COM MAIS DE UMA DÉCADA DE EXPERIÊNCIA NA DISTRIBUIÇÃO DE MATERIAL FOTOVOLTAICO, A SOLARSHOP DISTINGUE-SE PELO SERVIÇO TÉCNICO DE EXCELÊNCIA, PROXIMIDADE COM OS PROFISSIONAIS E SOLUÇÕES INOVADORAS QUE VÃO ALÉM DO DISCURSO “VERDE”. PARA PEDRO LIMA, CEO DA SOLARSHOP, A ENERGIA SOLAR NÃO É APENAS SUSTENTÁVEL: É UM INVESTIMENTO QUE AUMENTA A COMPETITIVIDADE DAS EMPRESAS, GARANTE POUPANÇAS RESIDENCIAIS SIGNIFICATIVAS E ABRE CAMINHO PARA UM FUTURO ENERGÉTICO AUTÓNOMO, INTEGRADO E TECNOLOGICAMENTE AVANÇADO.
PARA QUEM AINDA NÃO CONHECE, COMO DESCREVE A SOLARSHOP E A SUA MISSÃO NO SETOR DAS ENERGIAS RENOVÁVEIS?
A Solarshop, é uma empresa líder na distribuição de material fotovoltaico (painéis solares, inversores, baterias, e todos os acessórios indispensáveis à correta instalação), com 14 anos de existência, destacando-se dos demais pelo serviço técnico (projeto e pós-venda), logística, e proximidade com os profissionais do setor.
A nossa missão é simplificar todo o processo, aos nossos parceiros, com bom serviço, acompanhamento, e soluções fiáveis e inovadoras, de forma a que os profissionais, desde empresas pequenas familiares até integradores de grandes estruturas, sejam competitivos, e como parceiros, de os ver crescer.
NUM MERCADO ONDE “SER VERDE” JÁ É QUASE OBRIGATÓRIO, COMO É QUE GARANTEM QUE A SUSTENTABILIDADE VAI ALÉM DO DISCURSO E SE TRADUZ EM RESULTADOS CONCRETOS?
No mundo de comércio globalizado, extremamente competitivo, mas também geopoliticamente frágil, mais do que “ser verde”, é obrigatório que as empresas, seja serviços, comércio e, especialmente, indústrias sejam competitivas neste mercado global.
Mais do que “verde”, a energia solar e sistemas de armazenamento de energia, são já, com as reduções de custo dos últimos anos, um excelente investimento, garantindo poupanças energéticas significativas, aumentando assim os custos de operação ou produção e, consequentemente, a competitividade das empresas. No mercado residencial, garante independência energética, tempos de retorno extremamente reduzidos, com poupanças mensais significativas. Em ambos os setores, residencial e empresarial, a recente baixa de custo de sistemas de armazenamento, protege também de eventos como o Blackout, garantindo o fornecimento de eletricidade completamente autónomo.
A QUALIDADE NOS SISTEMAS FOTOVOLTAICOS PODE SER INVISÍVEL A OLHO NU. QUE BASTIDORES E PROCESSOS RIGOROSOS ASSEGURAM QUE CADA PROJETO MANTÉM A PROMESSA DE EXCELÊNCIA?
Com o aumento do número de empresas instaladoras e falta de mão de obra especializada, gerou-se falta de formação e informação. Os produtos não são, de longe, todos iguais. Mesmo o mais pequeno componente, caso não tenha qualidade, pode gerar graves avarias ou até incêndios.
Apostamos apenas em fabricantes de qualidade e formamos os nossos parceiros para a importância de manterem este dogma, apesar da quantidade de concorrentes e margens reduzidas com que se deparam. É importante que os clientes finais tenham muita atenção, não só ao preço, mas ao histórico e portofólio da empresa que contratam. Geralmente, o barato, no solar, sai muito caro.
QUE TENDÊNCIAS E DESAFIOS VÊ PARA O FUTURO DA ENERGIA SOLAR EM PORTUGAL E DE QUE FORMA A SOLARSHOP SE ESTÁ A PREPARAR?
A energia solar será um termo que vai perder expressão lentamente. O futuro passa pelo armazenamento integrado de energia, com painéis solares e baterias, integrados com os carregadores de veículos elétricos e climatização. Estamos a trabalhar com os fabricantes que representamos no desenvolvimento de soluções muito avançadas, com recurso à gestão energética com apoio de inteligência artificial.

