Kids-r – “A ELEGÂNCIA DO DESIGN AO SERVIÇO DA INFÂNCIA”

DEPOIS DE DUAS DÉCADAS NUMA CARREIRA DE SUCESSO NA HOTELARIA, SUSANA ALVARINHO TROCOU OS HOTÉIS PELO UNIVERSO INFANTIL E CRIOU A KIDS R – UMA MARCA QUE ALIA DESIGN, SUSTENTABILIDADE E FUNCIONALIDADE NO MOBILIÁRIO E DECORAÇÃO PARA CRIANÇAS. DA CRIAÇÃO DA BEBE W AO LANÇAMENTO DA KIDS R, A CEO REVELA O QUE A MOVE NO EMPREENDEDORISMO, A IMPORTÂNCIA DA LIDERANÇA FEMININA E OS PLANOS AMBICIOSOS DE EXPANSÃO PARA O FUTURO.

O QUE MOTIVOU A CRIAÇÃO DA KIDS R E QUAL FOI O SEU PRINCIPAL OBJETIVO AO FUNDAR A EMPRESA?

A Kids R surge numa fase da minha vida na qual não me sentia suficientemente desafiada em contexto profissional e decidi então desafiar-me a mim própria. Durante mais de 20 anos dediquei a minha carreira à área de turismo e hotelaria e integrei os quadros do maior grupo hoteleiro nacional em várias funções comerciais tendo um crescimento de carreira natural que culminou na direção de vendas. Uma curiosidade é que a empresa contratou-me grávida em 2001, o que por si só teve a capacidade de escalar o meu nível motivacional. Em 2015, iniciei uma jornada empreendedora ao criar a Bebe W, uma oferta personalizada de kits de nascimento sendo o segmento corporate o principal cliente, sendo até hoje um projeto consolidado com uma carteira de clientes fidelizados, entre os quais, a Meo, o Grupo Lusíadas, a Gulbenkian , entre outros. Em 2021 percebi que já tinha reunido as condições ideais para apostar em exclusivo nesta aventura empreendedora e quando procurava redecorar o quarto da minha filha mais nova, verifiquei um gap de oferta de mobiliário e decoração infantil cuja curadoria se focasse em design, sustentabilidade e sentido prático. Nasce então a Kids R com uma oferta multimarca nacional e internacional.

A KIDS R TEM UMA ABORDAGEM INOVADORA NO SETOR INFANTIL. QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS PRODUTOS OU SERVIÇOS QUE OFERECEM E O QUE OS TORNA ÚNICOS NO MERCADO?

O design é um complemento estético que quando aliado a utilidade e sustentabilidade, cria ambientes perfeitos para o desenvolvimento das crianças. Uma das nossas marcas preferidas é a dinamarquesa Oliver Furniture, que oferece mobiliário evolutivo, ou seja, que cresce com a criança, sendo um exemplo de práticas ambientais e ecológicas. Para além disso, consegue a sintonia perfeita com um design clean, de linhas curvas e formas adaptáveis. A juntar a tudo isto tem uma comunicação simples e intuitiva e um serviço exemplar. Para além da oferta em loja física no Cascaishopping e online, a Kids R possui serviços de consultoria e design de interiores especializada na área infantil. Serviços estes que vão desde uma simples consultoria e orientação estética e prática até a um projeto chave na mão. Um dos pontos fortes da Kids R é o serviço ao cliente. Talvez por ter adquirido uma experiência de longos anos na área de serviços, a minha sensibilidade na criação de experiências ao longo da jornada do cliente mostrou que a fidelização passa por valorizar a oferta e valorizar o cliente que está disposto a pagar por essa oferta, tornando a sua experiência memorável. A marca entretanto evoluiu e adaptou-se à procura do mercado aumentando o seu mix de oferta.

DE QUE FORMA CONSIDERA QUE A PRESENÇA FEMININA NO EMPREENDEDORISMO CONTRIBUI PARA A INOVAÇÃO E COMPETITIVIDADE NO MERCADO?

Um dos motivos para me tornar empresária foi o facto de poder criar valor através de ideias que se transformam em realidade e deixar um legado às minhas filhas que as inspire a não terem medo de tomarem decisões difíceis, serem resilientes e determinadas. A liderança feminina foca-se na empatia e na inteligência emocional permitindo humanizar relações profissionais sem nunca perder o foco no pragmatismo e nos resultados. Acredito num aumento da criação de negócios inovadores, que se focam em soluções para problemas sociais e ambientais e não podemos esquecer que mulheres inspiram mulheres!

QUAIS SÃO OS PRÓXIMOS PASSOS PARA A KIDS R? HÁ ALGUM PROJETO FUTURO QUE GOSTARIA DE PARTILHAR?

Os próximos passos, numa primeira fase, passa por consolidar a loja do Cascaishopping através da dinâmica de oferta, fidelizar o mercado, impulsionar as vendas do site e continuar a priorizar o serviço ao cliente. A médio prazo, o foco será um plano de expansão de lojas físicas em shoppings a nível nacional, com o objetivo de ser líder de mercado e quem sabe a longo prazo um salto para o mercado europeu. Uma visão ambiciosa é o caminho para o sucesso!