Ao serviço da embalagem de papel

Conciliando a qualidade dos produtos com um serviço de excelência, a Fábrica de Papel de Ponte Redonda conta com uma forte presença no mercado desde 1848. Inovação, sustentabilidade e tecnologia foram alguns dos temas abordados nesta edição.

Há mais de 170 anos no mercado, conte-nos a história da Fábrica de Papel Ponte Redonda.
A Fábrica de Papel Ponte Redonda está situada a três quilómetros de Espinho no lugar de Ponte Redonda – Gulhe, freguesia de Silvalde. Foi fundada em 1848 por José de Almeida de Moreira Pinto. Com a evolução dos tempos, a produção passou do fabrico folha a folha, por um processo manual, a um processo contínuo, com uma máquina de forma redonda e, mais tarde, também com uma de forma plana.
É tradição da empresa a produção de sacos de papel, inicialmente manual, que remonta a 1940, e que ainda hoje é a principal quota de produção da empresa, agora com maquinaria moderna e diversificada na produção de papel e de sacos de papel multifolhas para usos industriais.
Apesar de ser uma empresa familiar, o dinamismo que lhe é incutido pela Administração, permite-lhe ser um dos maiores importadores nacionais de papel kraft-sacos e o segundo maior produtor nacional de sacos de papel multifolhas.
Sempre com os olhos postos no futuro, a Fábrica de Papel Ponte Redonda é uma empresa em constante evolução, procurando sempre uma melhoria tecnológica. A ampliação das instalações teve em vista permitir, de ano para ano, aumentar em diversidade e em qualidade os níveis da produção, com a preocupação constante de preservar o meio ambiente e tendo sempre em atenção o bem-estar e a segurança dos seus colaboradores.

Que tipo de produtos têm para oferecer aos clientes?
Nós produzimos sacos de papel multifolhas para utilização industrial e papeis de embalagem, quer em bobinas quer em formatos.

Para além do mercado nacional, em que países podemos encontrar os produtos com selo Fábrica de Papel Ponte Redonda?
Temos clientes em Espanha, França, Suíça, Bélgica, Alemanha, Turquia e Marrocos.

Quais são os valores que fazem parte da política de qualidade da vossa empresa?
A melhoria da qualidade dos nossos produtos e serviços com a otimização de processos, eliminação de excessos e de desperdícios, minimizando o impacto ambiental de forma a dar resposta às expectativas e satisfação dos clientes contribuindo para a sustentabilidade do negócio.
Sensibilizar, motivar e empenhar os nossos colaboradores para os princípios estabelecidos e respeitar os acordos, os requisitos legais e normativos estabelecidos com os seus clientes e fornecedores.

De que forma procuram implementar a utilização de materiais 100% reciclados? Neste aspeto, em que se diferenciam?
Utilizando cada vez mais papéis fabricados por nós na produção dos nossos sacos, desenvolvendo soluções que evitam a incorporação de papéis complexos, de plásticos e de materiais não recicláveis.

Tendo em conta a inovação, sustentabilidade e tecnologia, que objetivos têm para o futuro?
Na produção de papel temos projetos para a reinstalação da linha de preparação de massa de papel, que apresentará um layout mais adequado, mais fácil de controlar e automatizar; instalação de novos equipamentos mais eficientes, permitindo uma poupança significativa de recursos.
Na transformação de papel estamos a modernizar e renovar equipamentos para que possamos responder a novas solicitações de mercado.
Relativamente à fabricação de sacos, estamos a instalar novos equipamentos de impressão e de acabamentos, para aumentar a qualidade, a produtividade e a capacidade de resposta aos clientes.