Juntos para dar cor à sua vida

Fale-nos da sua experiência no setor da construção e como tudo começou.
Eu comecei o meu percurso em 2005 na área das tintas e esse mercado continua a ser o meu foco. Nesse ano iniciei funções como comercial numa empresa até 2011. Depois, fui para a Ecolux, enquanto colaborador, até que em 2017 saio da Ecolux e crio a Placpaint. A minha missão passava apenas pela compra e venda de produtos Ecolux e outras marcas líderes de mercado. Posteriormente e já em 2019 comprei a fábrica da Ecolux que estava sediada na Marinha Grande. Transferi tudo para o concelho de Ourém e a fábrica ficou localizada na zona industrial. Com a aquisição da Ecolux aumentamos muito a estrutura da Placpaint que, até à data, era apenas constituída por mim e por um funcionário. Neste momento a equipa integra 14 pessoas e ambiciono aumentar a estrutura.

A Placpaint tem fábrica própria e dois centros de distribuição em Borba e no Fundão. Está também presente em diversos pontos de revenda, de norte a sul do país, em que a distribuição é feita pelos próprios revendedores.
Além do mercado das tintas e para complementar os meses de inverno que são mais exigentes para o setor, comercializamos outros materiais direcionados para a construção civil, cujo objetivo passa por equilibrar e diversificar a oferta.

Posso afirmar que temos vindo a crescer ano após ano com os objetivos que tracei no final do ano
anterior para conseguir mover a empresa e chegarmos onde queremos. Todos os projetos pensados têm de ser bem planeados e sabemos que o caminho faz-se caminhando.

Quais são as vantagens para o revendedor em ter como parceiro a Placpaint?
Uma das vantagens é que quando eu inicio uma revenda, eu faço um raio de ação dessa loja. Temos contactos e eu tento canalizar tudo para esse meu cliente e para essa revenda, tentando proteger cada cliente e não sobrepor outros clientes.

Outra vantagem é a confiança que eu tento transmitir ao meu cliente e demonstrar que o meu produto é bom.

Por último, quando existe uma reclamação, tento gerir e agir de forma rápida e ter uma proximidade com o cliente para resolver o problema da melhor maneira possível. É assim que procuro atuar de uma forma diferente do mercado.

O que pretende desenvolver para tornar a Placpaint e a Ecolux ainda mais dinâmicas?
mudanças no fim deste ano. É um pavilhão grande, em que eu consigo concentrar tudo, ou seja, a
Placpaint e a Ecolux, no mesmo local. Neste momento, estão as duas distanciadas em edifícios diferentes e eu quero juntar tudo para ter maior rentabilidade nos colaboradores e mais ganho em
termos de tempo.

Também estou a melhorar o meu laboratório para conseguir criar outro tipo de produtos para o mercado e para conseguirmos crescer com coisas diferentes da nossa concorrência.

Ao conseguir juntar todas as sinergias num edifício maior vou conseguir chegar ainda mais rápido
e com mais eficácia ao meu cliente.

Num mercado tão competitivo, qual a importância da equipa para fazer crescer o negócio e
alcançar o sucesso?
Sem dúvida que os colaboradores são uma peça fundamental e sempre que preciso deles estão cá para auxiliar. Tanto os colaboradores que passaram por cá como os que ainda estão connosco têm ajudado muito no crescimento da empresa. Sei que posso contar com eles para tudo o que for necessário. Desta forma é possível crescer gradualmente e sustentável, porque passo a passo chegaremos onde queremos.

Quais são os objetivos, para o mercado das tintas, estipulados para 2024?
Superar os objetivos do ano anterior é a minha missão.

Já iniciamos o processo de exportação com a entrada no mercado angolano mas queremos crescer mais no mercado internacional. Contudo, o meu objetivo para 2024 passa por abrir uma loja no Algarve e outra loja em Lisboa. Já tenho alguns revendedores mas quero estar ainda mais presente e mais próximo dos meus clientes, oferecendo a possibilidade de mais stock dos produtos nas localidades em questão.