EM ENTREVISTA À REVISTA QUALIDADE & INOVAÇÃO, O DR. DAVID CAMEIRA SUBLINHA A RELEVÂNCIA DO DIA MUNDIAL DA RESOLUÇÃO DE CONFLITOS COMO MOMENTO DE SENSIBILIZAÇÃO PARA O DIÁLOGO E A COOPERAÇÃO. DESTACA AINDA O PAPEL DA EMPATIA E DA MEDIAÇÃO NA RESOLUÇÃO DE CONFLITOS, SUBLINHANDO A IMPORTÂNCIA DE CONSTRUIR RELAÇÕES MAIS EQUILIBRADAS E DURADOURAS.
QUAL CONSIDERA SER O PAPEL DO DIA MUNDIAL DA RESOLUÇÃO DE CONFLITOS NA SENSIBILIZAÇÃO DA SOCIEDADE PARA A IMPORTÂNCIA DO DIÁLOGO E DA COOPERAÇÃO?
Como todos os outros dias especiais, considero relevante para sensibilização da comunidade em geral para o tema social em foco. Aliás, a litigiosidade agressiva, desta forma evitada, tem um impacto negativo na vida pessoal e da sociedade em geral.
QUE IMPACTO TÊM OS CONFLITOS MAL RESOLVIDOS, A NÍVEL PESSOAL E PROFISSIONAL, NA SAÚDE MENTAL E NO BEM-ESTAR DAS PESSOAS?
Julgo que esses conflitos mal resolvidos têm um profundo impacto negativo, ao nível direto e indireto, bem como a nível pessoal e profissional. Tal tem um peso nefasto ao nível da saúde mental pessoal e do bem estar coletivo.
QUE COMPETÊNCIAS OU ATITUDES INDIVIDUAIS PODEM FAZER A DIFERENÇA NO PROCESSO DE PREVENÇÃO E GESTÃO DE CONFLITOS NO DIA A DIA?
Primeiro a empatia, o estar disposto a ouvir e tentar perceber o lugar do outro. Depois, a capacidade de diálogo e a escuta ativa desempenham um papel relevante no processo de prevenção e gestão desses conflitos.
QUE VISÃO GOSTARIA DE PARTILHAR SOBRE O FUTURO DA RESOLUÇÃO DE CONFLITOS E O CAMINHO QUE A SOCIEDADE DEVE TRILHAR PARA CONSTRUIR RELAÇÕES MAIS HARMONIOSAS E DURADOURAS?
Julgo que uma visão bastante correta em todo este processo, que é a visão que eu endosso, até por ser lá associado, é a da FMC – Federação Nacional de Mediação de Conflitos.

