A Minisom, uma marca Amplifon, oferece soluções auditivas para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Pedro Alvarez, General Manager da Minisom, esteve à conversa connosco para desvendar as novidades que estão no mercado, bem como a importância da utilização de tecnologia de ponta para o bem-estar dos clientes.
A Minisom é “Marca de Confiança 2021” pelo sexto ano consecutivo. O que significa para vocês esta distinção?
A Minisom assinalou no ano passado o seu 20º Aniversário. É uma data importante para uma marca portuguesa que tem mantido a sua missão ao longo dos anos, de ajudar os portugueses a redescobrir todas as emoções do som, melhorando a sua qualidade de vida. Foi este trabalho diário que fez com que os portugueses nos reconhecessem como Marca de Confiança seis anos consecutivos. É neste eixo que continuaremos a trabalhar e a comunicar no futuro, com a responsabilidade acrescida de manter a confiança de quem nos escolhe para cuidar da sua saúde auditiva.
Quais são as soluções auditivas que disponibilizam aos clientes?
Hoje em dia existem diversos aparelhos auditivos com tecnologia avançada e praticamente invisíveis, que tornam o dia-a-dia dos nossos clientes mais fácil. Para nós, a inovação e a tecnologia estão ao serviço das suas necessidades: é por isso que conseguimos propor soluções tecnológicas diferentes de acordo com o seu estilo de vida e hábitos.
Procuramos ter sempre ao seu dispor a última tecnologia, como os aparelhos sem pilhas, que funcionam com uma bateria integrada, tal como um telemóvel, aos modelos que podem ser ligados à TV, aparelhagem e mesmo ao telemóvel, através do qual é possível controlar o som.
Que tipo de tecnologias inovadoras utilizam no desenvolvimento dos aparelhos auditivos?
O Grupo Amplifon, do qual a Minisom faz parte, é orientado por dados: possui um algoritmo patenteado capaz de apoiar o envolvimento dos clientes através da análise das suas necessidades com a utilização de big data (grandes volumes de dados) para aumentar os serviços personalizados disponibilizados.
A utilização de tecnologia de ponta possibilitou a criação de ferramentas que têm um impacto positivo nas pessoas. Exemplo disso é o ecossistema digital da Amplifon, o primeiro do género no setor dos cuidados auditivos, o que possibilita a criação de novos pontos de contacto (tais como a aplicação Amplifon) e a melhoria da experiência de marca.
Também o nosso protocolo de consulta tem sido ajustado, indo ao encontro das necessidades de cada cliente, e continuamente afinado com os conselhos da comunidade médica. Por outro lado, dispomos de centros auditivos inovadores, dotados da última tecnologia em equipamento para realização de exames auditivos e reabilitação, com consultórios totalmente insonorizados.
Nesta fase que atravessamos, qual a estratégia para conseguirem alcançar mais pessoas?
O ouvido, como qualquer outra parte do corpo, precisa de ser estimulado e exercitado para se manter ativo. Se o estímulo desaparece, a perda auditiva aumenta, e a compreensão da fala também começa a deteriorar-se gradualmente. Os aparelhos auditivos mantêm estes estímulos ativos e melhoram a qualidade de vida dos seus utilizadores, que conseguem ouvir novamente os sons que tinham perdido.
É por isso que na Minisom oferecemos a consulta e os exames auditivos. Quando detetada perda auditiva, damos a possibilidade de efetuar uma experiência com aparelhos auditivos reais, personalizados, comodamente em casa, no seu ambiente habitual, para que seja possível confirmar a diferença.
Além disso, acreditamos que é necessário trazer a consciência da importância da audição para as normais preocupações de saúde. Por essa razão, temos também trabalhado com a comunidade médica no sentido de normalizar a perda auditiva, realizando campanhas centradas na prevenção e na realização do exame auditivo como o primeiro passo.
A Minisom é uma marca prestigiada a nível nacional e conta com várias lojas espalhadas pelo país. Qual o próximo passo? Que estratégias futuras estão planificadas?
O compromisso da Minisom é o de continuar a apostar na investigação e desenvolvimento de novos e melhores produtos e serviços. Para apoiar a personalização do seu serviço, a Minisom lança em Julho a gama de produtos Amplifon que suporta a nossa estratégia “centrada no cliente”, tirando partido dos nossos ativos-chave: a marca, a forte relação com os clientes, o conhecimento que temos dos clientes e uma abordagem impulsionada pela inovação.
Os dois pilares desta nova gama são a nova linha de produtos Amplifon, exclusiva dos nossos centros auditivos, que utiliza tecnologia desenvolvida pelos melhores fabricantes de aparelhos auditivos e uma aplicação que permitirá toda uma nova experiência de utilização. Graças a esta inovação, traremos uma revolução tecnológica e experiencial a todos os que necessitam de uma solução auditiva e de redescobrir toda a emoção dos sons.