Fundada na década de 80, a Bingotécnica tem como principal core business a comercialização e assistência de equipamentos de diversão e audiovisuais. Conversamos com João Malagueira, Gerente, e António Dias, CEO e Diretor Técnico, sobre os serviços da empresa, os aspetos diferenciadores e ainda os desafios do setor.
Como surgiu a história da Bingotécnica, Lda.?
João Malagueira: A Bingotécnica é uma microempresa elaborada no fim da década de 80 e em 1993 foi formalizada como empresa sempre com a minha gerência. Passamos por momentos bons e outros em que tivemos que usar da nossa resiliência, e com isso, acabei por inovar em alguns aspetos. Sempre atuei com, e promovi a seriedade, a eficiência e assertividade, nos meus colaboradores.
António Dias: Desde o início da empresa até 2018 implementámos soluções audiovisuais, de controlo e gestão, nomeadamente para bingos e casinos onde tivemos bastante sucesso.
Em 2018 desenvolvemos essa expansão de nível tecnológico, através da inclusão de tecnologias Smart-Signage, em que aproveitamos o conhecimento que já tínhamos do mercado audiovisual. Procedemos à implementação de sistemas vídeo-wall, melhoramos e incrementamos a nossa oferta em sistemas profissionais de áudio.
Entretanto o Covid obrigou-nos a abrandar o ritmo e isso permitiu-nos estudar outras hipóteses e incrementar mais produtos e serviços na área do Smart-Signage. Dessa forma, surgiu a ideia dos painéis LED, a qual tem vindo a ser implementada desde 2021.
Quais são os serviços que fornecem aos clientes e quais as principais áreas de atuação?
Em termos de serviços, tudo começa na área de projeto. Após tomarmos conhecimento da necessidade e condições estruturais do pretendido, avançamos com a elaboração do projeto e consequente proposta. Segue-se a fase de implementação, testes e, por último, finalização de obra.
As áreas de atuação, foram limitadas em 2021 para as áreas em que operamos, nomeadamente: equipamentos de audiovisual profissional, sistemas de rede e telecomunicação empresarial, informática empresarial em redes estruturadas, servidores e estações de trabalho, sistemas de energia para servidores e Data-Centers, sistemas de vídeo e teleconferência e sistemas de audiovisuais para anfiteatros, cinemas e centros de controlo. Os nossos mercados diretos são, virtualmente, todo o tipo de estabelecimentos e escritórios de empresas, para as quais, a qualidade de exposição de marca e produto são um fator importante, como por exemplo cadeias comerciais, farmácias, talhos, lojas de roupa e stand de automóveis.
Abrangemos Portugal de norte a sul, futuramente no Brasil e países africanos.
Quais são os desafios com que se debatem diariamente do ponto de vista da formação?
A formação é constante pelas situações que nos vão aparecendo. Hoje existem imensos meios e recursos para obter essa formação, quer por parte dos fabricantes a que estamos associados, quer por meios alternativos disponíveis na Internet. O grande desafio é mesmo o tempo disponível.
Outro desafio ou dificuldade, é do lado do cliente, nomeadamente em instalações mais complexas. Apesar de termos ferramentas que nos permitem operar com a realidade aumentada, isso implica ter um técnico da área de engenharia do lado do backoffice e ter alguém, com um mínimo de conhecimento do lado do cliente, o que raramente acontece.
Que elementos diferenciadores distinguem a Bingotécnica no mercado?
Pensamos que, por sermos uma microempresa, o grande elemento é a proximidade com o cliente. E também, porque temos a preocupação de tratar dos bens do nosso cliente como se fossem nossos, não há nada que deixemos para depois. É assim que os nossos clientes nos sentem e essa é a maior garantia que damos aos clientes.
Outro aspeto diferenciador é que todos os nossos equipamentos displays LED e outros dos fabricantes com que trabalhamos, cumprem as normas europeias e internacionais aos níveis de qualidade, segurança e também, ambientais.
Contudo, dispomos sempre de duas classes tecnológicas, a alta e a média, para o cliente que pretende uma solução, mas com o mínimo investimento.