Rui Cordeiro, Diretor Geral Operacional, explana o que diferencia a XD Portugal dos seus pares e declara que “É, para mim, um enorme orgulho fazer parte de uma equipa que recebe, pelo segundo ano consecutivo, o prémio de PME líder, que vem reforçar o reconhecimento da empresa e da marca no mercado português”.
Assumiu a Direção Geral de Operações da XD Portugal há cerca de três anos, mas conta com um longo percurso dentro da área das TI. Apresente o seu percurso profissional e os objetivos que traçou quando assumiu o cargo de COO.
Iniciei a minha atividade como diretor comercial na empresa GesPos em 1996, uma empresa que desde o início liderou, em inovação e qualidade de produtos, o mercado dos pontos de venda, onde ajudei a criar e a fortalecer uma rede de Parceiros Qualificados em todo o país.
Mais tarde e devido à forte presença no retalho e na restauração, a multinacional Sage adquiriu a GesPos (em finais de 2007), local onde assumi funções de gestão comercial na área do Retail & Point of Sale.
Após 10 anos, (em março de 2017) recebi o convite de Fábio Resende, antigo proprietário da GesPos, para assumir as funções de COO (diretor geral de operações) da empresa XD Software (criada em 2012), uma empresa que tem o cunho do seu líder, no que se refere ao profissionalismo dos seus colaboradores, inovação, confiança do mercado e à qualidade dos seus Parceiros. O objetivo é, em conjunto com uma excelente equipa, reforçar a dinâmica e modelo de negócio junto dos seus parceiros distribuidores, fazer crescer a notoriedade da marca junto de clientes finais e também criar alianças que possam beneficiar a empresa e todos os players do Universo XD.
Auscultar o mercado é essencial para a introdução de produtos e, ao mesmo tempo, fomentam a vossa liderança?
O mercado do software de gestão em Portugal está muito maduro e ao nível do que de melhor se produz mundialmente. No que se refere à inovação, qualidade e usabilidade das soluções de gestão estamos, de facto, na vanguarda. É particularmente motivador saber que Portugal lidera nessa área e que a XD contribui consistentemente para essa realidade.
Nesse sentido, é importantíssimo, diria vital até, que a XD esteja constantemente a inovar. Não só a acompanhar as tendências de mercado, como também a criar soluções disruptivas, criando a necessidade nos seus clientes e no mercado em geral. Para que tal aconteça temos de estar atentos ao mercado e às exigências do mesmo, ouvindo os clientes e os nossos distribuidores que são os nossos parceiros de negócio e quem mais próximo está dos utilizadores XD.
A XD é das poucas produtoras de software em Portugal que mantém o seu negócio assente, em exclusivo, num modelo de canal de distribuição. Tendo em conta que as empresas distribuidoras das nossas soluções estão em todo o país e próximas dos clientes, conseguem validar as necessidades dos mesmos, garantindo não só a melhor solução ao cliente, mas também uma assistência pós-venda mais eficaz, ajudando a XD na liderança de várias soluções.
A título de exemplo de inovação, fomos a primeira empresa em Portugal a dispor de soluções de ponto de venda em três plataformas em simultâneo (Windows, Linux e MacOS). Já em termos disruptivos criamos a primeira solução de ponto de venda para ambiente de realidade virtual aumentada, com o XD VR Pos em ambiente holográfico.
Os interfaces interativos e de utilização intuitiva são mais-valias que o utilizador encontra nos softwares da XD Portugal?
Claramente que os interfaces são extremamente importantes na decisão da escolha dos clientes e essa é também uma área em que apostamos bastante, tentando melhorar a usabilidade do cliente XD. Fomos a primeira empresa a disponibilizar, para a área empresarial em geral, uma série de ferramentas de gestão inovadoras para o mercado das pequenas e médias empresas onde nos posicionamos, algo que só se encontrava, com desenvolvimento à medida, em soluções para o mid market , com valores incomportáveis para a maioria das nossas PME´s e que agora estão disponíveis, de forma standard, nas soluções XD.
Investimos em ferramentas avançadas que auxiliam os seus clientes na dinamização do seu negócio tais como o CRM, o Business Intelligence (BI), a criação de relatórios personalizados pelo próprio cliente e/ou parceiro por forma a que o cliente disponha da informação que realmente necessita. Mais recentemente inovamos com o XD Cloud, uma ferramenta de gestão (BackOffice na Cloud) que permite ao responsável da empresa aceder online à informação vital das suas organizações, a partir de qualquer dispositivo remoto.
Somos também reconhecidos pelas ferramentas de introdução de dado em massa, que facilitam a intervenção do utilizador, como a importação de dados simplificada via Excel, para além de aplicativos como o XD Items como coletor de dados, o XD SMS para alertas aos clientes de campanhas de fidelização, o XD SAT Mobile para intervenções remotas, entre outras.
Na área da indústria apostamos em ferramentas de gestão que consideramos vitais como a produção e fabrico de produtos com componentes, a gestão de lotes/validades, a gestão de números de série, a gestão de cores/tamanhos e ainda funcionalidades específicas para a área das oficinas com o XD Auto.
O trabalho desenvolvido pela XD Portugal é reconhecido pelos cerca de 30 mil clientes empresariais e também foi premiado, pelo segundo ano consecutivo, com a chancela da PME Líder. Qual foi a sua reação quando foi informado da renovação deste reconhecimento?
É para mim um enorme orgulho fazer parte de uma equipa que recebe, pelo segundo ano consecutivo, o prémio de PME líder, que vem reforçar o reconhecimento da empresa e da marca no mercado português. O enorme profissionalismo de toda a equipa XD, que todos os dias trabalha em prol do cliente é o principal motivo para este reconhecimento por parte das entidades oficiais. Não posso deixar de partilhar este prémio com os nossos parceiros qualificados que constantemente renovam a sua aposta na XD e com os clientes que em nós confiam. Naturalmente que este prémio nos deixa muito satisfeitos, mas também nos responsabiliza ainda mais, reforçando a necessidade de constante investimento na qualidade e inovação, garantindo a confiança do mercado, por forma a corresponder às elevadas expectativas de todo o universo XD.
Explane como se vai desenvolver o trabalho da XD software, tendo em conta o atual cenário de saúde mundial e a obrigatória (re) adaptação dos negócios a esta nova realidade.
Esta pandemia tem um impacto considerável na economia dos países em geral, realidade da qual Portugal faz parte e não foge às consequências de um abrandamento económico.
Naturalmente que estaremos atentos às necessidades dos nossos clientes que se vão adaptando a esta nova realidade, e que em alguns casos exigem também que o software de gestão se adapte; nomeadamente a soluções de trabalho remotas, informação online disponível a partir de qualquer local (como é o caso do XD Cloud) e integração com plataformas online de comércio eletrónico, áreas para as quais temos vindo já a apostar, anterior a esta fase da pandemia. Outro dos exemplos é a criação de uma aplicação para Android e IOs (Ambrósio Delivery) otimizada para os restaurantes que devido à pandemia tiveram de readaptar a sua forma de interagir com os seus clientes, recorrendo a plataformas móveis onde os clientes solicitam os seus pedidos.
Independentemente das condições económicas, não nos podemos, no entanto, desviar do rumo traçado, face aos principais objetivos que se centram na inovação e qualidade. É em prol dos nossos clientes, com a ajuda dos nossos Parceiros qualificados, que todos os dias procuramos otimizar as nossas soluções.