A Model Eco surgiu em 2012 como empresa spin-off da Perfisa. Quais as razões que levaram à sua criação? Como avalia o seu percurso?
A Model Eco foi criada para se dedicar à investigação e produção de soluções de revestimento alternativas através de processos ambientalmente sustentáveis.
Fruto da necessidade de simplificar as soluções de revestimento em estruturas metálicas, a empresa fez a sua primeira afirmação no mercado com o painel ISOLPRO. Este produto foi fruto de um longo processo de inovação aberta com institutos que partilhavam um objetivo comum: o desenvolvimento de uma solução resistente ao fogo que fosse capaz de suportar elevados impactos e abrasões sem descurar o necessário isolamento térmico-acústico.
O lançamento de um produto novo e inovador comporta sempre algum risco, todavia o feedback que temos obtido até à data tem sido bastante positivo.
Quais são os princípios e valores que norteiam a sua atividade?
Os princípios da Model Eco espelham muito os do Grupo Perfisa. Como tal a qualidade, inovação e o profissionalismo são os alicerces que dão forma ao perfil estratégico da atividade da empresa. Acresce ainda uma profunda preocupação ambiental patente na génese do próprio nome da empresa.
A Model Eco nasceu para se dedicar ao fabrico e comercialização da placa ISOLPRO. Quais as mais-valias inerentes a este produto?
O painel ISOLPRO é um inovador painel compósito de cimento leve e diversos outros materiais de origem natural. Sendo desenhado para fins estruturais e não estruturais, este é um produto com Conformidade Europeia (CE) que conta com inúmeras vantagens técnicas, tais como a excelente resistência a impactos e abrasões, reduzida absorção de água e o eficaz isolamento térmico e acústico, culminando numa proposta única: substituir dois produtos (OSB e EPS) numa única aplicação poupando tempo em obra.
Apesar de todas estas características, o meu destaque vai para a resistência ao fogo. Os painéis ISOLPRO são dotados de um alto desempenho ao fogo, comprovado laboratorialmente com soluções de parede em Light Steel Framing (LSF) resistentes a duas horas e meia de fogo a uma temperatura de 1100 °C, sem incremento significativo no interior da habitação.
Na realidade foi com bastante surpresa que após o fogo que assolou o Algarve no verão passado fomos informados que uma das poucas casas que permaneceu intacta após esse terrível incendio foi a de um cliente que construiu uma casa em aço leve e que utilizou o ISOLPRO como solução de revestimento!
A placas ISOLPRO são adaptáveis a qualquer tipo de sistema construtivo, ou mais particularmente à tecnologia Light Steel Framing?
Apesar de terem sido desenvolvidas com o sistema de Light Steel Framing em mente, as placas ISOLPRO são adaptáveis a qualquer tipo de sistema construtivo, tais como estruturas metálicas mistas, estruturas em madeira, pedra ou betão.
O facto de terem propriedades estruturais também implica que podem ser aplicadas em diferentes modalidades, tais como em construções novas, ampliações ou reabilitações enquanto elementos de preenchimento e rigidificação de paredes, coberturas, pavimentos ou fachadas.
De que forma este produto contribui para a inovação no setor e para a consolidação da atuação e dos serviços prestados?
A placa ISOLPRO é um produto inovador graças às suas características físicas, mas também devido à versatilidade de aplicação, não havendo um produto similar no mercado.
Prova disso é facto de ter sido criada uma norma europeia propositadamente para avaliar o desempenho desta placa, uma vez que que não havia enquadramento legislativo para um produto com este tipo de propriedades.
O facto de ser um produto sustentável e ecofriendly faz com que também seja cada vez mais procurado? Que avaliação faz da sua aceitação no mercado?
Sem dúvida que sim. Em 2013 o primeiro protótipo do ISOLPRO obteve o destaque no Espaço Inovação da Tektónica e este foi um prémio que nos deixou muito satisfeitos por representar o culminar de um longo processo de investigação.
Desde então o ISOLPRO tem vindo a ganhar o seu espaço no mercado dos revestimentos em Portugal, mas curiosamente tem sido no estrangeiro, onde o consumidor é mais sensível às questões de conforto e segurança, onde o produto tem mais brilhado.
Em que mercados atua a empresa e que mercados pretende ainda atingir?
Já existem diversas obras edificadas no estrangeiro com ISOLPRO em países como Espanha, França, Bélgica, Angola, Moçambique, Guadalupe, Ilha da Reunião, Guiana Francesa, entre outros. Pretendemos continuar a reforçar a aposta em países francófonos e PALOP’s onde as preocupações com a humidade estão bastante presentes na mente dos consumidores.
Com os olhos postos no futuro, que ambições acalenta a Model Eco?
Estamos confiantes no potencial de crescimento da placa ISOLPRO e vamos continuar a direccionar todos os nossos esforços no sentido de assegurar a qualidade deste produto e em promover novas iterações que antecipem as necessidades dos nossos clientes.