“Tornamos real cada projeto”

Situada em Milharado, concelho de Mafra, a Abrigos e Decks foi criada em 2009 pelas mãos do fundador Saulo Santos e, neste momento, conta com 300 projetos completos. Estão direcionados para a carpintaria e apresentam as mais diversas soluções à medida do cliente, tendo sempre presente a qualidade do serviço.

Quando iniciou atividade na Abrigo & Decks? Esteve sempre ligado à área da carpintaria?

Tudo começou quando a minha filha queria uma casa de madeira para brincar e eu em vez de comprar decidi produzir uma de raiz. Quando os meus amigos e familiares viram a casa disseram que deveria colocar à venda e passado uns dias foi o que eu fiz. A partir daí, o meu trabalho nessa área, começou em 2008. Entretanto emigrei e fui trabalhar para a Suíça na parte da jardinagem. Em 2009 decidi regressar a Portugal e estabeleci-me por conta própria. Apesar de ter começado como um hobby, em 2014 dediquei-me a 100% à atividade e estabeleci-me por conta própria para fazer nascer a Abrigos & Decks.

Quais são os serviços/soluções que desenvolvem?
Apresentamos várias soluções para carpintaria exterior, tendo como matéria nobre a madeira.

Construímos pérgolas, telheiros, decks, abrigos de jardim, vedações e fazemos remodelações. Consideramos que ver um simples pormenor em madeira no exterior é o suficiente para destacar e realçar a casa. Todo o nosso trabalho vai permitir o embelezamento dos espaços exteriores dos nossos clientes, tendo sempre como principal objetivo a qualidade dos nossos produtos e equipamentos, bem como a satisfação do cliente quando vê o resultado final.

O que vos diferencia no mercado?
Sem dúvida que o que nos diferencia são três pontos fundamentais como a apresentação, o resultado final e a assistência que damos ao cliente.

Outra diferenciação é o facto de querermos estar sempre presentes na escolha do cliente e aconselhá-lo da melhor forma possível dando as nossas sugestões sobre o que resulta melhor num determinado espaço.
Por fim, outra vantagem são os projetos 3D em que o cliente vê praticamente o resultado final e consegue ter noção de como vai ficar. A reação tem sido sempre positiva e ficam bastante surpreendidos com o resultado.

Que tipo de parcerias apresenta a Abrigos e Decks?
As parcerias existem para complementar o nosso trabalho, porque só fazemos a parte da madeira e se o cliente tiver, por exemplo, interesse em fechar em vidro no telheiro nós temos um parceiro para isso e assim garantimos uma solução à medida e completa.

Outra parceria está direcionada para as marcas que utilizamos. Sabemos que com certas marcas temos a segurança e a garantia do trabalho e por isso preferimos apostar na qualidade dos materiais. O cliente pode não ver isso de imediato mas ao longo dos anos irá notar diferença.

Têm algum investimento tecnológico que gostariam de fazer?
Neste momento, temos todo o tipo de equipamentos necessários para desenvolvermos o nosso trabalho. No entanto, estamos a ponderar e a analisar o comportamento deste ano para investirmos numa fresadora CNC que trará mais rapidez para o nosso dia a dia.

O que idealizam alcançar em 2023?
No ano passado comecei a fazer trabalhos em França e estamos a evoluir bastante nesse mercado, mais propriamente no sul de França. Neste momento temos um parceiro e em termos de instalações poderá ser um investimento para o futuro que iremos realizar a curto prazo.
Em Portugal, estamos a pensar na construção de Mobile Homes em madeira. Já estamos a testar uma e estamos a ponderar fazer uma de raiz, mas sempre à base de madeira.