garrafas de gás leves conquistam o mercado Português

Presente no negócio do gás em Portugal, desde 2017, a marca ibérica CEPSA tem dado cartas no setor através do reconhecimento das suas garrafas de gás leves. Numa entrevista concedida à Revista Qualidade & Inovação, a equipa salientou a importância do reconhecimento recebido através do Prémio Cinco Estrelas 2024, os padrões de qualidade das garrafas de butano e propano e ainda partilhou a missão do negócio de GPL para a CEPSA em Portugal.

AS GARRAFAS LEVES DA CEPSA VENCERAM O PRÉMIO CINCO ESTRELAS 2024. O QUE SIGNIFICA ESTE RECONHECIMENTO PARA A EMPRESA?
Este é um reconhecimento importantíssimo para a nossa empresa, tendo em conta que a Cepsa apenas está presente no mercado português com as suas garrafas de gás leves desde 2017 e que somos uma marca ibérica. Neste contexto, e no ano em que o maior operador do mercado português lança a sua garrafa de gás leve inteligente com uma campanha de comunicação muito robusta, os consumidores portugueses consideraram as nossas garrafas de gás como as melhores do mercado. É um grande reconhecimento do nosso trabalho.
QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS SOLUÇÕES QUE OFERECEM AOS CLIENTES A PENSAR NA EFICIÊNCIA E NA SUSTENTABILIDADE?
Na Cepsa, estamos comprometidos com a transição energética através da nossa estratégia Positive Motion. Com esta estratégia, estabelecemos o objetivo de ter emissões de CO2 positivas em 2050 e, durante todo este período, propomo-nos acompanhar os nossos clientes neste percurso. O GPL é um produto que consegue uma redução de CO2 em comparação com os combustíveis fósseis tradicionais e é mais limpo do que essas outras alternativas energéticas.
O MERCADO É COMPETITIVO E ESTÁ EM CONSTANTE EVOLUÇÃO. QUE PROJETOS TÊM DESENVOLVIDO PARA ACOMPANHAR A INOVAÇÃO DO SETOR?
No negócio de GPL da Cepsa, tivemos sempre de competir com os operadores dominantes dos mercados em que estamos, tanto em Espanha como em Portugal. Isto fez com que tivéssemos sempre de nos apoiar na inovação diferencial dos nossos produtos e serviços. Um exemplo disso é a nossa garrafa leve. Fomos os primeiros a lançar uma garrafa leve no mercado espanhol, a mesma que mais tarde introduzimos em Portugal, em 2017. Os nossos formatos de reservatórios de granel são também inovadores, assim como os nossos processos comerciais e sistemas com os quais operamos o negócio. Tudo isto permite-nos ter uma abordagem diferenciadora em relação à nossa concorrência.
QUAL É A BASE DO SUCESSO DAS GARRAFAS DE BUTANO E PROPANO DA CEPSA EM PORTUGAL?
Estamos especialmente orgulhosos da solução de garrafa leve que oferecemos no mercado português. É uma garrafa que apesar de ser leve, e, portanto, comparada com outras garrafas premium do mercado, posicionamos a mesma com o preço das tradicionais. Esse diferencial é um benefício que endereçamos diretamente aos nossos clientes, algo que foi precisamente reconhecido por eles com o Prémio Cinco Estrelas que nos concederam.
QUAL É A MISSÃO QUE TEM ACOMPANHADO O NEGÓCIO DO GPL NA CEPSA?
A missão que nos caracteriza no negócio de GPL da Cepsa e que nos acompanha desde sempre é termos orientação para o serviço e o foco nas necessidades dos clientes. Acredito que o nosso principal objetivo é satisfazer as necessidades e expectativas dos clientes, oferecendo um atendimento personalizado e soluções eficazes para cada um deles. Colocar o cliente ao centro é fundamental para o crescimento de um negócio. A capacidade de compreender e satisfazer as necessidades dos clientes tornou-se crucial num ambiente em constante evolução.
Contamos com um indicador muito poderoso que nos permite medir o nível de satisfação dos nossos clientes e a recomendação que fazem dos nossos produtos. Este indicador baseia-se numa metodologia padronizada denominada NPS – Net Promote Score, e é um indicador que nos permite compararmo-nos com outras empresas e setores. Em 2023, o nosso NPS esteve acima dos 58%, o que nos coloca como líderes no setor energético de forma muito destacada.
QUAIS SÃO OS OBJETIVOS DA CEPSA PARA OS PRÓXIMOS ANOS?
Os nossos objetivos baseiam-se em manter os níveis de serviço e qualidade da nossa oferta no mercado para que possamos continuar a crescer no mercado português. Atualmente, já somos o segundo operador por tamanho no mercado ibérico e queremos continuar a crescer em Portugal até nos tornarmos o segundo operador de GLP neste mercado. Já temos, desde 2019, uma rede comercial que cobre todo o território nacional e que está perfeitamente alinhada com a nossa estratégia e cultura de dedicação ao cliente. Esta rede, juntamente com a nossa oferta diferenciada, são a base para o nosso ambicioso plano de crescimento no mercado português.