MARIA DO CÉU AYIKU “Consigo, a realizar sonhos”

Trilharam um percurso dedicado a diferentes setores mas foi no ramo imobiliário que descobriram a verdadeira paixão: ajudar as pessoas a encontrar a casa de sonho. A revista Qualidade & Inovação entrevistou Maria do Céu Ayiku, Maria Martins e Ema Campos, consultoras imobiliárias da KW Pro Mafra, para conhecer as histórias de sucesso.

Fale-nos sobre o seu percurso profissional.
Eu fui professora durante 27 anos. Comecei muito nova, no ensino, mal terminei a minha licenciatura. Entretanto, estive alguns anos no conselho executivo de uma escola e depois, em 2014, foi lançado um programa de rescisão amigável para professores. Eu pedi essa rescisão, mas não me deram e eu pedi exoneração do cargo.

Vir para o imobiliário foi uma decisão, porque eu em novembro de 1996 vendi uma casa minha e adorei a experiência, desde arranjar a casa para ser vendida até mostrá-la ao potencial cliente.

Correu tão bem que vendi a casa num tempo recorde pelo valor que queríamos. No ano letivo de 1997/1998, foi o ano em que fiquei afastada da residência, porque fui fazer uma pós-graduação na Escola Superior de Educação de Portalegre. Foi quando passei a efetiva e acabei por regressar às origens e fiquei em Elvas.

Na altura quando me perguntavam o que eu ia fazer quando deixasse de dar aulas eu dizia que ia vender casas, porque era algo que ambicionava. Eu gosto muito de pessoas, sou uma comunicadora nata e gosto de escrever. Acredito que dentro daquilo que nós mediamos, o mais importante são as pessoas e às vezes existem muitas histórias que estão por trás de uma venda ou compra de uma casa e é muito gratificante quando todo o processo corre bem, ter alguém que nos recomenda e continua a trabalhar connosco.

Hoje em dia, e felizmente, a maioria do meu trabalho vem de pessoas que me recomendam e com quem trabalho.

Entretanto, entrei no imobiliário há oito anos. Foi uma decisão pensada em que decidi seguir o meu instinto e a minha paixão, porque gosto mesmo muito desta atividade.

Entrei noutra marca com uma forte implementação no mercado, onde aprendi muito e tive formação de grande qualidade. Saí da marca anterior, porque deixei de me identificar com as políticas de partilha. Depois, vim para a KW Pro, em Beloura, Sintra, e posteriormente abriu a KW Pro Mafra, na qual estou associada. Desde março sou embaixadora da marca KW Luxury, que trabalha o mercado imobiliário de luxo, que ajuda a promover o nosso trabalho dentro de uma
comunidade internacional.

Apesar do meu trabalho se centrar em Mafra e Ericeira, também estou presente em Cascais, Estoril, Carcavelos, Oeiras, Azenha do Mar, Lisboa e Beja.

O que diferencia o seu trabalho?
O meu slogan é “Consigo, a realizar sonhos” e é esse o meu papel. Diria que o que me diferencia são valores como a honestidade, a transparência, o acompanhamento, o empenho, o foco na solução e defender o cliente.

Como avalia a atualidade do mercado imobiliário?
O mercado abrandou mas continua a vender. Neste momento, tivemos uma situação de inflação que começou ainda com o aumento dos combustíveis, aquando do Covid, inflação essa que foi combatida com o aumento das taxas de juro que está incomportável para muitas pessoas e é uma situação complicada. A acrescentar temos a situação da Guerra na Ucrânia e, mais recentemente, na Palestina. Tudo isto junto, retrai a confiança do comprador comum. O próprio investidor também está expectante para ver o que vai acontecer.

É uma altura em que temos de ter alguma cautela, até sobre a forma como angariamos.

Ao longo deste seu trajeto no ramo imobiliário foi distinguida com diversos prémios… Desde que iniciei o meu percurso no imobiliário que tenho ganho vários prémios que são sempre mais dos clientes do que meus, pois são reflexo da confiança que têm no meu trabalho.