Swappie – Desde 2016 a revolucionar o mercado de iphones recondicionados

Com um controlo rigoroso de qualidade e uma abordagem centrada no cliente, a Swappie lidera o mercado europeu de smartphones recondicionados, enquanto abraça uma visão ecológica consciente e inovadora para o futuro. Nesta entrevista, Luísa Vasconcelos e Sousa, Country Manager da Swappie, revela como a empresa está a transformar o mercado de iPhones recondicionados. Desde 2016, a marca destaca-se pela qualidade dos seus produtos e pela sua missão em promover práticas sustentáveis.

DESCREVA, NUMA VISÃO GERAL, A SWAPPIE E A MISSÃO QUE TEM COMO EMPRESA.
A Swappie é um de compra e venda de iPhones recondicionados com a missão de desmistificar o mercado de equipamentos recondicionados e eliminar as barreiras geradas pelas dúvidas dos consumidores. Nascemos em 2016, pelas mãos de Sami Marttinen e Jiri Heinonen e, desde então, temos desempenhado um papel fundamental na mudança de hábitos de consumo de equipamentos tecnológicos, com o intuito de promover práticas mais sustentáveis e contribuindo para a economia circular. Atualmente, continuamos focados em proporcionar uma ótima experiência na compra de iPhones recondicionados e orgulhamo-nos de liderar o mercado europeu e ser uma das principais scaleups tecnológicas no setor orientada para fins específicos, nomeadamente na área ambiental.
QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS VANTAGENS QUE OFERECEM AOS CLIENTES EM COMPARAÇÃO COM OUTROS PLAYERS DO MERCADO?
Desde a nossa fundação que o nosso produto prima pela qualidade, sempre, reforçando como um telemóvel recondicionado é tão boa opção como um novo, mas com menor impacto no ambiente (e na carteira dos consumidores). Este compromisso tem as suas raízes na experiência pessoal de um dos nossos fundadores, que, após uma má experiência na compra de um telefone recondicionado online, identificou a falta de experiências de compra segura para os consumidores, tendo assim inspirado a criação da Swappie.
Num mundo em que as transações online são parte integrante do quotidiano, reconhecemos a importância de garantir a segurança daqueles que escolhem e confiam na Swappie para comprar os seus aparelhos. De acordo com os dados mais recentes do Barómetro e-Commerce, realizado pela Marktest, constatou-se que o número total de compradores digitais em Portugal atingiu 62,1%, representando um aumento em relação aos 60,9% registados em 2022.
Contrariamente ao que se possa pensar, os smartphones recondicionados oferecem a mesma qualidade que os novos. A garantia de qualidade é assegurada por meio de um processo de recondicionamento exaustivo e rigoroso antes de chegar ao consumidor. Assim, a segurança, fiabilidade e confiança são das nossas maiores prioridades. Comprar um iPhone recondicionado Swappie significa ter uma experiência segura e um produto de qualidade, enquanto se contribui para um mundo mais sustentável.
COMO A SWAPPIE GARANTE A QUALIDADE E A SEGURANÇA DOS TELEMÓVEIS RECONDICIONADOS QUE VENDE?
Há um controlo rigoroso de toda a cadeia de valor, com três centros próprios especializados na reparação ao nível da motherboard. Este processo é fundamental para garantir a qualidade dos aparelhos, uma vez que todos os iPhones passam por um recondicionamento exaustivo composto por 52 passos rigorosos, que MARÇO 2024 recorrem a alta tecnologia e especialistas nos centros de recondicionamento na Europa, tornando o serviço ainda mais confiável e robusto. Além da limpeza do dispositivo, efetuamos verificações rigorosas na bateria e em todos os componentes de hardware. Em resumo, temos um controlo abrangente da cadeia de abastecimento, algo de que nos orgulhamos, pois atuamos de ponta a ponta. Também contamos com uma equipa de profissionais especializados encarregados de conduzir todo o processo de recondicionamento e uma garantia de 24 meses sobre os nossos telemóveis. Este cuidado extra não apenas reforça a qualidade do serviço prestado, como também contribui para a confiança dos consumidores na escolha de recondicionados, reforçando a Swappie como uma opção que fornece dispositivos eletrónicos de qualidade, a preços acessíveis, ao mesmo tempo que promove um impacto positivo no ambiente.
EM QUE MEDIDA ESTÃO COMPROMETIDOS COM A SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL E A REDUÇÃO DO DESPERDÍCIO ELETRÓNICO?
A nossa estratégia para promover um consumo mais sustentável centra-se, primariamente, na educação para a escolha consciente e na desmistificação do que são telemóveis recondicionados. Dados confirmam que, comparativamente à produção de um dispositivo novo, um smartphone recondicionado emite menos 78% de CO2, o que, por sua vez, contribui significativamente para a redução da pegada carbónica da tecnologia. É fundamental que os consumidores compreendam cada vez melhor as opções “verdes” disponíveis para adquirir tecnologia, e como tal, possam conciliar as suas finanças e a preservação ambiental, sem comprometer a qualidade ou usabilidade do produto que adquirem. Esta tem sido a nossa missão desde o início, e desta forma continuaremos a promover um consumo mais positivo para o ambiente, valorizando todo o ciclo de vida da tecnologia para prolongar a sua utilização.
É também relevante sublinhar que já existe uma crescente convergência e um alinhamento das organizações e instituições, a nível legal, com esta nossa missão. A nova Diretiva da Comissão Europeia de Direito à Reparação serve como um bom exemplo disso, pois introduz um novo direito à reparação de produtos eletrónicos quando um defeito se manifesta fora do período de garantia, em vez da sua substituição. Esta medida está em linha com a missão da Swappie desde a sua fundação e representa uma verdadeira vitória para a sustentabilidade e para a economia circular.
QUE MEDIDAS APLICAM PARA GARANTIR A MELHORIA CONTÍNUA DA EXPERIÊNCIA DO CLIENTE?
No âmbito do nosso compromisso contínuo em esclarecer e educar os consumidores sobre opções mais sustentáveis, destacamos o nosso serviço de apoio ao cliente, que tem sido amplamente reconhecido pela excelência e personalização. Este serviço proporciona a todos os utilizadores um canal dedicado, na sua língua materna — com uma equipa portuguesa, dentro da Swappie, que trabalha exclusivamente para o mercado português, para esclarecer dúvidas, obter recomendações e apoio para encontrar o modelo de telemóvel ideal. Ao investirmos num bom serviço, facilitamos a tomada de decisão e promovemos, simultaneamente, a redução da produção de novos aparelhos, contribuindo para estender o ciclo de vida da tecnologia já existente. A atração para os consumidores advém da combinação de preços acessíveis, garantia de máxima qualidade dos aparelhos e consciência de que estão a adotar uma solução “amiga do planeta”.
Além disto, continuamos empenhados em expandir a nossa presença local, oferecendo opções de entrega, recolha e pagamento adaptadas às preferências dos clientes portugueses e proporcionar-lhes uma experiência de compra positiva.
QUAIS SÃO OS PLANOS DE EXPANSÃO DA SWAPPIE PARA UM FUTURO PRÓXIMO?
Do ponto de vista ambiental, orientamos o nosso lema para o futuro: educar, reciclar e repetir, promovendo a vida circular. Num mundo em constante evolução tecnológica, o nosso objetivo é capacitar as pessoas para fazerem escolhas ecologicamente conscientes e, para tal, preparamos um relatório de impacto ambiental bastante abrangente que incentiva a adoção de hábitos ecológicos e destaca a necessidade de escolhas conscientes no tratamento de resíduos eletrónicos e na promoção da circularidade.
Como mencionado anteriormente, o fabrico de smartphones representa cerca de 80% da pegada de carbono destes aparelhos, estimando-se 80 kg de emissões de CO2 por dispositivo. Além disso, a embalagem e transporte adicionam 2 kg de CO2, números que se tornam alarmantes tendo em conta que a produção anual de smartphones é superior a mil milhões de unidades. O lado positivo é que até 80% destes telefones são recicláveis, permitindo a recuperação de até 98% do ouro, cobre, cobalto e estanho, assim como é possível aproveitar peças e componentes em bom estado para recondicionar outros aparelhos e prolongar o seu ciclo de vida. Para preparar o caminho para práticas sustentáveis no futuro da tecnologia, a promoção e adoção de uma cultura de reparação surge como opção essencial para reduzir o impacto ambiental dos dispositivos eletrónicos, prolongando a vida útil e reduzindo o lixo eletrónico.
Os consumidores, ao optarem por reparações em vez de substituições, como sugere a nova Diretiva, estão a contribuir para essa redução, minimizando a necessidade de nova produção e reduzindo a pegada ambiental global.
No que diz respeito à faturação, ambicionamos um crescimento percentual de dois dígitos e a consolidação da liderança na compra de telemóveis recondicionados em Portugal, reforçando assim o nosso papel na economia circular. Além disso, queremos aprofundar o conhecimento das tendências de consumo tecnológico em Portugal para inovar junto dos consumidores nacionais, antecipando e respondendo eficazmente às suas necessidades e continuando a inovar nos produtos, serviços e abordagens que implementamos.