Novo projeto português de Citizen Development procura parceiro para o Go To Marketing

Baptizado de BLOXTOR, este projeto começou a ser desenvolvido em Nova Iorque e Los Angeles e tem sido finalizado nos últimos cinco anos em Portugal. João Pinto, um dos promotores,  conversou connosco sobre o que levou à criação deste projeto, as potencialidades e as expectativas do mesmo. 

O aumento exponencial da procura da digitalização dos negócios apresentado nas duas últimas décadas tornou insuficiente a resposta dos departamentos de TI e a capacidade para que a programação desenvolva, em tempo útil, as necessidades digitais que as organizações precisam.

Era necessário aplicar soluções de software mais rápidas e a resposta foram as ferramentas de Low-Code/No-Code que começaram a ser reconhecidas pelo mercado. O desenvolvimento Low-Code/No-Code baseia-se em abordagens visuais e arrastamento de diagramas, com geração automática de código, em plataformas de software intuitivas que podem ser usadas por profissionais com conhecimento mais básico de programação e cujo tempo de formação é cinco a dez vezes inferior ao dos programadores tradicionais.

Assim, as empresas de desenvolvimento de software e os departamentos de TI das organizações começaram a incorporar e a integrar as ferramentas de LowCode/NoCode nas suas plataformas.

Como resposta aos problemas que geraram o “Shadow IT” começaram a utilizar estas novas ferramentas com os seus utilizadores, num novo conceito técnico que se apelida de “Citizen Development” – um profissional que desenvolve soluções digitais para o seu departamento ou empresa e que não é um quadro do departamento de TI, mas é guiado por especialistas em tecnologias.

É desta forma que nasce a BLOXTOR, uma plataforma de desenvolvimento WEB “Citizen Development” que integra as ferramentas de LowCode/NoCode. Foi desenvolvida com o objetivo de apoiar as necessidades reais de trabalho do seu criador nas grandes organizações onde trabalhou, nomeadamente nos EUA e em Portugal.

Em 2021 e depois de se implementar um conjunto de aplicações e projetos informáticos através da BLOXTOR considerou-se que o desenvolvimento deste projeto atingiu a fase de MVP (Minimal Viable Product) e procurou-se uma validação profissional mais profunda do produto em comparação com a oferta que o líder de mercado, a OUTSYSTEMS, apresentava.

A validação foi efetuada por uma organização com quadros experientes e certificados pela OUTSYSTEMS, que analisaram e desenvolveram um projeto com a Plataforma BLOXTOR.

Desta análise resultou uma avaliação muito positiva das capacidades técnicas e das funcionalidades que a BLOXTOR oferecia. Porém, após ter sido referido um ponto negativo ao seu layout, a BLOXTOR redesenhou toda a interface gráfica e os processos de usabilidade que incorpora, através da contratação de uma equipa portuguesa de web designers e de um especialista americano  de usabilidade para que em Novembro, na próxima Web-Summit, a BLOXTOR seja apresentada ao público sem estes pontos fracos.

A BLOXTOR visiona tornar-se uma referência com fortes expectativas de internacionalização. Para isso, quer contar com uma boa estrutura profissional da área comercial e de marketing digital. Uma vez que não têm esse know-how nem quadros com apetências comerciais e de marketing, procura incorporar uma entidade associada e/ou parceira que traga mais-valias nesta área e que fique encarregada do Go To Marketing e da futura exploração comercial da Plataforma. A parceria poderá ser com uma organização ligada às Tecnologias de Informação mas não é um fator obrigatório.

Se acha que é o parceiro ideal para este projeto, entre em contacto através do e-mail projectoBloxtor@gmail.com ao cuidado de João Pinto.