“Trabalhar com Futuro, pelo Futuro e para o Futuro”

Há mais de 30 anos no mercado, a Caixilar apresenta as mais diversas soluções em caixilharia de alumínio que se tornaram referências no setor nacional. Nesta edição, contamos com a participação de Armando Ribeiro, CEO da Caixilar, e ficamos a conhecer a evolução da empresa, as soluções que oferecem ao cliente, a forma como aplicam a eficiência energética e a sustentabilidade diariamente, não esquecendo os objetivos e desafios para 2023.

Como surgiu o mundo Caixilar?
A CAIXILAR, empresa do grupo SERTEP, foi criada em 1990 pela mão do seu atual sócio-gerente Armando Ribeiro com o intuito de fabricar sistemas de caixilharia de alumínio de qualidade a preços acessíveis. Reza a história que enquanto trabalhava a produzir candeeiros na sua própria casa verificou que o frio e a humidade que sentia vinham em grande parte das janelas e decidiu trocar as então existentes de madeira por umas novíssimas de alumínio. Cedo entendeu que as empresas que existiam ou com quem se cruzou apenas se preocupavam em “fechar o buraco” não olhando a própria concepção do espaço, a diferença de materiais tais como a própria liga ou a necessidade de utilização de acessórios adequados e na totalidade. Foi quando ganhou experiência a “consertar” as novíssimas janelas, que na realidade ainda eram piores que as anteriores de madeira que percebeu que o mercado da caixilharia tinha pouca qualidade e havia margem e necessidade para mudar esse paradigma e tornar as casas das pessoas um lugar melhor e mais saudável para habitar. Como a sua formação de base era de desenhador industrial mecânico, depois de alguns meses de estudo e de experiência no mercado acreditou no projecto e lançou-se como empresa limitada na Pontinha. A sua seriedade, o know-how que tinha e que foi aprendendo com os seus colaboradores foram granjeando a confiança e a recomendação do mercado.

No ano de 2001, e já com a ajuda do seu irmão Mário a empresa realiza um forte investimento em meios técnicos e humanos, potenciando a melhoria da qualidade dos seus serviços e uma aceitação por parte de empresas de construção civil de renome. Em 2003, a empresa foi mais longe atraindo diversos mercados internacionais, tais como França, Angola e Cabo Verde, contando já com uma significativa quota destes mercados.
No início de 2008, a CAIXILAR é a primeira empresa de caixilharia em Portugal a receber a Certificação de Serviço, necessária ao cumprimento da legislação em vigor referente à marcação CE, e com cariz de obrigatoriedade desde Fevereiro de 2009.
Estes desenvolvimentos permitiram a formação de sinergias e a colaboração de uma equipa dedicada e experiente, possibilitando a oferta de uma Garantia de Qualidade. Hoje, com mais de 20.000 clientes, a CAIXILAR ganhou notoriedade, tornando-se referência na escolha de caixilharia para as obras de Alta Performance.

Que tipo de soluções trouxeram para o mercado e que hoje em dia são diferenciadoras?
As nossas soluções são diferenciadoras porque concebemos a solução adequada ao espaço e garantimos o apoio permanente na sua implementação. Vivemos na era da Arquitectura orgânica onde se pretende que os espaços estejam em perfeita simbiose com o seu entorno. Os novos sistemas de caixilharia minimalistas ou até os “invisible” que se fundem com as paredes e o chão da casa dando primazia a entrada do exterior para o interior são soluções elegantes, simplistas mas que requerem muito trabalho de levantamento e preparação quer do local onde serão integradas quer das próprias para que funcionem na perfeição e sejam duradouras. A utilização cada vez mais de painéis de vidro duplos e triplos de grandes dimensões, pesados, requerem um trabalho adicional de cálculo e de aplicação devido ao risco e funcionalidades acrescidas. Para além desses sistemas, como nos especializamos em obras de Alta Performance temos desenvolvido trabalhos de beleza singular a pedido dos clientes como sejam uma sala de meditação em vidro, uma ponte suspensa para passar do quarto para a biblioteca, uma fachada colada, sem alumínio, cabines à prova de bala ou quartos de pânico, jardins de inverno únicos ou até portas em pedra!
Como diz um nosso cliente: “Posso sempre contar com a expertise e a loucura do Armando para tornar reais as minhas ambições surreais!”.
A necessidade cria o engenho e nós estamos aptos a “engenhar”.

Por que valores se rege a Caixilar?
Na CAIXILAR queremos deixar Legado. A nossa missão é trabalhar com Futuro, pelo Futuro e para o Futuro.
Os valores que nos regem são:

QUALIDADE E SEGURANÇA – são efetuados levantamentos técnicos e cálculos dimensionais para que o conjunto dos vários materiais a utilizar respondam às mais elevadas exigências de Qualidade e Desempenho.

TECNOLOGIA E DESIGN – trabalhamos para o Futuro com tudo o que tal implica. Selecionamos criteriosamente os fornecedores com quem trabalhamos privilegiando qualidade, tecnologia e últimas tendências de Design.

GARANTIA EFETIVA – trabalhamos com Futuro pelo que para nós a Garantia não é apenas um serviço de após venda. O respeito pelo cumprimento do serviço acordado é para nós um valor. Prometemos e cumprimos!

RESPEITO PELA TERRA – trabalhamos pelo Futuro pelo que queremos ser uma empresa que apesar de consumir recursos naturais o faça de maneira sustentada.

Qual a importância da responsabilidade social para a vossa empresa?
Uma empresa é antes de mais um organismo vivo inserido na sua comunidade pelo que a Caixilar, nos últimos 33 anos tem apoiado várias causas que vão desde doações a instituições de solidariedade social locais ou nacionais, patrocínio de equipas de futebol internas ou da região onde estamos sediados, patrocínio a artistas e festas do concelho ou ainda recebendo estagiários que ajudamos a preparar para o mercado de trabalho.

Sabemos que a sustentabilidade passa pela conquista diária de uma maior eficiência energética. De que forma a Caixilar procura integrar no seu dia-a-dia a sustentabilidade e a eficiência energética?
Quando falamos em sustentabilidade falamos em empresas economicamente e socialmente responsáveis que operam sem colocar em causa o bem-estar das gerações vindouras. Essa é a razão principal pela qual a Caixilar deixou de produzir PVC e apenas se dedica desde há uns anos a esta parte de obras em Alumínio, um recurso praticamente ilimitado no planeta e com pouco impacto na sua exploração. Para além disso, tratamos todos os nossos fornecedores como pares dando primazia a uma relação duradoura e de confiança honrando os nossos compromissos financeiros e pessoais.
Especificamente em termos de eficiência energética, para além do óbvio impacto que as soluções de caixilharia tem na diminuição do consumo energético para os nossos clientes, nós próprios mudamos as nossas instalações para umas mais recentes, mais eficientes e onde futuramente iremos instalar painéis solares no telhado para resolver grande parte do nosso consumo energético para produzir. Estamos paulatinamente a mudar a nossa frota para veículos elétricos, menos poluentes e o nosso processo produtivo assenta sobretudo na mão-de-obra especializada garantindo assim empregos, poupança de energia e uma maior personalização no produto final.
Internamente, reciclamos todos os desperdícios que produzimos, entendo que o lixo de um departamento pode ser uma riqueza para outro ou para outra entidade.
Administrativamente organizamo-nos por processos informáticos reduzindo assim o consumo de papel, tinteiros e tempo e minimizando também os erros e desperdícios consequentes de recursos. A pandemia, em termos de organização do trabalho também provocou mudanças significativas no departamento comercial cujos benefícios em termos de eficiência energética se traduzem numa melhoria que devemos manter, evoluímos para o número mínimo de deslocações para levantamento de necessidades e medidas privilegiando, sempre que possível, vídeo—chamadas e emails.
Conversamos, idealizamos, projetamos ou apoiamos projetos elaborando desenhos, lista de materiais e forma de instalação para as soluções minimalistas das moradias enviando tudo embalado e catalogado para instalar. Tem corrido muito bem!
A eficiência energética está na ordem do dia e nós temos de inovar, não há outra forma.

Iniciamos um novo ano. Que projetos esperam alcançar em 2023?
A pandemia trouxe-nos muita incerteza mas sobretudo uma nova visão de bem-estar e de trabalho para as pessoas que revolucionou a forma como respondemos ao mercado.
Em termos de RH é cada vez mais importante respeitar a dicotomia trabalho/família para que seja possível manter os profissionais da área felizes, produtivos e enraizados.
Por outro lado, grande parte dos clientes passa hoje também muito mais tempo em suas casas, seja a trabalhar ou em lazer, dando muita importância ao bem-estar e à estética. É neste sentido que temos vindo a aperfeiçoar as soluções minimalistas com ruptura térmica que permitem grandes poupanças de energia e um bem-estar notório no ambiente, aliadas a uma quase imperceptibilidade no espaço, trazendo o ambiente de fora para dentro sem esforço, sem insectos e sem temperaturas desagradáveis. O local torna-se fluido, agradável, vivido.
Em termos de gestão, atualmente com as incertezas políticas, de saúde e económicas e a instabilidade de mercados e investidores, projetar a micro prazo é não uma realidade mas uma necessidade já que a capacidade de resposta a imprevistos tem de ser muito maior e isso só se consegue gerindo e prevenindo. É por isso que o know-how, a capacidade instaladas e a segurança financeira são hoje em dia tão importantes numa organização e sobretudo numa empresa da área da construção civil onde escasseiam bons profissionais e onde a solidez de uma empresa hoje é muitas vezes a insolvência do amanhã.
A caixilharia é parte integrante de uma casa e requer um investimento considerável pelo que é muito importante decidir em consciência para ambas as partes.
A actualidade do Mundo com os desafios do rescaldo da pandemia, a guerra na Ucrânia, o aumento das taxas diretoras, as restrições às importações, a falta de materiais, a falta de capital humano tornam 2023 um ano particularmente desafiante para a nossa área onde aquilo que conhecíamos já não é suficiente para a tomada de decisões. Contudo, tendo uma carteira considerável já de encomendas, uma reputação forte no mercado que faz com que 90% da nossa faturação seja por recomendação e uma gestão cuidadosa estamos confiantes que iremos manter a faturação do ano anterior e melhorar a nossa prestação e qualidade dos nossos serviços como já é nosso apanágio. “Hoje melhor que ontem amanhã melhor que hoje!”