Em 1951 surgia a marca Sonasol, que se viria a tornar no rosto da gigante Henkel, não só pela sua eficácia, como pelo famoso anúncio “o algodão não engana”! Luísa Oliveira, Diretora-geral de Laundry & Home Care da Henkel Ibérica em Portugal reforça que Sonasol Amoniacal “continua a ser a referência n.º1 de vendas em Portugal na categoria de lava-tudo”
O Sonasol, marca com mais de meio século de existência, foi reconhecido com o selo “Marcas de Confiança” na categoria de “Detergentes de Limpeza do Lar”. Explane o impacto deste reconhecimento.
É com muito agrado que recebemos mais uma vez esta distinção por parte dos consumidores portugueses. É mais uma prova que confirma a confiança e lealdade a Sonasol, uma marca que está no mercado e nos lares nacionais há mais de meio século e que continua a reinventar-se no sentido de garantir não só máxima qualidade, limpeza perfeita e higienização como também uma preocupação constante em oferecer ao mercado e consumidores produtos inovadores que facilitem a limpeza e o seu dia a dia.
A unidade que gere, Laundry & Home Care, apresentou resultados muito positivos e aumentou as vendas, em contraciclo com outras áreas de negócio que sofreram impactos negativos por causa do COVID-19. A que se deveu este sucesso e quais foram os produtos mais procurados?
Apesar do impacto da pandemia, a unidade de negócio de Laundry & Home Care gerou, a nível global, um crescimento orgânico nas vendas de 4,9% no primeiro semestre de 2020, em relação ao mesmo período do ano anterior. Verificámos um aumento da procura neste segmento de mercado em virtude da crise sanitária de Covid-19, devido, por um lado, a uma maior preocupação da sociedade relativamente à higiene e à desinfeção, e, por outro lado, porque as pessoas estão a passar mais tempo nas suas casas. Portanto, podemos dizer que as novas prioridades da sociedade têm impactado positivamente o segmento dos produtos de limpeza e higiene do lar. Em Portugal, neste primeiro semestre do ano, assistimos a um consumidor mais responsável, mais preocupado com a higienização e que tendeu a recorrer às suas marcas de confiança para obter um resultado perfeito.
A Henkel apresentou a agenda de crescimento para os próximos anos, que assenta num portfólio vencedor, pela aposta na inovação e pelo aumento da utilização de embalagens recicláveis. Dado o cenário atual e o impacto do COVID-19 nas empresas a nível mundial, a Henkel alterou essa agenda de crescimento?
O Grupo Henkel apresentou no início do ano o seu novo enquadramento estratégico para os próximos anos. A estratégia da empresa para o futuro centra-se no crescimento com propósito, que a Henkel desenvolve sob quatro pilares: criar valor para o cliente e para o consumidor com um portefólio ativo; redefinir os modelos operacionais da empresa para que sejam ajustados, rápidos e simples; reforçar a vantagem competitiva nas áreas da inovação, sustentabilidade e digital; e promover uma cultura de colaboração com os colaboradores no centro. A nossa estratégia está mais atual do que nunca e estes quatro pilares respondem na perfeição aos novos desafios gerados pela crise de Covid-19. Desde a sua criação, colocámos o foco nos nossos colaboradores, garantindo a sua saúde e a sua segurança, mantendo a equipa unida, apesar da distância. Verificámos também um aumento nas compras online durante o confinamento: muitos consumidores descobriram a facilidade e a conveniência de fazer pedidos online de bens essenciais e recebê-los em sua casa. Portanto, estamos a trabalhar em estreita colaboração com todos os nossos parceiros para desenvolver ainda mais os canais digitais, também em linha com o desenvolvimento da digitalização como uma vantagem competitiva dentro do novo enquadramento estratégico da empresa. Por fim, há também uma maior preocupação do consumidor com a sustentabilidade e o compromisso social, demonstrando mais interesse por produtos que contenham mais ingredientes de origem natural e embalagens que respeitem o meio ambiente.
Nesse sentido, a Henkel ampliou os seus esforços no desenvolvimento de embalagens sustentáveis, comunicando no início deste ano os seus objetivos para 2025: 100% das embalagens da Henkel serão recicláveis ou reutilizáveis; reduzir a quantidade de plásticos virgens de fontes fósseis nos nossos produtos de consumo em 50%: em soluções e tecnologias inovadoras para promover a reciclagem num ciclo fechado, e permitindo o contato com mais de 2000 milhões de consumidores por ano, fornecendo informações sobre reciclagem.
Assim, a Henkel continua a apostar no desenvolvimento de inovações sustentáveis, entre as quais se destaca o lançamento do Vernel Fresh Control, o primeiro amaciador de roupa com a patenteada tecnologia neutralizadora de odores que combate eficazmente os maus odores. Para além de contar com uma fórmula de perfume inovadora, Vernel lançou a sua nova fórmula numa embalagem feita a partir de plástico 100% reciclado. Também se destacam as novas referências Dum Dum ProNature, que para além da nova fórmula sustentável apresentam também embalagens eco-friendly elaboradas a partir de plástico 100% reciclável e 90% de cartão reciclado, reforçando assim o compromisso social da Henkel em minimizar o impacto ambiental em todo o processo de produção; ou Sonasol WC, cujos blocos são embalados em cartão e plástico, feitos com 80% de material reciclado.
Portugal é considerado um país de referência para o lançamento de novos produtos? Existirão novidades até ao final deste ano?
A Henkel Ibérica, que opera nos mercados português e espanhol, é uma das 10 principais filiais do grupo. Em Portugal temos quase 50 anos de presença, com marcas que são verdadeiramente uma referência para a sociedade e que estão presentes nas casas dos consumidores há décadas. A nossa aposta na qualidade e na diferenciação faz com que, tanto a empresa como as nossas marcas, aumentem a fidelização dos consumidores e contribuam para o resultado da empresa tanto a nível ibérico como internacional. É esta confiança que os consumidores depositam nos nossos produtos e nas nossas marcas que nos permite desenvolver com sucesso novos lançamentos ano após ano. Todos os anos lançamos inovações para o mercado, e estas tendem a representar no mínimo 3-5% das nossas vendas anuais. Olhando para os últimos meses de 2020, estamos a trabalhar em lançamentos relevantes tanto na categoria de detergentes máquina – com Persil Sensitive, um detergente que combina o poder do nosso detergente original com uma fórmula hipoalergénica dermatologicamente testada, ou Xtra Aromaterapia, um detergente de roupa com óleos essenciais. Estamos também na fase de lançamento da marca K2r que se está a expandir para o mundo dos aditivos de roupa. Nas categorias de cuidado do lar destacamos Sonasol WC Deluxe e Pro Nature que, para além da sua fórmula com ingredientes de origem natural, apresenta também uma embalagem 100% ecológica (cartão 100% reciclado e cesta de plástico 100% reutilizada de resíduos de plástico industrial). Todos estes lançamentos são acompanhados de activações Above e bellow the line fortes de forma a garantir que se tornem visíveis para o consumidor e para que este possa conhecer, avaliar e aprovar a nossa proposta de valor e continuar a confiar nas nossas marcas.