“O nosso propósito diário é proteger as pessoas”

A Aegon Santander está presente no mercado desde 2014, fruto de uma aliança entre dois Grupos. Atualmente, oferecem uma gama diversificada de seguros onde o bem-estar do cliente é o fator mais importante para a empresa. Para o futuro, apresentam estratégias bem delineadas, mas sempre atentos às necessidades de cada cliente.

Especializada em seguros de vida e não vida, apresente-nos o mundo da Aegon Santander.
A operar no mercado português desde 2015, a Aegon Santander resulta da aliança entre os Grupos Aegon e Santander. Temos uma oferta que abrange seguros dos ramos Vida e Não Vida e acreditamos que esteja ajustada ao atual estilo de vida do consumidor, quer pelos riscos cobertos, quer pela forma como as garantias podem ser acionadas e se materializam em serviços relevantes e com utilidade para os nossos clientes. Por isso, para nós, é realmente importante escutar o cliente, perceber o que valoriza. Definimos como nossa missão proteger as pessoas, cuidar daquilo que lhes é mais precioso – saúde, família e bens. Fazemos disso o nosso propósito diário.

Para quem não conhece, quais são os seguros que disponibilizam não só para particulares mas também para empresas?
A nossa oferta atual está muito orientada para pessoas, quer a dirigida a particulares, quer a das empresas. O portfólio inclui a proteção de pessoas, nas vertentes da saúde, incluindo a componente de doenças graves; vida, em associação ao crédito bancário ou em regime facultativo, orientado para a proteção pessoal e familiar; desemprego; acidentes pessoais; acidentes de trabalho para serviços domésticos e ainda seguros multirriscos para o lar.
O portfólio foi inicialmente desenhado tendo em conta as especificidades de uma seguradora de bancassurance e tem vindo a ser alargado, dando uma resposta cada vez mais abrangente.

Como é feito o acompanhamento aos clientes, de forma a garantir a sua satisfação?
O foco no cliente, sendo um dos nossos valores, acompanha transversalmente a atividade que diariamente desenvolvemos. Assim, queremos ser proativos na apresentação das melhores soluções e estar presentes nos momentos importantes da vida dos nossos clientes. Isso reflete-se nas mais diversas formas: no desenvolvimento de ferramentas com o intuito de servir bem, desde a subscrição à gestão da apólice e dos sinistros, privilegiando canais de proximidade; no apoio dado à rede comercial do Banco Santander, contribuindo para o reforço da relação entre cliente e gestor; até à situação mais simples que pode implicar ligar a um cliente para clarificar alguma questão relativa a um pedido que nos seja feito e que suscite dúvidas. Queremos continuar a ter essa capacidade de ver a pessoa e as suas necessidades.

A pensar no mundo digital e na praticidade do dia a dia, o que oferece o serviço myAegonSantander e a app?
O myAegonSantander é um serviço de homeinsurance através do qual o cliente poderá consultar os seus contratos, nomeadamente informação relevante que permita acompanhar e gerir as coberturas e capitais, valores a pagar, beneficiários, submeter pedidos de reembolso de despesas de saúde ou pedir autorizações para acionar alguma cobertura que assim o exija. Para além disso, através deste serviço, os clientes poderão igualmente efetuar algumas alterações, nomeadamente dados de contacto ou interagir de forma mais imediata com a Aegon Santander. O objetivo é facilitar a jornada do cliente no pós-venda, na gestão, ativação das garantias e contacto com a Seguradora.
Já a app SafeCare Saúde disponibiliza serviços na área da saúde, permitindo o cliente aceder a uma consulta médica no seu smartphone, sempre que precisar, esteja onde estiver. Para além da consulta médica, que pode ser realizada por vídeo-consulta ou uma simples chamada telefónica, o cliente pode ainda enviar resultados de exames ou dados clínicos para avaliação pelo médico e receber a prescrição por SMS ou e-mail.

De que forma o fator humano tem um papel preponderante nos resultados da empresa?
Se de uma forma geral, o fator humano é importante para qualquer empresa, na área dos serviços e em particular nos seguros, as pessoas têm um papel determinante. Nos seguros a confiança é um ativo essencial, os clientes pagam e têm a expectativa que a Seguradora estará lá, cumprindo o seu papel, se a situação de risco vier a ocorrer.
Apenas com uma equipa motivada é possível assegurar a qualidade do serviço que procuramos entregar aos nossos clientes, excedendo as suas expectativas sempre que possível e, dessa forma, atingir os resultados que temos vindo a alcançar. Temos plena noção de que só o conseguimos porque as pessoas se envolvem, se comprometem com o que fazem, sentem-se parte de um todo. A equipa é por isso, o núcleo da nossa atividade.

Conquistaram o Prémio Cinco Estrelas 2022 na categoria de seguros bancários. Que significado tem a atribuição deste prémio?
A conquista do Prémio Cinco Estrelas enche-nos de orgulho e o facto de o termos ganho pelo segundo ano consecutivo, faz-nos pensar que estamos no caminho certo, a fazer aquilo que os nossos clientes esperam de nós ou até, a conseguir surpreendê-los pela positiva. Estes últimos dois anos foram de grandes desafios, um verdadeiro teste à nossa resiliência, à capacidade de nos reinventarmos. As expectativas e exigências dos clientes são hoje, naturalmente, diferentes. O que valorizam também terá mudado e o facto de termos conquistado este prémio neste contexto particular, tem um valor ainda maior para nós. Traduz a superação das equipas, ultrapassando dificuldades e criando alternativas, ajustando o serviço àquilo que, no momento, o cliente precisa ou valoriza. Exemplo disso, foi a rápida resposta que tivemos no início da pandemia, integrando serviços de apoio na área da saúde e alargando a prestação dos mesmos a todos os clientes, independentemente de terem seguro de saúde ou não, ou a preferência pelos meios digitais na regularização de sinistros e a maior agilidade para os regularizar, com recurso a meios à distância.

Quais são as expectativas para o futuro da Aegon Santander?
Continuar a crescer, fazendo mais e melhor. Temos consciência que os fatores críticos de sucesso são dinâmicos. E por isso, é tão importante conhecer bem o consumidor, tentar antecipar tendências e ser ágil na implementação das medidas que melhor concretizem essas tendências, privilegiando um serviço de proximidade com os clientes.
Temos identificadas as áreas onde queremos reforçar a nossa oferta, quer no portfólio, quer nos serviços associados. Queremos continuar a melhorar na eficiência da operativa, recorrendo à tecnologia e queremos continuar igualmente a ser uma referência enquanto empregador. Desde 2016 temos sido distinguidos como uma das melhores empresas para trabalhar e em 2021 voltámos a ser premiados com o Índice de Excelência. Se conseguirmos continuar a desenvolver, gerir e reter talento, acreditamos que os objetivos continuarão a ser alcançados, com uma qualidade do serviço de excelência. Afinal, assumimo-nos como uma empresa que tem as pessoas no centro do mundo.