A iServices dispõe de uma diversificada gama de acessórios e gadgets, acrescentando um serviço de reparação de multimarcas. A Revista Qualidade & Inovação entrevistou o CEO, Bruno Borges, para ficar a conhecer o que está por trás de uma empresa que foi eleita Escolha do Consumidor 2022.
Com que objetivo nasceu a iServices em 2011?
Em 2011 não existia solução no mercado para dar resposta à reparação de um smartphone na hora e, nesse sentido, viemos agitar o setor que estava bloqueado nos telemóveis com teclas.
A iServices surgiu fruto de uma necessidade pessoal que me fez perceber que não existia solução no mercado para dar resposta ao meu problema. Eu tinha na altura um iPhone 3G que estava com problemas no wi-fi. Pretendia reparar o meu smartphone e não encontrei em Portugal nenhuma empresa que prestasse esse serviço. Ora problemas de rede ou wi-fi, bem como os ecrãs partidos ou danificados são danos comuns em smartphones e outros dispositivos móveis. Percebi de imediato que havia espaço para criar a empresa e oferecer este tipo de serviços ao mercado.
Que tipo de reparações multimarca fazem nas lojas iServices?
Oferecemos um serviço de reparações de marcas tão distintas como a Apple, Samsung, Huawei, Xiaomi e muitas outras. Costumamos dizer que, seja qual for o problema, a nossa equipa de especialistas estará sempre pronta para resolvê-lo. Solucionamos todo o tipo de avarias em smartphones, tablets e computadores: câmaras, baterias, antenas, sensores, botões ou mesmo danos com líquidos, acumulação de sujidade e poeiras, bem como os choques e embates, que muitas vezes resultam naquelas situações desastrosas de ecrãs e capas traseiras completamente estilhaçadas.
Apresentam uma panóplia de produtos recondicionados. O que o consumidor deve ter em conta quando aposta neste tipo de produtos?
Na iServices somos defensores de que é urgente alterar os hábitos de consumo, incentivando a uma sustentável utilização e reutilização de todos os equipamentos eletrónicos. Estamos focados em contribuir, verdadeiramente, para uma economia circular na tecnologia. Além dos serviços de reparação, a venda de equipamentos recondicionados constitui uma alternativa ecológica, prevenindo a compra de novos equipamentos e diminuindo assim, não só a pegada ecológica, mas também os resíduos elétricos e eletrónicos. Isso, na nossa visão, são argumentos de peso para o consumidor, num contexto em que todos estamos a par dos fenómenos ambientais causados pelo aquecimento global e sobre-exploração dos recursos naturais do nosso planeta. Além do mais, os equipamentos recondicionados que vendemos na iServices passam por rigorosos testes de qualidade e não comercializamos equipamentos que se classifiquem abaixo do Grade B. Significa isto que os recondicionados iServices apresentam uma qualidade diferenciadora e quem compra os nossos recondicionados, compra um equipamento topo de gama, praticamente novo, por um preço bastante competitivo e com três anos de garantia.
A criação de um laboratório móvel é um dos serviços diferenciadores no mercado. Para os leitores que não conhecem, como funciona este laboratório?
O nosso laboratório móvel é efetivamente um serviço inovador e foi uma originalidade que criámos durante o período de confinamento devido à pandemia de Covid-19. Consiste numa carrinha equipada com todos os equipamentos e cuidados necessários que existem nos nossos laboratórios e que se desloca até à localização do cliente para reparar os seus dispositivos, na hora e no local. Este serviço está, para já, apenas disponível na região de Lisboa, e o cliente pode chamar-nos para reparar o seu computador ou telemóvel à porta de casa, do ginásio, da universidade, ou junto ao seu local de trabalho. Para tal, basta aceder ao nosso site e agendar a reparação.
Foram eleitos Escolha do Consumidor 2022. O que significa serem galardoados com este prémio?
O reconhecimento Escolha do Consumidor 2022 representa uma confirmação da confiança que os nossos clientes têm demonstrado ao longo destes 11 anos da iServices. É não só um título que nos coloca num lugar de enorme notoriedade, mas é também um lembrete de autoconfiança diária, para continuarmos a dar o nosso melhor e a superar as expectativas do nosso público.
Estão presentes em vários pontos de norte a sul do país. Estão pensadas mais lojas para o futuro?
Sim, sem dúvida. Por um lado, prosseguimos com o nosso plano de abertura de novas lojas físicas em cidades portuguesas nas quais ainda não prestamos serviço na hora. Por outro lado, estamos já a implementar o plano de internacionalização e vamos abrir dentro de duas semanas a nossa primeira loja fora de Portugal. O nosso plano de expansão é muito criterioso e pretendemos aproximar-nos cada vez mais de todos os nossos clientes.
Simultaneamente, vamos continuar a desenvolver o negócio online e pretendemos continuar a expandir a nossa oferta a novos países. Atualmente, através da nossa loja online e dos marketplaces, onde comercializamos equipamentos recondicionados, já somos um player de referência em alguns dos principais países da Europa, nomeadamente em Espanha, França, Itália e Alemanha. Mas o objetivo é chegar mais longe, com base nos nossos preços competitivos, no que respeita ao negócio dos equipamentos recondicionados e numa oferta cada vez mais diversificada nos produtos da nossa marca própria: capas, colunas de som, powerbanks, mochilas e outros acessórios ou gadgets.
O nosso objetivo é a criação, de forma crescente e abrangente, de uma marca de proximidade, o que nos permitirá continuar a crescer a um ritmo superior a 20% ao ano, tal como temos vindo a verificar até aqui.