Bacalhau da Noruega – TRADIÇÃO E SUSTENTABILIDADE NA MESA DOS PORTUGUESES


NUMA ENTREVISTA À REVISTA QUALIDADE & INOVAÇÃO, TROND RISMO, REPRESENTANTE DO CONSELHO NORUEGUÊS DAS PESCAS EM PORTUGAL, SALIENTA O COMPROMISSO DA NORUEGA COM A PESCA SUSTENTÁVEL, O VALOR DO BACALHAU COMO ALIMENTO CULTURAL E NUTRICIONAL, E COMO O CONSELHO TRABALHA PARA DESTACAR A ORIGEM E A QUALIDADE DAS ESPÉCIES DO MAR DA NORUEGA.

PODERIA EXPLICAR AOS NOSSOS LEITORES O QUE É O CONSELHO NORUEGUÊS DAS PESCAS E COMO ATUA NA PROMOÇÃO DO BACALHAU E OUTRAS ESPÉCIES DO MAR DA NORUEGA?

O Conselho Norueguês das Pescas é uma entidade governamental que reúne todos os players desta indústria que vão desde os pescadores aos transformadores. A atividade do NSC zela pela manutenção das espécies bem como pela sua promoção nos mercados internacionais. O nosso trabalho assume especial importância no que diz respeito à divulgação das espécies originárias do Mar da Noruega tendo em linha de conta a qualidade e a excelência dos produtos. Em Portugal o nosso ex-libris é obviamente o bacalhau, mas temos como objetivo difundir todas as espécies capturadas nas águas da Noruega.

MUITOS CONSUMIDORES AINDA CONFUNDEM O BACALHAU DA NORUEGA COMO UMA MARCA ESPECÍFICA. DE QUE FORMA PROCURAM COMUNICAR QUE O BACALHAU DA NORUEGA É UMA ORIGEM E NÃO UMA MARCA?

Essa confusão é de facto muito comum e parte do nosso trabalho prende-se com a distinção da importância da origem. Para nós falar de origem é primordial pois é ela que distingue o nosso produto dos demais. O bacalhau da Noruega é proveniente das águas frias e cristalinas do Mar de Barents e é reconhecido pela sua textura única. São várias as características do Bacalhau da Noruega que fazem dele um produto de excelência: tem cor palha, nunca demasiado branca e é bem seco e curado. Quando compramos bacalhau podemos verificar junto do vendedor que o Bacalhau é da Noruega pois por norma junto à banca do bacalhau este encontra- se identificado com a origem. E mesmo no caso do bacalhau demolhado e ultracongelado é possível verificar na embalagem.

A NORUEGA É CONHECIDA PELAS SUAS PRÁTICAS DE PESCA SUSTENTÁVEIS. QUE MEDIDAS SÃO DEFINIDAS PARA GARANTIR A PRESERVAÇÃO DAS ESPÉCIES E DOS ECOSSISTEMAS MARINHOS?

A Noruega orgulha-se por ser uma nação pesqueira com tradições milenares. A sua localização, com mares frios e cristalinos permite a existência das mais variadas espécies de peixe e marisco.
Para preservar esta riqueza existe um conjunto de leis e disposições que regulamentam ao pormenor cada elo da indústria pesqueira, desde o pescador aos compradores, passando pelas autoridades e organizações industriais. São fixadas quotas de pesca anuais em conjunto com organizações internacionais e o seu cumprimento é controlado constantemente, tanto no mar como em terra.

O BACALHAU É MUITO APRECIADO PELOS PORTUGUESES. DE QUE FORMA É QUE O SEU HABITAT NATURAL,EM ÁGUAS FRIAS COMO AS DA NORUEGA E A FORMA COMO É PREPARADO – SALGADO E SECO, INFLUENCIA A PREFERÊNCIA DOS PORTUGUESES?

As águas frias e cristalinas da Noruega são o habitat perfeito para muitas espécies de peixe e marisco e o bacalhau, muito apreciado em Portugal, é uma dessas espécies. Por beneficiar de águas frias e correntes fortes, o Bacalhau da Noruega tem características únicas, como a sua consistência e gordura no ponto perfeito. Depois de capturado o bacalhau é seco e salgado seguindo métodos naturais e ancestrais. Portugal é um dos países mais importantes no que diz respeito ao consumo de bacalhau, e é tratado com muito respeito e sabedoria, percorrendo várias gerações.

QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS BENEFÍCIOS NUTRICIONAIS DO BACALHAU DA NORUEGA, E PORQUE É CONSIDERADO UM ALIMENTO EQUILIBRADO E SAUDÁVEL?

O bacalhau da Noruega é rico em proteínas, vitamina A, D e B12, selénio e ómega-3. É um peixe com baixo teor de gorduras e muito versátil pelo que acompanha bem tanto com legumes, como com hidratos de carbono como as batatas ou ainda com leguminosas como o grão. É um alimento equilibrado e é sempre uma boa sugestão para quem procura fazer uma alimentação saudável.

APESAR DA FORTE TRADIÇÃO CULINÁRIA ASSOCIADA AO BACALHAU, ACREDITA QUE HÁ SEMPRE ESPAÇO PARA INOVAR NA GASTRONOMIA E ADAPTAR ESTE INGREDIENTE PRINCIPAL A NOVOS ESTILOS DE VIDA E DIFERENTES PALADARES?

O bacalhau é uma proteína muito versátil. O sabor inconfundível tão apreciado pelos portugueses permite preparar um infindável número de receitas que vão das mais tradicionais às mais inovadoras, o que mostra que não há limites quando se cozinha um bom bacalhau. O segredo está na frescura e qualidade do produto, o paladar e imaginação dos seus consumidores faz o resto. Os portugueses são de facto especialistas em preparar um bom bacalhau!

O BACALHAU SEMPRE FOI UM INGREDIENTE QUE CHEGOU À MESA DE TODOS OS PORTUGUESES, MAS COM AS OSCILAÇÕES DO CABAZ ALIMENTAR, COMO EXPLICA QUE CONTINUE A FAZER PARTE DA LISTA DE COMPRAS HOJE EM DIA?

Acima de tudo o bacalhau é um alimento que faz parte da alimentação dos portugueses há muitos anos. Apesar das oscilações de preços, o bacalhau acaba por ser uma proteína muito económica porque ao demolhar o peixe este ganha até mais 30% do seu peso acabando por ser bastante rentável. Por outro lado, por se poder usar todas as partes do peixe é possível confecionar bastantes refeições, o que o torna num produto muito económico e versátil.

HISTORICAMENTE, O BACALHAU É UM PRATO TRADICIONAL QUE NÃO PODE FALTAR NAS MESAS NO NATAL. QUAIS SÃO AS ESTRATÉGIAS ADOTADAS PARA DESTACAR O BACALHAU DA NORUEGA COMO A ESCOLHA IDEAL PARA CELEBRAR A ÉPOCA NATALÍCIA?

Apesar de ser consumido todo o ano, é na Páscoa e no Natal que se verifica um pico de consumo, dadas as tradições milenares. Apesar de haver outros pratos tradicionais de norte a sul de Portugal, o bacalhau continua a ser o prato mais consumido no Natal, reunindo a família à volta da mesa. Seja Bacalhau com todos, no forno ou outras variantes com receitas familiares, este peixe é vastamente apreciado. O Conselho Norueguês das Pescas implementa atividades de comunicação para promover o consumo do Bacalhau da Noruega, destacando as suas características únicas para que a sua origem esteja sempre no top of mind dos consumidores como a preferida.

Mais detalhes em www.mardanoruega.com