Situada em Pêro Pinheiro, a Sevenex nasceu em 2006 com o propósito de estabelecer um serviço personalizado enquanto representante e distribuidor de diversas marcas tecnológicas. Conversamos com Rui Neves, CEO da Sevenex, sobre a história da empresa, as soluções que têm para oferecer aos clientes, não esquecendo os planos para o futuro da empresa.
Tendo em conta o seu percurso profissional, como surgiu a oportunidade de criar este projeto?
O meu percurso profissional esteve sempre vocacionado para a área da tecnologia, com experiência na gestão de projetos e envolvido na gestão de infraestruturas. Há 16 anos e com o objetivo e propósito de criar e promover soluções tecnológicas e de distribuição no mercado português fundei a Sevenex. Pouco tempo depois surgem as oportunidades para trabalhar o mercado internacional nomeadamente os PALOP, que também fazia parte do objetivo da criação da Sevenex que começou com a implementação de soluções na área das telecomunicações mas também para representar e distribuir algumas marcas na área da informática. Sem esquecer que durante uns anos, em Portugal, numa altura em que o merchandising tecnológico também teve um impulso substancial, a Sevenex esteve focada nessa área de negócio. Com a alteração do quadro legal de importação deste tipo de soluções, a rentabilidade deste mercado diminuiu e trouxe um aumento de concorrência menos focada no valor.
Há dois anos, também relacionado com novas tendências de mercado e necessidades do consumidor final, a empresa, estrategicamente, criou um posicionamento diferenciador nas soluções de smart home e home security. A tendência passa cada vez mais por aí.
Face às novas tendências de mercado que referiu, quais são as escolhas do consumidor final atualmente?
Nos dias de hoje, o consumidor procura soluções que transmitam alguma segurança e conectividade mais simples, permitindo ao utilizador o controlo à distância dos dispositivos que tem em casa, mas com elevada segurança no acesso.
A Sevenex conseguiu negociar e trazer para Portugal a representação oficial de algumas dessas marcas, algumas delas são referências a nível internacional e fizeram-nos entrar nalguns dos maiores retalhistas especializados, profissionais e nos e-tailers (empresas de venda online).
Qual é o foco da Sevenex e que a faz ter um papel diferenciador junto dos restantes players do mercado?
Diferenciamo-nos sempre com uma postura de não sermos um distribuidor puro. Procuramos fazer um acompanhamento diferenciado junto dos retalhistas e dos nossos parceiros, tentando perceber as suas dificuldades e a forma como o próprio consumidor final procura evoluir. O nosso objetivo é estarmos sempre um passo à frente, pois só dessa forma é que nos conseguimos diferenciar da restante distribuição.
Pode dar alguns exemplos onde as vossas tecnologias estejam a ser aplicadas?
Além das casas de habitação própria e pequenos negócios onde as pessoas pretendem controlar os sistemas de segurança (roubo, incêndio, inundação), bem como controlar todos os dispositivos de conforto e entretenimento, há uma preocupação especial nos dias de hoje, em também visualizar e controlar os seus consumos energéticos e de que forma podemos reduzir. Estas soluções têm especial procura também para as pessoas que têm segundas casas de habitação, e/ou as usam para o turismo como alojamento local ou mesmo para férias e que pretendem ter uma forma de controlar as mesmas.
No mercado já existem várias plataformas e ecossistemas, uns desenvolvidos pelas próprias marcas e outros que são desenvolvidos por entidades internacionais, permitindo a diferentes marcas usufruir de conectividade no mesmo ecossistema. Estamos a trabalhar com o ecossistema TUYA muito desenvolvido para o consumidor final por ser mais “user-friendly”.
Que projetos estão reservados para 2023?
Está a decorrer um processo de internacionalização para alguns dos projetos e marcas que temos. Ainda não posso revelar mas prevemos que 2023 já traga algumas novidades. Apesar disso, a Sevenex pretende continuar a crescer nesta área de negócio e queremos afirmarmo-nos como um distribuidor de referência e com soluções específicas.