COFIDIS Líder no ecossistema financeiro português

Comprar com segurança através do pagamento digital foi o grande foco com a criação da Cofidis Pay. João Freitas e Licínio Santos concederam uma entrevista à Revista Qualidade & Inovação em que abordam o propósito da Cofidis Pay, as inúmeras vantagens deste serviço e reforçam a posição de liderança que querem manter através do rigor e da confiança junto dos clientes e parceiros.

 Intitulada de ecossistema digital, em que consiste a Cofidis Pay?
A Cofidis Pay é um ecossistema que oferece hoje soluções de pagamento digital para comércio físico, mas também para comércio eletrónico, simplificando a aquisição de bens e serviços por parte dos clientes, fracionando o seu pagamento até 12 meses sem juros.
Adicionalmente, este ecossistema integra uma App cliente que possibilita a cada um dos clientes uma multiplicidade de funcionalidades, desde acompanhar a evolução das suas compras e pagamentos, mas também aceder a um programa de fidelização imerso com benefícios exclusivos como vouchers ou descontos em parceiros, um processo de compra repetida facilitado, ou ainda, visualizar em cada localização onde se encontre, quais as lojas que disponibilizam Cofidis Pay como meio de pagamento, entre outras funcionalidades.

Como funciona a adesão à Cofidis Pay por parte de um comerciante e que requisitos e características devem ter?
A adesão por parte do comerciante é muito simples. Realiza-se através do acesso ao “Cofidis Get In” que é o nosso portal de afiliação parceiro, disponível em https://www.cofidis.pt/cofidispay .
Todos os comerciantes, vendam bens ou serviços, sejam de comércio físico ou online, que procurem uma solução de pagamento digital que potenciem as suas vendas e ofereça ao seu cliente uma experiência de compra simples, inovadora e distinta, têm de aderir à Cofidis Pay. A adesão é simples e gratuita, e não existem requisitos técnicos de integração ou necessidade de qualquer TPA para comerciantes físicos, porque a nossa solução baseia-se numa App Business, disponível na iOS ou Android store e facilmente acessível após finalizar o processo de afiliação. As operações podem ser realizadas através de smartphone ou tablet, sendo que recomendamos normalmente este último, porque a experiência de utilização é naturalmente superior.  

Qual a mais-valia desta solução de pagamento para o mercado?
A mais valia é muito evidente e divide-se em duas dimensões:
Sob a ótica do parceiro, com a Cofidis Pay, o comerciante proporciona à sua equipa de vendas e aos seus clientes uma experiência e uma interação de pagamento simples e inovadora. Esta experiência é alicerçada em tecnologia de ponta, é segura e ainda sustentável por ser integralmente digital. A simplicidade e rapidez são fatores críticos de sucesso nas vendas, seja no acelerar o processo de decisão de compra, seja para facilitar o up-sell e o cross-sell de bens ou serviços, e a Cofidis Pay acentua estas características, porque através dos seus evoluídos modelos preditivos consegue dar decisões em real-time, e realizar toda a operação de compra desde a introdução do montante na App até à assinatura digital em apenas 4 minutos. De notar que a maioria dos cerca de 1000 parceiros Cofidis Pay atualmente em Portugal nos têm evidenciado que se observam evoluções importantes nos seus tickets médios e, por conseguinte, no seu volume de vendas desde que implementaram esta solução de pagamento.
Sob a ótica do Cliente, esta solução tem a grande vantagem de ser um fracionamento puro da totalidade da sua compra, numa duração entre 3 e 12 meses, integralmente sem juros, de uma forma simples, rápida e transparente. Esta é uma solução que se conjuga muito bem com as tendências de consumo atuais e as fortes exigências dos novos perfis de consumidor. A App cliente reforça esta premissa de clareza, agilidade e conveniência digital total, e fazem desta solução de pagamento uma referência.

De que forma é que este projeto se tornou inovador?
A Cofidis Pay é hoje muito mais do que um projeto com um início e um fim – consiste num conjunto de produtos digitais e financeiros em constante e contínua evolução.
Tendo surgido no mercado português como um formato inovador para compras Buy Now, Pay Later, a estratégia de conceção do ecossistema foi igualmente diferenciadora. Para garantir uma compreensão profunda das necessidades dos comerciantes, um conjunto restrito de parceiros de longa data foi convidado a fazer parte do exercício de desenho e teste das jornadas. Do lado dos clientes, implementámos rotinas frequentes de avaliação de usabilidade para assegurar a qualidade das jornadas e das interfaces.
Mais importante, a equipa interna que é responsável pela estratégia de longo prazo do ecossistema e respetivo desenvolvimento opera de uma forma especial – com foco (100% de dedicação), multidisciplinaridade (produto, design, engenharia) e um profundo sentido de missão.

Consideram que ainda existem dúvidas sobre a segurança em fazer compras online? Como atuam no mercado para colmatar este desafio?
Hoje em dia mais de 60% dos portugueses fazem compras online, sendo uma evidência clara de que essas dúvidas estão cada vez menos presentes.
A nossa política de segurança tem uma abrangência holística. De uma perspetiva processual, seguimos abordagens standard no desenvolvimento de software que acautelam vários aspetos de segurança à priori. Ao nível dos colaboradores, formamos proativamente e de forma customizada as diversas equipas de acordo com as suas necessidades. Para além disso garantimos a certificação dos nossos sistemas de acordo com as normas aplicáveis, bem como de todos os fornecedores de tecnologia que integram as nossas soluções (ex. Payment Service Providers).

Aliando inovação, sustentabilidade e diferenciação, o que está reservado para o futuro da Cofidis?
Queremos reforçar a posição da Cofidis como um líder no ecossistema financeiro português. Alicerçados em competências digitais e analíticas distintivas, vamos continuar a apostar fortemente na disponibilização das melhores experiências de subscrição e gestão de produtos de crédito. Queremos também servir mais clientes em mais momentos das suas vidas, sendo que, para isso, estamos a alargar o nosso posicionamento, alavancando soluções de pagamento e de seguros.
Finalmente, queremos continuar a ser um catalisador de negócio dos nossos parceiros, através de soluções diferenciadoras, como a Cofidis Pay, e de um nível de serviço de excelência.