Focada na diversificação e com uma aposta acentuada na área de Healthcare, a Fujifilm preocupa-se em apresentar soluções inovadoras e diferenciadoras. Nesta entrevista, Pedro Mesquita, Diretor Geral Portugal e Espanha, salientou temas como a sustentabilidade, a visão estratégica e enalteceu o recorde de produtos vencedores num prémio internacional.
A Fujifilm atua em diversas áreas distintas. Quais são as principais áreas de negócio?
Desde 2000 que a estratégia da Fujifilm tem como foco a diversificação, apostando fortemente nas áreas industriais, em particular com soluções de Impressão Digital, Healthcare, Lifescience e Biotecnologia. No entanto, continuamos a apostar no negócio que está diretamente relacionado com a “carga genética” da empresa, lançando para o mercado produtos inovadores na área da Fotografia, o que nos permite mantermo-nos como líder indiscutível neste setor.
De que forma procuram inovar e criar valor em cada produto que apresentam ao mercado?
Providenciar soluções inovadoras e diferenciadoras é uma preocupação bem presente, já que a empresa continua a investir em I&D. Contudo, a nossa maior preocupação está centrada no desenvolvimento de produtos que vão de encontro às necessidades dos consumidores.
Foram premiados no iF Design Award 2022 com 24 produtos que mereceram distinção. O que simboliza este prémio para a empresa?
O galardão iF Design Award é um prestigiado prémio internacional de design lançado em 1953. A FUJIFILM Holdings estabelece, este ano, o seu recorde mais alto com 24 produtos vencedores, que foram, assim, destacados pela sua aparência, mas também pelo avançado desempenho e excelente operabilidade.
Numa época em que se fala cada vez mais de sustentabilidade, que passos estão a dar nesse sentido?
O “Plano de Valor Sustentável 2030 (SVP2030)” é a visão e o compromisso de longo prazo da Fujifilm enquanto empresa global para contribuir para o desenvolvimento de uma sociedade sustentável.
Sob este pretexto, a Fujifilm estabelece metas ambientais globais, com o objetivo de reduzir as emissões de CO2. Mas não ficamos por aqui: a Fujifilm também estabeleceu metas globais para a introdução de energias renováveis. Assumimos também o compromisso em mudar 100% da eletricidade comprada para energias renováveis até ao ano fiscal de 2040. Metas que mostram o empenho da Fujifilm em trabalhar para utilizar os recursos de forma eficaz e reduzir o desperdício.
Quais são os pilares que fazem da Fujifilm um dos grandes players a nível nacional e internacional?
Em primeiro lugar, a inovação, a tecnologia e a preocupação em criar diferenciação e valor. Em segundo lugar, a diversificação, no que se refere à visão estratégica. E, claro, a Responsabilidade Social, pela preocupação em desenvolver soluções e serviços que contribuam para o bem-estar das pessoas contribuindo para um mundo mais saudável.