PARA ASSINALAR O DIA MUNDIAL DA VISÃO, DIOGO MARQUES, PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE ORTOPTISTAS (APOR), DESTACA O PAPEL CENTRAL DESTES PROFISSIONAIS NA PREVENÇÃO, DIAGNÓSTICO E ACOMPANHAMENTO DE PROBLEMAS VISUAIS. NESTA ENTREVISTA DEFENDE O REFORÇO DA INTEGRAÇÃO DOS ORTOPTISTAS NOS CUIDADOS DE SAÚDE PRIMÁRIOS COMO SOLUÇÃO PARA COMBATER TEMPOS DE ESPERA QUE CHEGAM A ULTRAPASSAR DOIS ANOS PARA A PRIMEIRA CONSULTA DE OFTALMOLOGIA EM PORTUGAL.
PARA CONTEXTUALIZAR OS NOSSOS LEITORES, PODE APRESENTAR- NOS BREVEMENTE A APOR? COMO SURGIU A ASSOCIAÇÃO, QUAL A SUA MISSÃO E QUE PAPEL DESEMPENHA NA ÁREA DA SAÚDE OCULAR EM PORTUGAL?
A Associação Portuguesa de Ortoptistas (APOR) foi criada para agrupar e defender os direitos dos Ortoptistas, atuando também na promoção e visibilidade social da profissão. Como agente ativo, a APOR é uma entidade formadora para os profissionais da área e participa em fóruns e eventos para debater e promover os cuidados de saúde da visão, abrangendo todos os níveis de assistência, dos primários aos terciários.
QUAL É, NA PRÁTICA, O CONTRIBUTO DOS ORTOPTISTAS PARA A PREVENÇÃO, DIAGNÓSTICO E ACOMPANHAMENTO DE PROBLEMAS VISUAIS? O DIA MUNDIAL DA VISÃO PROCURA SENSIBILIZAR PARA A IMPORTÂNCIA DA SAÚDE OCULAR. QUAL CONSIDERA SER, ATUALMENTE, O MAIOR DESAFIO EM PORTUGAL NO QUE RESPEITA À PREVENÇÃO DE DOENÇAS OCULARES?
Os Ortoptistas são essenciais na prevenção através de rastreios (como o infantil e o da retinopatia diabética), mas a APOR defende que o seu papel deve ser expandido no atual contexto dos Cuidados de Saúde Primários (CSP). Os Ortoptistas poderiam realizar avaliações visuais sumárias, atuando sobre problemas comuns como erros refrativos e fazendo a triagem eficiente para encaminhar apenas os casos mais complexos para os Oftalmologistas. Esta sinergia visa combater as longas listas de espera atuais para a primeira consulta de Oftalmologia (que chegam a 2 anos).
A solução proposta passa pela contratação de mais Ortoptistas nas Unidades Locais de Saúde (ULS) para reforçar os CSP na Saúde da Visão, permitindo a referenciação personalizada e a redução significativa dos tempos de espera, constituindo um passo crucial na promoção e prevenção das doenças oculares em Portugal.
MUITOS PROBLEMAS DE VISÃO PODEM SER TRATADOS QUANDO DETETADOS PRECOCEMENTE. QUE SINAIS DE ALERTA DEVEM MOTIVAR UMA IDA AO ESPECIALISTA?
A Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta para o crescimento mundial de casos de cegueira, que incluem tanto condições reversíveis (como os erros refrativos) quanto condições irreversíveis (como retinopatia diabética, glaucoma e degenerescência macular ligada à idade) relacionadas com o aumento da esperança média de vida e a hábitos pouco saudáveis. É fundamental a promoção de hábitos protetores e de vigilância em todas as fases da vida, permitindo um diagnóstico e tratamento precoces. As alterações mais comuns incluem diferenças na visão entre os olhos, dificuldade em ver nitidamente a certas distâncias, olho vermelho ou dor, e a crescente prevalência de olho seco devido ao uso de dispositivos digitais entre outros.
QUE INOVAÇÕES OU AVANÇOS TECNOLÓGICOS RECENTES DESTACA COMO SENDO MAIS RELEVANTES PARA MELHORAR O DIAGNÓSTICO, TRATAMENTO E PREVENÇÃO DE DOENÇAS OCULARES EM PORTUGAL?
A Inteligência Artificial aplicada à oftalmologia é, atualmente, um dos avanços mais promissores, permitindo uma melhoria significativa no diagnóstico e na triagem de patologias como o Glaucoma, Retinopatia Diabética e Degenerescência Macular permitindo identificar precocemente sinais muitas vezes antes de o paciente apresentar sintomas clínicos. Também é utilizada no processo de fabrico de lentes oftálmicas, melhorando a utilização destas por parte do utilizador final.

