Fabrico próprio de janelas eficientes e sustentáveis

Sediada em Lousa, município de Loures, a D&S Caixilharia é uma empresa especializada na produção de janelas em PVC com etiqueta CLASSE+. Foram nossas entrevistadas a CEO, Júlia Grigor, e a responsável de marketing, Luany, que salientaram a importância da sustentabilidade e da eficiência energética no presente e no futuro da empresa.

 

A D&S Caixilharia nasceu há mais de uma década. Fale-nos da história e da expansão da em-presa.
Sou natural da Ucrânia e no meu país era muito comum este tipo de negócio ligado ao fabrico e instalação de janelas, portas, estores e portadas em PVC. No entanto, percebi que a oferta de PVC, em Portugal, estava muito limitada e consequentemente com preços muito elevados. Por essa razão, decidi dar o meu contributo ao setor e criei a D&S Caixilharia, alicerçada em conhecimento e experiência.

O nosso core business está centrado no fabrico próprio e na montagem de caixilharia em PVC e, mais recentemente, em PVC com reforço em Thermofibra, por ser altamente resistente, com um excelente isolamento e mais amiga do ambiente. Para além de sermos fabricantes e de fazermos a montagem, temos a parte de revenda. Os revendedores compram-nos a caixilharia, nós enviamos para o local e eles efetuam a montagem.

A qualidade e o apoio prestado ao cliente levou-nos a um rápido crescimento. Tivemos de mudar de instalações, porque a fábrica já era pequena. Passamos de dez funcionários para os atuais 40.

Inicialmente, trabalhávamos num raio de 60 km da nossa sede, mas face à qualidade e dedicação do nosso trabalho, fomos expandindo para novas localidades e atualmente trabalhamos pelo país todo, com destaque para Porto, Coimbra e Algarve. Além de Portugal Continental, atuamos nos Açores e Madeira.

Quais são os fatores diferenciadores que determinam a vossa posição no mercado?
O primeiro fator é, sem dúvida, o nosso atendimento ao cliente. Enviamos os orçamentos em 48h e ajudamos na resolução de qualquer problema ou dúvida.

Propomos soluções que vão ao encontro das necessidades do cliente. Não temos a política de substituir janelas só por substituir. Vamos sim verificar se é necessária a substituição das janelas e quais são as janelas que melhor se ajustam às necessidades e ao orçamento que o cliente apresenta.

Outro fator diferenciador é sermos uma das primeiras empresas a trabalhar com PVC com reforço em Thermofibra, que tem inúmeras vantagens para o consumidor e para o planeta. Além de possuir um design minimalista, é um perfil mais resistente a altas temperaturas, que oferece excelente isolamento térmico e acústico e é produzido a partir de materiais reciclados e recicláveis.

A individualização é também um ponto diferente do nosso trabalho, uma vez que queremos adaptar as nossas condições às condições dos nossos clientes. Ajudamos a pequena empresa, que muitas vezes não sabe por onde começar, até à grande empresa. Isto é feito num atendimento personalizado, porque na D&S Caixilharia comprometemo-nos a levar o melhor da nossa casa para a casa dos nossos clientes.

Trabalhamos com várias nacionalidades e temos colaboradores de outras nacionalidades, o que facilita toda a relação com o cliente.

As pessoas chegam até nós à procura do produto mais comum, o alumínio. A D&S forma os orçamentistas para que eles consigam passar para esses profissionais a mensagem de que existe uma solução tão boa ou até melhor do que o alumínio a um preço bastante competitivo.

O nosso objetivo para com o cliente é apresentar todas as soluções que disponibilizamos para que possa escolher a que melhor se adequa às suas necessidades. Aliado a isso, trabalhamos muito pelas questões da sustentabilidade e da eficiência energética, sempre a pensar no dia de amanhã e no futuro das novas gerações.
No site da D&S Caixilharia, podem encontrar um blog educativo que serve, sobretudo, como espaço de informação e aprendizagem sobre diversos temas.

Para oferecerem o melhor serviço ao cliente têm de contar com uma equipa multidisciplinar…
Sem dúvida! Os montadores conhecem o trabalho dos fabricantes assim como os fabricantes sabem desempenhar as funções dos montadores.

No caso dos orçamentistas, devem saber qual a necessidade na obra, qual o material mais indicado, as características térmicas do produto e realço, mais uma vez, a importância de termos em atenção a eficiência energética.

Os orçamentistas são divididos por setores. Eles têm formação da parte técnica para conseguirem oferecer a melhor proposta aos clientes. Posteriormente, os orçamentistas são avaliados e distribuídos por setores de acordo com a aptidão de cada um.

Faço questão de acompanhar cada um dos orçamentistas às empresas dos nossos clientes, pois é importante conhecê-los pessoalmente, perceber o que procuram, os timings e as expectativas.

Como estão a preparar a D&S Caixilharia para o futuro?
A formação é e continuará a ser muito importante para o nosso trabalho no futuro. Em simultâneo, queremos apresentar soluções que vão evidenciar a obra e para isso precisamos de várias formas de janelas que estão assentes em diferentes aberturas, tipos de perfis, tipos de acabamentos, nunca esquecendo a eficiência energética. O nosso objetivo é proporcionar sempre mais formas de janelas. Assim, temos de investir nos trabalhadores e na respetiva formação.

O crescimento tem sido notório e já estamos a ponderar a abertura de novas lojas e showrooms, incluindo no Porto, Leiria e Algarve. Como consequência do crescimento, ambicionamos entrar no mercado internacional.