Saint-Gobain Portugal – As nossas ações visam contribuir positivamente para o futuro do nosso planeta

José Martos, CEO Saint-Gobain Portugal, apresenta as inovações nas quais grupo tem vindo a trabalhar e anunciou o compromisso da Saint-Gobain em “alcançar zero emissões líquidas até 2050, um objetivo alinhado com a tarefa de limitar o aquecimento global a 1,5ºC”.

Assumiu, no início de julho, a liderança da Saint-Gobain Weber, Placo, Isover e Saint-Gobain Glassolutions em Portugal, desafio que surge após duas décadas de trabalho nesta empresa. O que representa para si esta promoção?
A Saint-Gobain está presente em Portugal desde 1962, quando adquiriu parte das ações da Companhia Vidreira Nacional (Covina). Desde então, o grupo Saint-Gobain tem investido ativamente no mercado português, tanto em materiais de construção como no setor automóvel, chegando a 12 empresas distribuídas por todo o país e representadas por marcas líderes nos seus respetivos segmentos de mercado, como por exemplo: Glassdrive, Glasssolutions, Weber, Norton, Placo ou Isover.
A evolução tem sido constante e consistente ao longo do tempo e, para mim, tem sido muito enriquecedor fazer parte do seu sucesso. Tive oportunidade de nos últimos anos passar por diferentes empresas do grupo em vários países, com modelos de negócio diferentes e com equipas multiculturais. Todas as experiências foram importantes para que hoje esteja a liderar a Saint-Gobain Weber, Placo, Isover e Saint-Gobain Glassolutions em Portugal.

A Saint-Gobain foi reconhecida com a certificação “Top Employer”, atribuída a apenas 14 empresas nacionais. Quais as medidas implementadas a nível de recursos humanos e de reconhecimento do valor dos vossos colaboradores, entre outras, e que culminaram com este reconhecimento?
As pessoas são o maior ativo na Saint-Gobain e, portanto, são muitas as medidas (e assentes em diferentes pilares) que a Saint-Gobain Portugal oferece no sentido de garantir a excelência no que diz respeito às condições de trabalho. A certificação Top Employer abrange todos os processos de Recursos Humanos (RH) desde o recrutamento até à saída de um colaborador, sendo necessário dar prova de inúmeras políticas, estratégias, métricas e práticas no que diz respeito a áreas como: Gestão do negócio, Gestão de pessoas, Aquisição de talento, Formação e Desenvolvimento, Compromisso e Cultura. Esta certificação veio reconhecer a Saint-Gobain como líder na gestão de pessoas, havendo a constante preocupação e esforço por melhorar e desenvolver continuamente as práticas de RH, mantendo o foco no bem-estar, desenvolvimento e reconhecimento pessoal e profissional das suas pessoas.

A preservação ambiental, saúde dos usuários e a sustentabilidade dos produtos têm sido alvo de uma crescente preocupação por parte da Saint-Gobain. O Programa Multi Conforto faz parte da resposta a essas questões?
O nosso compromisso é minimizar o impacto dos nossos produtos e sistemas e conseguimos isso através de diferentes formas:
• Estamos localizados em todo o mundo com instalações fabris próximas dos principais pontos de construção, garantindo que a nossa resposta é ágil e que os nossos materiais são locais para minimizar o impacto do transporte.
• Os nossos produtos ajudam a proporcionar conforto, segurança, saúde e bem-estar aos ocupantes e utilizadores de edifícios.
• Após a construção de um edifício, reciclamos todos os resíduos do estaleiro.
• O impacto ambiental dos nossos produtos é monitorizado permanentemente durante a sua produção e ao longo de todo o seu ciclo de vida. Isto requer transparência e utilização vigorosa do Ciclo de Vida (LCA), de forma a produzir dados relevantes que os nossos clientes podem usar para comparar e garantir uma abordagem otimizada, em linha com os requisitos do LEED ou BREEAM.
O programa Multi-Conforto faz parte da reposta a todas estas preocupações, adicionando o conforto e o bem-estar. E leva o conceito de conforto mais longe, tem em conta o conforto térmico, acústico, visual e também a qualidade do ar interior. Utilizando os produtos, soluções e sistemas mais inovadores e a experiência de todas as marcas da Saint-Gobain, os Edifícios Multi-Conforto contribuem positivamente para a produtividade, saúde e bem-estar dos ocupantes. Estes estão protegidos dos aspetos negativos do mundo exterior, incluindo ruídos e poluentes. Por consequência, temos ainda uma grande poupança em termos energéticos.

A sua liderança passará, certamente, por uma linha de continuidade na curva de crescimento, sustentabilidade e investimento em I&D. Apresente as linhas que irão marcar a sua direção e elevar os padrões de qualidade da Saint-Gobain.
A Saint-Gobain encontra-se num processo de transformação e de crescimento baseada em quatro pilares fundamentais:
• Compromisso com as nossas Equipas
O compromisso da Saint-Gobain em investir no desenvolvimento dos seus colaboradores e atrair talento através da implementação de excelentes políticas de recursos humanos fez com que a Saint-Gobain Portugal fosse certificada como TOP EMPLOYER honra que, como referiu, apenas 14 empresas têm no país e que garante a excelência das nossas políticas de recursos humanos e a importância que os nossos colaboradores têm para nós.
• Foco nos nossos Clientes: com o lançamento da iniciativa “Transform & Grow” a Saint-Gobain Portugal está a reorganizar os seus negócios para se concentrar mais nos seus clientes. Como exemplo, os negócios de materiais de construção Weber, Placo e Isover reorganizaram as suas equipas Comerciais e de Marketing para criar uma nova proposta de valor conjunta para os seus clientes, o que facilita a interação com eles e aumenta o valor pelas sinergias estabelecidas entre os seus diferentes negócios.
• Investimento em I+D como motor de liderança: a Saint-Gobain Portugal tem apostado fortemente na inovação como pilar fundamental da sua liderança no mercado português. Como exemplo, o laboratório em Aveiro da Saint-Gobain Weber Portugal é o centro de competências global para argamassas industriais de colagem de cerâmica, o que faz com que sejam os nossos engenheiros portugueses a liderar os projetos mais avançados nesta área e, consequentemente, nos permite ter e lançar sistematicamente produtos inovadores no mercado português.
• Responsabilidade pelo futuro do nosso Planeta: em setembro de 2019, a Saint-Gobain anunciou o seu compromisso de alcançar zero emissões líquidas até 2050, um objetivo alinhado com a tarefa de limitar o aquecimento global a 1,5ºC. Este compromisso requer um ambicioso plano de ação que influencie a forma como fazemos negócios, as matérias-primas que utilizamos nos nossos processos produtivos e na forma como reutilizamos materiais para minimizar o desperdício. Ou seja, de uma forma geral, todas e cada uma das nossas ações visam contribuir positivamente para o futuro do nosso planeta.
Estes quatro pilares cruzam-se entre eles de forma continua no nosso dia-a-dia e nos novos projetos que desenvolvemos. A título de exemplo, partilho um novo produto da Saint-Gobain Weber – Webercol flex lev – um adesivo multiuso para colagem de cerâmica, pedra e mosaico hidráulico, em interior e exterior, que tem mais de 30 por cento de material reciclado. Este produto inovador no mercado possui a característica do duplo rendimento, com apenas metade do peso. Ou seja, um saco tradicional de 25 kg de argamassa pode ser substituído por 12,5 kg de Webercol flex lev. Por consequência, conseguimos garantir metade do custo de transporte e uma redução enorme de emissões de CO2. Neste sentido, com o lançamento deste novo produto multiusos com maior abrangência de utilizações, a pensar no planeta e com muitas vantagens para todos os utilizadores, trabalhamos todos os pilares estratégicos da Saint-Gobain.

www.saint-gobain.pt