Alberto Oculista – Óculos exclusivos e personalizados a pensar em cada cliente

Constituída por uma equipa com uma vasta experiência em saúde ocular, a Alberto Oculista afirma-se no mercado há mais de 35 anos. Pedro Abreu, Diretor do Departamento de Inovação do Grupo Alberto Oculista, concedeu-nos esta entrevista em que realça a responsabilidade que acompanha o reconhecimento do Prémio Cinco Estrelas 2024. Fala ainda sobre as iniciativas inovadorAs e o futuro do setor.

QUAL O SENTIMENTO E O SIGNIFICADO AO SEREM RECONHECIDOS COM O PRÉMIO CINCO ESTRELAS 2024?
É um sentimento de responsabilidade acrescida, acompanhado de uma imensa honra, por merecermos, por mais um ano, a confiança do consumidor na atribuição deste prémio. Significa que estamos no caminho certo da consolidação da excelência no serviço ao cliente, como posicionamento da marca Alberto Oculista. A aposta em serviços e produtos únicos, como o serviço de “óculos 100% à medida”, através do qual formalizamos a candidatura vencedora, tem sido impulsionadora deste posicionamento, fazendo com que o cliente entenda perfeitamente a nossa proposta de valor e diferenciação.
DE QUE FORMA A ALBERTO OCULISTA ADAPTA-SE ÀS TENDÊNCIAS DE CONSUMO NO SETOR DA SAÚDE OCULAR?
A Alberto Oculista tenta traçar a tendência e não a seguir. Nem sempre é possível, mas com esta premissa em mente, a busca pela satisfação do cliente é constante e determina a nossa oferta de serviço e produto exclusivo. No entanto, há que estar a par das tendências e evidentemente tê-las à disposição nas nossas lojas. Tecnologia, moda e materiais, estão constantemente em renovação e mutação, daí que a nossa presença em feiras do sector, como a MIDO a maior e mais importante feira de Ótica na Europa, sejam cruciais para manter o contacto com todas estas soluções emergentes e novidades que estão a ser lançadas no setor da Ótica.
QUAL É A IMPORTÂNCIA DA SATISFAÇÃO DO CLIENTE PARA A ALBERTO OCULISTA E QUAIS AS MEDIDAS ADOTADAS PARA GARANTIR UMA EXPERIÊNCIA POSITIVA?
O cliente é o centro da tomada de decisão, praticamente a todos os níveis, na Alberto Oculista. Para que a experiência seja realmente sentida e vivida nas lojas, são tomadas medidas que vão desde o mais convencional, como os clientes mistério e estudos de mercado regulares, formação contínua dos nossos colaboradores, até medidas mais fora da caixa como a criação de um serviço de consulta em casa, por ocasião da pandemia, ao próprio design das lojas e exposição de produto, que são realmente singulares e imagem de marca da Alberto Oculista. Serviços que vão totalmente ao encontro das necessidades do cliente e do seu modo de vida atual, fazem toda a diferença, quando pensamos em experiência de compra positiva.
QUAIS SÃO AS INICIATIVAS INOVADORAS QUE TÊM IMPLEMENTADO PARA SE DIFERENCIAREM NO MERCADO?
Adoção de novas e inovadoras tecnologias associadas ao serviço e ao produto, como o serviço de “óculos 100% à medida” e materiais sustentáveis, fabricados com novas técnicas e matérias-primas, estão na senda do que o cliente atual procura e é aí que temos atuado com grande incidência.
QUE PROJETOS TÊM ENTRE MÃOS PARA SE MANTEREM COMPETITIVOS NO FUTURO DO SETOR?
Temos a decorrer, ao nível interno da estrutura de gestão, projetos que nos aproximarão, de forma mais ágil e imediata, à inovação. A constante qualificação dos nossos recursos humanos, aliada a um foco indesviável no cliente, será a fórmula para mantermos e superarmos a competitividade no sector. A Alberto Oculista prima pelo serviço qualificado e inovação. Este ADN tem que ser preservado. Portanto, serviço e inovação, são projetos a tempo inteiro na nossa marca.