Improve and optimize

Localizada em Fafe, a PlanUs é uma empresa de Consultoria dedicada aos processos de melhoria e otimização das empresas. Numa entrevista concedida à Revista Qualidade & Inovação, o CEO Jorge Carvalho falou connosco sobre o percurso da empresa, as áreas de intervenção e ainda revelou que a excelência estará sempre presente em cada projeto..

Como surge a iniciativa de criar a vossa empresa?
Durante o percurso académico, em Engenharia e Gestão da Qualidade, constatei a importância das ferramentas da Qualidade para as empresas, as quais permitem a redução de custos, associados aos desperdícios existentes no processo produtivo, a otimização de processos e a obtenção de uma vantagem competitiva relevante em relação à concorrência. Assim, surge a Planus com o intuito de ser um parceiro importante para as empresas, pronta para construir “juntos” esse caminho, sempre presente, agregando valor. Está também comprometida com os resultados e, essencialmente, permite que o conhecimento, bem como o trabalho colaborativo desenvolvido se tornem uma prática corrente nos seus processos produtivos, intrínseco a cada uma das atividades.
O que nos move é fazer mais com menos e, todos os dias, trabalhamos e aprendemos a aplicar este princípio cada vez mais e melhor.

Que tipo de serviços oferecem às indústrias e em que aspetos fazem a diferença?
A Planus é uma empresa de Consultoria e Engenharia Industrial, especializada em processos de melhoria e otimização nas empresas. O nosso core business é a Consultoria Operacional, Engenharia Industrial “pura”. Desenvolvemos, com os nossos clientes, um trabalho de parceria que visa o aumento de produtividade dos processos, redução de desperdícios, redução de custos e tempos, redução de stock e programas de melhoria da qualidade. Analisamos todo o processo produtivo, mensuramos os dados obtidos e, em conjunto com a gestão, estruturamos uma intervenção nos processos mais deficitários.
Conjugando o know-how em consultoria operacional e programadores de referência, surge a Planus Digital, responsável pelo desenvolvimento de software industrial e soluções customizadas. Implementamos soluções integradas que se ajustam às necessidades específicas dos nossos Clientes, com articulação aos recursos existentes. O nosso software industrial permite efetuar o planeamento gráfico da produção, sincronização dos processos, controlo de tempos produtivos, otimização dos prazos de entrega, rastreabilidade dos produtos e obter a nossa performance através da análise de indicadores de desempenho.

Dentro dos vossos serviços de consultoria especializada na implementação de processos de melhoria e otimização nas empresas, quais são as áreas de intervenção e como decorre o trabalho em chão de fábrica?
A nossa intervenção assenta em quatro momentos distintos: Diagnóstico, Implementação, Institucionalização e Formação. Numa primeira fase é realizado um diagnóstico em todo o processo produtivo. Através de mecanismos de análise direta, procedemos à recolha de dados que são complementados com informações dos colaboradores das empresas, através de um processo de entrevista. Construímos o mapeamento da cadeia de valor, de forma a identificar as etapas que agregam valor, eliminar desperdícios, reduzir tempos de ciclos e tempos de execuções associados (lead time).
É realizado um relatório, onde é explanado a realidade da organização, identificadas as suas debilidades e traçado um plano para cada situação específica, metodologias e ferramentas Lean a aplicar na fase dois, “Implementação”, onde são monitorizadas as alterações efetuadas e resultados obtidos.
A fase três, “Institucionalização”, é das mais importantes na nossa intervenção, pois sabemos que o fator humano é o mais resistente à mudança de rotinas, daí um acompanhamento próximo com os colaboradores na aplicação de novas metodologias, complementadas sessões de Brainstorming, eventos Kaizen e Formação, quarta e última etapa.
As nossas áreas de intervenção são, Lean, Six Sigma, Certificação ISO, Gestão de Projetos e Software Industrial.

O que projetam para o futuro da empresa?
O futuro da Qualidade não pode ser pensada de forma isolada, mas sim integrada com processos de inovação, transformação digital das empresas, no chamado modelo de Indústria 4.0. A lógica da economia circular obriga à digitalização industrial, processos cada vez mais eficientes, monitorização constante do processo produtivo e tratamento de dados. Os dados obtidos são um fator determinante na sobrevivência e posicionamento das empresas nos mercados, pois relacionando esses dados geramos informação e com esta a gestão vai tomar decisões atempadas, acertadas e essencialmente superar as expectativas dos seus clientes.
É aqui que nós, Planus, nos queremos posicionar, trabalhar para a excelência dos resultados, respeitando os princípios dos nossos clientes. a diferença e crescer neste mercado.